Com o fim dos jogos olímpicos, o mundo inteiro começou a sentir falta das coberturas esportivas e competições acirradas. Durante o último mês, todas as atenções estavam voltadas para as várias histórias de superação de muitos atletas, ao olhar para estas histórias de superação começamos a perceber como a importância de incentivo ao esporte pode ser decisivo na vida de muitas pessoas.
Porém, não foi só o público que sentiu o impacto positivo dos jogos olímpicos, muitas empresas e marcas que trabalham com vendas de produtos esportivos sentiram o poder do evento mundial, desde a abertura das olimpíadas o aumento nas vendas desses produtos foi significativo em terras brasileiras, principalmente em esportes onde os atletas que representam Brasil ganharam medalhas.
A cada conquista as redes de lojas que vendem produtos esportivos chegaram a alcançar cerca de 400% na busca e aquisição de artigos esportivos. Mesmo em meio à crise financeira, a rede de lojas com o maior número de vendas foi a centauro, que possui em seu estoque um mix de produtos para a prática do skate representado pela medalhista olímpica Rayssa Leal, a fadinha e Kelvin Hoefler ambos trouxeram a medalha de prata para o Brasil, a rede de lojas centauro é muito conhecida também por reconhecer a importância de incentivo ao esporte.
Vale ressaltar que o efeito-Olimpíada não é imediato, diferente de uma Copa do Mundo, onde as pessoas adquirem um produto apenas como a camisa das seleções dos seus países, por isso, além de entender a importância de incentivo ao esporte as lojas deste segmento precisam entender que este efeito é duradouro, após a conquista da medalha da skatista Rayssa Leal, a fadinha por exemplo, veremos muitas crianças andando de skate por aí, alavancando as vendas dos produtos para a modalidade por um longo período.
Onda fadinha, dentro e fora da arena
Segundo informações do mercado livre, comparado a exatas quatro semanas antes da atleta olímpica Rayssa Leal, a fadinha conquistar a medalha de prata a plataforma de vendas online registrou um recorde nas vendas de skate e patins. Assim, a plataforma de vendas online, teve um aumento expressivo de aproximadamente 50% no total de vendas de skates e acessórios para a prática do esporte.
Além da plataforma online, a rede de lojas Centauro que possui um e-commerce, e muitas lojas físicas registraram um crescimento ainda maior de produtos variados, porém, todos relacionados aos esportes olímpicos.
Já a Netshoes, registrou no último dia 26 um aumento nas vendas de skates de aproximadamente 80% relacionado a uma semana antes da vitória de Rayssa, já nos artigos para a prática do surf tanto pranchas como acessórios tiveram um aumento de 16,9% no mesmo período. Durante o evento, contemplamos uma vasta variedade de modalidades e muitos países envolvidos, além de contemplar cenas históricas acontecendo vimos a importância de incentivo ao esporte voltar a ser destaque mais uma vez em todo o mundo.
Economia e inspiração a longo prazo
De fato, o efeito dos jogos olímpicos é duradouro, apesar de ser menos agudo isto porque a partir deste momento, muitas crianças devem começar a praticar os esportes que tiveram mais destaque nas olimpíadas de Tóquio, como, por exemplo, o surf e skate. O efeito fadinha, deverá permanecer por muito tempo, pois desmistificou a crença de que o skate é um esporte praticado apenas por meninos, apesar de o país ter atletas mulheres na modalidade há muito tempo.
As principais referências para Rayssa Leal e Kelvin Hoefler foram: Bob Burnquist, Jonz, Sandro Mineirinho e recentemente, Pamela Rosa e Letícia Bufoni serviram de inspiração para que Rayssa Leal, a fadinha se aventurasse no skate.
Este mesmo feito aconteceu com o tenista Guga, a jogadora de futebol Marta e também com a Ginasta Daiane dos Santos entre tantos outros atletas que serviram de inspiração, e mostraram a importância de incentivo ao esporte. Agora será a vez da fadinha, do surfista Ítalo Ferreira, a ginasta Rebecca Andrade e demais atletas, se tornarem referências para muitos brasileiros, em especial crianças e jovens.
Importância de incentivo ao esporte.
Para construir um futuro melhor para muitas crianças e jovens no país, é preciso entender a importância de incentivo ao esporte. Para isso acontecer, foi sancionada no dia 29 de dezembro do ano de 2006, a Lei de nº 11.438 que trouxe a devida importância para o desenvolvimento de incentivo ao esporte no país.
Onde tanto pessoas físicas como jurídicas podem contribuir com programas que estimulem o esporte através de doações no imposto de renda ou patrocinadores, e assim receber alguns benefícios.
Buscando incentivar ainda mais o esporte no país, o Governo Federal lançou no ano de 2005, a Bolsa Atleta. Com a finalidade de auxiliar os atletas de alto rendimento financeiramente, possibilitando que eles se dediquem apenas aos treinos e os cuidados específicos que a prática de cada esporte exige!
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.