Preloader Image 1 Preloader Image 2

Tipos de investimentos: Quais são e quais suas vantagens?

Você quer investir e não sabe por onde começar? Pode se aclamar, nesse artigo você encontrará os principais tipos de investimentos e quais as suas vantagens. Leia mais sobre eles aqui.

Fonte: Google

Hoje em dia é cada mais comum as pessoas querem investir seu dinheiro em produtos financeiros mais rentáveis. Mas, o grande problema disso é saber quais tipos de investimentos financeiros de longo ou curto prazo apresentam as melhores vantagens e retorno.

Assim, aos desavisados vale sempre lembrar: todo cuidado é pouco na hora de investir. Ainda mais quando não se tem qualquer experiencia quanto a isso. Dessa forma, a melhor maneira de aportar seu capital de maneira correta é estudando sobre o assunto e detalhando o melhor tipo de investimos para seu perfil investidor.

Por isso, nosso blog separou um artigo “inteiro” para apresentar quais os tipos de investimentos de longo e curto prazo e suas vantagens. Vale ressaltar que escolhemos os mais rentáveis para os seguimentos.

Sobre a bolsa de valores

O personagem principal no universo dos investimentos; a bolsa, em períodos de pandemia, tem sido popularmente por ser palco de novos investidores e o local de compra e venda de ações de empresariais.

No Brasil, a bolsa oficial é a [b]³. Isto é sua sigla codificada significa brasil, bolsa e balcão. Nela onde vários ativos são negociados e avaliados como capitais rentáveis. Isso desde os títulos públicos até as ações de commodities.

Para os apressados a melhor opção é o investimento de curto prazo

No mercado financeiro brasileiro existem várias instituições e/ou pessoas em busca do lucro em curto prazo. Assim atualmente um movimento de mercado conhecido como day trade tem crescido e conquistado bastante investidores.

Tipos de investimentos: O que é o Day trade?

Para os apressadinhos é a melhor forma de conquistar lucro em curto prazo. O day trade é um movimento financeiro baseado na valorização das operações de mercado diárias; ou seja, pessoas ou empresas que se aproveitam do variação de preço das ações de ativos de algumas empresas que estão em destaque.

Funciona assim: Você compra uma ação que estava em baixa, pouco tempo depois; minutos, horas ou dia, você percebe que a empresa valorizou e se mantem estável, pronto esse é o sinal de venda.

Para os mais estrategistas a melhor opção é o investimento de longo prazo

Fonte: Google

Muito diferente do apresentado anteriormente; o Day Trade, esse tipo de movimentação é bem analítico e calculado. São investimento com data e valor para resgate, que por sua vez, duram longos períodos.

Para esse tipo de investidor as opções do mercado financeiro são as seguintes:

Tipos de investimentos: Tesouro direto

Esse tipo de investimento é o mais popular da lista, é uma modalidade de empréstimo como garantia de retorno dos juros pelo investimento; uma compra direta de uma cota do Governo Federal por meio de títulos públicos e tudo feito 100% online.

Por ser emitido pelo Governo o tesouro direto é considerado um dos investimentos mais seguros. Já a garantia vem do próprio Estado – País. O risco é quase nulo para o não pagamento ou falência dos recursos.

Porém, mesmo sendo um tipo de investimento ele apresenta várias outras variações de aplicações como, por exemplo;

Tesouro Selic

Bastante conhecido por usa liquidez diária e rentabilidade, além de não apresentar grandes riscos e ainda não determina data para o saque ou resgate, poderá ser feito a qualquer tempo.

Tesouro IPCA

Já nessa variação o rendimento do aporte é referenciado pela inflação do IPCA mais a taxa de prefixação acordada na contratação.

Tesouro prefixado

Para essa variação você terá uma taxa de rendimento fixa e saberá a projeção de seu lucro desde a contratação do Título, contudo a segurança desse tipo de aplicação é a mesma que o da poupança comum, no mercado o valor inicial para compra é de R$30.00.

Tipos de investimentos: Poupança como investimento

Por fim, o mais comum de todos os investimentos no mercado financeiro; a poupança de investimento, esse tipo de operação financeira não é melhor opção atualmente, isso se você decidir em investir seu capital em uma empresa física tradicional com rendimento abaixo de 100% CDI.

Contudo, no mercado com a revolução das fintechs existem empresas que liberaram os investimentos de capital em suas poupanças com rendimento anual superior a 100% podendo chegar a 150% como ocorre no Nubank, Banco Inter e outros.

Vale lembra que para ter acesso essa modalidade você deverá aguardar a data do saque para poder garantir o resgate do valor acrescido dos rendimentos, dessa forma, o dinheiro não será liberado até a data do resgate.

Por fim, o investimento e a segurança são semelhantes a de uma poupança normal.

Gostou do nosso artigo? Compartilha com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, leia mais e saiba contratar um desses tipos de investimentos aqui em nosso blog. 

Written By

Formado em direito Especialista em economia, investimento e finanças pessoal. Seu foco é mudar a vida financeira das pessoas.