Preloader Image 1 Preloader Image 2

Empreender causa medo? Fugir ou lutar, qual a sua escolha?

Se você é um dos milhões de brasileiros que sonha em empreender, mas tem medo. Continue aqui e saiba como vencê-lo!

Vantagens de ser microempreendedor
Fonte: Google

O empreendedorismo faz parte da essência do brasileiro, contudo, junto com esta, o temor, é a companhia perfeita para bloquear grandes ideias e deixá-las no papel. Portanto, se você quer abrir seu próprio negócio, mas tem o sentimento de que empreender causa medo. Não se preocupe, se preparar para enfrentar o medo pode ser a solução do seu sucesso, afinal, “o desafio” é achar o equilíbrio entre o medo e o sucesso.

Nesse sentido, um grande escritor na área do empreendedorismo já disso: “Vim de um mundo (serviço militar) onde o mais arriscado que você pode fazer é perder a vida. Em comparação a isso, não há risco algum aqui” (Steve Blank). O autor do livro Lean Startup, se tornou referência na forma com a qual as empresas nesse seguimento são constituídas atualmente. Portanto, enfrentar os medos é poder sonhar com mais fé naquilo que você acredita.

No entanto, o que se pode ver aqui não é o negacionismo do risco, compreenda: o mundo dos negócios sempre vai apresentar riscos, afinal, nenhum negócio é isento da probabilidade de quebrar. Porém, não investir em algo que se deseja é se isentar da oportunidade de dar certo.

Assim, ponderar é palavra certa para conquistar a liberdade no empreendedorismo sem temer o que virá. Sendo assim, os dados – valiosos atualmente, deixam claro que o fracasso é algo comum, assim, 25% das Startups não duram mais que um ano. Enquanto isso, cerca de 50% não sobrevivem aos quatro primeiros anos. Mas isso não é de causar medo? NÃO! Pelo contrário isto serve para dizer que o empreendedorismo tem vez e espaço.

Portanto, para te ajudar, nossa equipe trouxe alguns pontos relevantes para te ajudar a superar essa pergunta: empreender causa temor?  Vamos juntos.

Os desafios do empreendedorismo

Não se pode correr da essência do empreendedorismo, portanto, o “risco” é algo mais que presente. No entanto, é exatamente este ponto que nutri e alimenta o ecossistema, sendo assim, as chances de falhar é real. Aliás, os dados demonstram que, se você pretende chegar ao topo, com certeza, deve levar isto a sério, mas sem temer.

Por isso, blindar seu empreendimento é importantíssimo, logo, atente aos passos FALHOS de exemplos que podem te ajudar. Nesse sentido, uma pesquisa realizada no ano de 2020, demonstrou que, 38% das empresas ficaram SEM GRANA – ou seja, sem dinheiro e sem levantar capital.

Além disso, outro ponto que chamou á atenção foi que, 35% das empresas que fracassaram, apresentavam produtos que não atendiam a necessidade do mercado.

Logo, objetivar seu empreendimento, se preparando e aprendendo com o mercado, pode sim blindar a empresa para uma possível falha. Assim, a resposta para a pergunta: empreender gera medo? Pode ser respondida com um simples: Não, porque estou preparado.

Empreender gera medo? O que fazer para blindar a empresa?

Como dito acima: blindar sua empresa é preciso, por isso, busque conhecimento. Nesse rumo, nada mais eficiente que seguir algumas regras para banir o receio dos investimentos e começar a tirar seu projeto do papel. Veja a seguir:

Preparação e capacitação: se você tem aquela ideia boa para empreender, que tal, buscar uma preparação ou capacitação antes de investir? Isso é importante, veja uma consultoria ou mesmo curso técnico ou extensivo, se classificar é ter uma visão além do amadorismo. Portanto, tenha a ideia no papel, mas faça a prática com técnica e sagacidade;

Acredite no que você faz: se você não acredita na sua ideia, melhor nem começar. Primeiro, estude o tipo de negócio: produto ou serviço, seja se ele está dentro daquela métrica apresentada na pesquisa. Ou seja; atende a dor do mercado? É necessário para o público? Assim, preenchendo os requisitos, aposte na sua ideia e acredite que você é capaz;

Concluindo

direitos previdenciários do microempreendedor
Fonte; Google

Para conquistar a resposta na pergunta; empreender causo medo? É preciso ir ainda mais além. Portanto, Mire os objetos e não alimento os obstáculos: aqui é era de planejar o negócio. Pensar no futuro e apresentar métricas alcançáveis, nada de criar estimativas absurdas. Por isso, foque no trabalho que será realizado sem exagero para qualquer seguimento: venda, atendimento, assistência entre outros;

Crie sua comunidade: parece muito longe da realidade não, é? Porém, para conquistar o sucesso você deve criar uma comunidade para o seu negócio. Logo, peça ajuda aos amigos, familiares e investidores. Uma bela dica é abusar das redes socais, crie pequenos projetos antes de abrir seu negócio, experimente.

Assim, você poderá sentir se o consumidor tem interesse pelo tipo de negócio que você pretende criar; e, Por fim, após compreender quais a necessidade do público e como alcançá-lo é a meta, porém, prevendo o risco sem temer os erros.

Desse modo, considerar o erro não quer dizer que empreender causa medo, mas apenas ser mais resiliente com as mudanças e usar o termo “pivotar” no ramo das startups. Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Written By

Formado em Administração Especialista em finanças, economia e investimentos. O seu objetivo é transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento e da informação com conteúdos claros, simples e sem "economês".