75% dos pequenos e médios lojistas virtuais usam WhatsApp, que é um dos apps mais usados no Brasil. O app de mensagens tem 1,5 bilhão de usuários no mundo e 120 milhões de usuários no Brasil, a tecnologia vem ajudando milhares de empreendedores a estarem em contato com os clientes, fazendo-se o principal meio de vendas dos e-commerce.
O app, da mesma maneira que outros dispositivos fazem parte do grupo Facebook que passaram instabilidade em todo mundo, deixando o meio de comunicação online fora do ar, no dia 04 de outubro de 2021. A empresa declarou que o problema foi em todo mundo e, o app ficou indisponível por 6 horas, voltando a funcionar após muitos transtornos aos usuários.
Funcionários e profissionais das redes sociais também tiveram dificuldades em trabalhar. Em junho passado também ocorreram, dos três apps sofrerem instabilidade, por um período de duas horas e meia. Quando aconteceu, o Facebook declarou que o problema teria sido causado por motivo de atualização de configuração.
Para os empreendedores, a principal vantagem é poder usar o app para criar propagandas e promoções que são encaminhadas de maneira automática, além de ter uma grande visualização do produto e fazer um atendimento quase que instantâneo.
WhatsApp como aliado nas vendas dos pequenos e médios lojistas virtuais.
As pesquisas mostram que os pequenos e médios lojistas virtuais tiveram um grande crescimento nas suas vendas após passarem a usar as ferramentas, sendo um importante app de relacionamento e um dos principais meios de comunicação, se você vende por meio da Internet com certeza tem o WhatsApp como meio de contato e atendimento aos clientes.
No cenário social e econômico atual, tem a tendência de cada vez mais pessoas realizarem suas compras por meio da internet e dessa forma, surge a necessidade de está atualizando constantemente as ferramentas, fornecidas pelo app para aumentar seu negócio.
Há cerca de dez anos, o app surgiu como uma forma de bate-papo, e atualmente vem revolucionando o comércio por ter mais praticidade e semelhança na troca de mensagens. Logo, oferece inúmeros serviços e funcionalidades na plataforma e, com isso, o usuário não precisa ter que ir de um app para outro para poder fazer determinadas atividades rotineiras.
Invista na sua loja virtual.
As tecnologias vêm aumentando cada vez mais em meio ao mercado virtual. Oferecendo praticidade e cada vez mais alcance as lojas virtuais estão sendo utilizadas por diversas empresas. Os pequenos e médios lojistas virtuais estão se adaptando no mercado, com o objetivo de alcançar esse mais recente perfil de consumidor online.
Muitas vezes, as vendas virtuais não dão certa segurança ao consumidor, nesse caso a maioria dos clientes acaba fazendo apenas compras online. Então é imprescindível investir em pós-venda também. Isso vai garantir clientes mais frequentes e que possivelmente venham se tornar fiéis ao produto ou serviço. Esse contato com o cliente após a venda é importantíssimo, ainda mais online.
Fidelizar o cliente é outro ponto muito importante, por não ter o contato físico, é essencial cumprir com prazo de entrega e qualidade do produto e serviço. Não esqueça da divulgação, o marketing digital, poste ofertas e campanhas, faça uma bela apresentação do seu produto ou serviço.
Conheça novos canais.
Para Ruchaud, o empreendedor não deve se apegar a apenas um meio de vendas, é necessário apostar sempre em novos meios de cativar seu cliente. O uso do Telegram é um bom exemplo, tem aumentado no Brasil, funciona impecavelmente na divulgação de negócios.
Outra recomendação é investir em meios de comunicação e contatos próprios, no caso, porque como estamos falando de e-commerce, também pode ser usado meios como um chatbot que permitam contato com os consumidores.
Instabilidades podem acontecer, por tanto se comunicar com seu cliente é essencial. Mesmo que o contato pelo WhatsApp seja direto é preciso manter a humanização nessa comunicação e criar um modelo de atendimento, que possa levar a cultura da marca ao cliente.
Manter uma comunicação via e-mail pode ser uma maneira de oficializar os processos. Por isso, não esqueça de comunicar aos seus clientes que mesmo havendo instabilidade você tem outros meios de contato acessíveis até que tudo se normalize.
Por tanto pequenos e médios lojistas virtuais, busque outros canais, não deixe que instabilidades interrompam suas vendas, use todos os recursos da Internet e redes sociais a seu favor.
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