Sabe aquela vendedora simpática e conversada que costuma ter nas lojas? Então, muito cuidado, além de conseguir o número de telefone, também irá te convencer a levar muitas coisas das quais não estavam nos planos. Este exemplo é de uma pessoa que teve um treino para cumprir e muito bem o papel de bom vendedor. Mas saiba que com algumas atitudes, também é possível se tornar um daqueles Consumidores Inteligentes.
Cuidado com os gatilhos mentais.
Sobretudo, gatilhos mentais possuem recursos para estimular o cérebro das pessoas a tomar decisões. E bem como, essas táticas tende a ser usadas por comerciantes, lojas e vendas por internet.
Urgência e escassez
- “Essa promoção vale por tempo limitado” ou “são as últimas peças”. Certamente isso causa nas pessoas uma sensação de “tenho que correr para comprar”. É exatamente para isso que se usa essa técnica.
Novidade
Então, as pessoas estão sempre à procura de novidades. Desse modo, esse gatilho é muito usado para lançamento de algum produto. Quem não fica ansioso para comprar um smartphone de última geração, principalmente se for um iPhone.
Prova Social
A necessidade de pertencer algum grupo, faz parte da natureza humana. Um exemplo é o outback, ótimo restaurante, com pessoas legais.
E quem frequenta costuma tirar fotos e marcar o restaurante em sua rede social por que está em um lugar realmente bacana.
Autoridade
Trazer um especialista indicando determinado produto, da aos clientes mais confiança.
Todos devem ter ouvido um comercial de creme dental, onde no final vem uma mensagem dizendo: que “nove a cada dez dentistas” indicam esse produto.
Outro exemplo pode ser uma loja indicada por um arquiteto conhecido.
Ganho
A princípio, o que a pessoa tem a ganhar com determinado produto. Por exemplo, um produto para emagrecer. Além de perder peso, vai ter mais qualidade de vida, irá se sentir mais feliz.
Existem muitos outros gatilhos mentais e como consumidor é bom conhecer todos, essa é uma forma de impedir compras por impulsos.
Técnicas usadas por lojas e supermercados
Além dos gatilhos mentais, os supermercados e lojas, principalmente aquelas de eletrodomésticos utilizam bastante. confira:
Final dos preços 99: Essa técnica mexe bastante com o psicológico dos consumidores. A mente se deixa enganar quando por exemplo, um produto que custa R$ 700,00 é anunciado a 699,00, da impressão que o preço é menor.
Cartazes com letras grandes e coloridas: Lojas de eletrodomésticos utiliza bastante desse tipo de anúncio. São sempre coloridos, com letras grandes e desenhadas. Quase sempre dão destaque para o valor da parcela e o preço total fica em letras miúdas.
Parcelas menores: É comum ver anúncios do tipo parcelas por dia. Ao invés de informar uma parcela de R$ 85,00 por mês, utilizam R$ 2,83 por dia, e isso acaba chamando muito atenção.
Gôndolas ao lado dos caixas: Essa, quase todo mundo cai, quem resiste as guloseimas que ficam expostas enquanto aguarda a fila do caixa? Essa é a intensão.
Consumidores inteligentes: Como ser um?
Assim como os gatilhos, existem muitas outras técnicas usadas para convencer o consumidor. Mas agora vamos ver algumas dicas de como realizar compras com inteligência.
Peça desconto: Essa é uma das principais características de consumidores inteligentes, não tenha vergonha de “pechinchar” por melhores preços. Os vendedores quase sempre trabalham com uma margem que permite negociação.
Busque por menores preços: Principalmente se for realizar a compra de um produto de valor maior, uma geladeira ou TV por exemplo. Compare os preços também pela internet.
Pague a vista: Um bom comprador sabe que são concedidos descontos para pagamentos à vista. Confira sempre o preço dos pagamentos à vista e parcelado.
Substitua produtos: Isso ocorre muito na hora de comprar frutas e verduras. Desnecessário pagar mais caro por um produto fora de época, sendo que pode ser substituído.
Desconfie de certas promoções: Principalmente se envolver alimentos perecíveis, confira sempre a data de vencimento e muito cuidado, além de doer no bolso, pode fazer mal à saúde.
Evite levar crianças aos supermercados: Certamente a compra irá ficar mais caro, crianças tendem a pedir para comprar muitas coisas que não estavam na programação.
Faça lista de compras: Nunca saia de casa sem uma lista do que precisa. Seja presentes de natal ou a compra do mês. Na falta, quase sempre as pessoas levam aquilo que não precisava e esquecem o que realmente é importante.
Consumidores Inteligentes: Valorize o seu dinheiro
A quantidade de pessoas que não tem controle do dinheiro e acabam desperdiçando com coisas irrelevantes é grande. Essas atitudes que parecem “bobas” pode fazer muita diferença no final do mês, e quem sabe sobra um pouco, inclusive para guardar.
Essa é claro outra característica de consumidores que sabem gastar bem o suado dinheiro. Geralmente, são econômicos, não compram por impulso e conseguem poupar um pouco todo mês.
Consumidores Inteligentes: Conclusão
Atitudes simples mas que fazem toda diferença. Somos tentados a gastar o tempo todo, por técnicas que são infalíveis. No entanto, cabe a você escolher se cai nas tentações desse mundo consumista em que vivemos ou não.
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