Preloader Image 1 Preloader Image 2

Jovens ou maduras? As complicações no trabalho!

A mulher independente está sempre em busca de igualdade e na luta pelo seu espaço. Continue aqui e saiba mais.

Jovens ou maduras
Fonte: Google

Há muito tempo as mulheres lutam por igualdade e buscam ocupar seu espaço no mercado de trabalho. E não importa a idade, sejam elas jovens ou maduras. As mulheres lutam por seus direitos e vêm conquistando com flexibilidade, responsabilidade, dinamismo e excelência, conciliando a muitas outras atividades. 

A conquista do direito ao voto em 1932 foi um grande marco no espaço feminino. Desde então, as mulheres lutam por igualdade nas áreas de trabalho e o de receber o mesmo salário que os homens. Mas, não se resume a estes pontos. Por isso, o papel da mulher é essencial e em todos os campos e sua atuação é fundamental. 

Contudo, a mulher concilia a maternidade, a esposa e dona de casa, jovens ou maduras. Mas passam por preconceito de várias formas incluindo a idade. Desse modo, muitas empresas determinam que a mulher não é capaz por falta de idade ou rotulam com data de validade por ser experiente. Nesse rumo, acabam deixando de ter e dar oportunidades a mulheres competentes e com muito a oferecer. 

Isso levou uma pesquisa realizada em todo mundo a resultados onde indicam que esse preconceito se tornou muito impactante na vida das mulheres causando algum mal. Assim, está na vida e até na saúde de mulheres de idades diferentes e de diferentes formas levando-as a instabilidade, porém, elas não desistem. 

A dificuldade das mulheres jovens ingressarem no mercado de trabalho. 

O foco da maioria das mulheres é ter sua independência financeira e seu principal pensamento é como ingressar no mercado de trabalho sem experiência. Mas a experiência ainda não é o principal obstáculo que elas têm que encarar no início desse grande desafio. Pesquisas já mostram que mulheres entre 16 e 24 anos têm uma boa porcentagem de desocupação. 

O desemprego feminino é uma batalha que muitas mulheres sofrem em meio a tantos outros desempregados. Principalmente com o cenário econômico e a falta de reconhecimento é sentido por não poderem expressar a vontade e o que muitas veem estudo e se preparando para pôr em prática. 

Estudos também mostraram que as mulheres não misturam, substituem ou deixam os afazeres domésticos, o mercado de trabalho é uma inclusão a tantos outras atividades que as mulheres se dedicam e essas jovens mulheres estão sempre em busca de melhorar e querem crescer profissionalmente e ter mais essa autonomia. 

Mulheres maduras no mercado de trabalho 

Sendo assim, a partir dos 40 anos as mulheres consideradas maduras ou velhas pelo mercado de trabalho e as dificuldades que elas enfrentam em posições de liderança, na área de tecnologia e no cenário político não são menores que as dificuldades pelas mulheres jovens passam. Isso mesmo, você pensa que por uma mulher madura vai ter, mas espaço e acesso no mercado de trabalho? Não, as mulheres jovens ou maduras estão passando pelas mesmas dificuldades. 

Atualmente mulheres com 40 anos sofrem preconceito no mercado de trabalho e são classificadas como muito velhas. Os preconceitos relacionados às mulheres no mercado de trabalho são por conta da idade e raça das profissionais. O cenário de discriminação a mulher não muda quando se ver o currículo e regride ao olhar para o RG. 

Mesmo com um bom currículo é tanto para agregar muitas empresas desclassificam as mulheres pela idade, e hoje cresce o serviço autônomo feminino, as mulheres vêm se tornando grandes empreendedoras, e o maior motivo é a frustração, muitas já saem de casa para entrevista imaginando que não vai conseguir, e isso as fazem mal psicologicamente. 

Conflito de idade, jovens ou maduras de mais? 

As pesquisas mostram que 65% das mulheres sofrem por conta da idade, mulheres com média de 55 anos são as que mais sentem, porém, as com menos de 24 anos também vem sentindo essa dificuldade, as que sentem menos estão na faixa etária de 25 até 40 anos. Mas nem uma dessas guerreiras se deixam abater tão fácil. 

Hoje são várias gerações trabalham juntas e os fatores socioeconômicos são grandes, mas ambas as mulheres de níveis sociais e culturais passam pelos mesmos conflitos e disputam o mesmo espaço, não se deixando abater, e correndo atrás desse espaço nessa guerra que é o mercado de trabalho porque pra elas isso é só mais um obstáculo. 

Jovens ou maduras
Fonte: Google

A mulher independentemente da idade busca o seu espaço no mercado de trabalho, reconhecimento e valorização de seu esforço e capacidade de realizar tarefas sem restrições de idade, e por não terem muitas oportunidades, estamos vendo mulheres de diferentes idades se tornando grandes empreendedoras. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida. 

Written By

Formado em Administração Especialista em finanças, economia e investimentos. O seu objetivo é transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento e da informação com conteúdos claros, simples e sem "economês".