Preloader Image 1 Preloader Image 2

Orçamento por atividades: compreenda sua importância

Entender as necessidades entre os custos e as atividades realizadas pelo seu negócio é fundamental para se manter no mercado. Continue aqui e saiba mais!

Orçamento por atividades
Fonte: Google

 Entender as necessidades entre a atividade e os custos nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Como fazer um planejamento estratégico para que seu negócio não venha a falecer precocemente? Essas são perguntas que não saem da cabeça de muitos empreendedores. Logo, o orçamento empresarial é fundamental para o bem-estar da sua empresa, ter o controle e fazer o orçamento por atividades vai garantir a longevidade de seu negócio. 

Existem várias metodologias voltadas para gestão de orçamento organizacional, saber e entender como funciona esse método pode ser o que falta para sua empresa decolar. Por isso, traçar um plano estratégico e organizar o orçamento por atividades pode ser a solução mais adequada para enfrentar essa crise e sobreviver ao mercado.  

Portanto, se você chegou até aqui é porque está precisando de uma ajuda nesse sentido. Sendo assim, nossa equipe preparou esse artigo especialmente para você, então não deixe de ler até o fim. Contudo, iremos abordar a importância de um plano estratégico para sua empresa e como colocar em prática um orçamento empresarial.  

Ao longo do artigo você vai entender o que é, como realizar e quais suas vantagens e desvantagens do orçamento por atividades para seu negócio.

Logo, essa pode ser a solução que faltava para sua empresa seguir no caminho certo, então, fixa bem seus olhos na tela e vamos entender melhor como tudo isso funciona.

Vamos lá!  

O que significa orçamento por atividades?  

É o método de gestão orçamentária também chamado de Orçamento ABB, composto por um sistema orçamentário de metodologia de gerenciamento do orçamento empresarial. Sendo assim, existe uma fusão entre as atividades e os custos. Logo, os gastos da empresa são organizados de acordo com o nível de atividades esperada, ou seja, o orçamento por atividades é a quantidade e os tipos de atividades executadas na instituição.  

Nesse sentido, quando uma instituição escolhe por esse método de gestão orçamentária, inicialmente é preciso fazer o registro de todas as atividades que geram gastos na empresa e definir as relações entre elas. Contudo, é a partir dessa informação que se pode definir quanto do orçamento geral da empresa será destinado em cada atividade. É preciso ressaltar que essa ferramenta de gestão não dispensa o orçamento tradicional do negócio, ele apenas funciona como um complemento da gestão.  

Ao fazer o uso dessa ferramenta o empresário poderá calcular a quantidade de colaboradores e equipamentos necessários para atender uma produção em um determinado período.

Como vimos, esse método não serve apenas para projetar a demanda de atividades, mas também para realizar essa demanda em valores de custo baixo, recursos, materiais, entre outros. Desse modo, ele contribui diretamente com o planejamento estratégico de uma empresa e objetivos organizacionais. 

Como utilizar o orçamento por atividades? 

No tópico anterior vimos que esse método é utilizado para as atividades e não para as funções. Sendo assim, ele só pode ser preparado depois que os custos de uma atividade são apresentados. Portanto, o orçamento por atividades é o conceito de atividade na metodologia. Dessa forma, uma atividade corresponde a aplicação de recursos separados ou de forma conjunta para produzir algum bem ou serviço. 

Logo, esses recursos não precisam ser necessariamente financeiros. Então, podem ser: pessoais, tecnológicos, equipamentos, materiais ou qualquer outra ferramenta que uma empresa disponha. Para que a ferramenta do orçamento por atividades funcione corretamente, são necessárias a boa prática e a criação de uma sede de atividades para cada área. Lembrando, que nenhuma tarefa pode ficar de fora, para não ocorrer alterações no resultado. 

O próximo passo é buscar informações com os funcionários de cada setor para que você tenha compreensão total sobre o processo produtivo da sua empresa. Logo, na conclusão da lista e classificação todas as atividades, deve-se identificar os gastos gerados em cada atividade. Nesse contexto, começa a elaboração do orçamento para atividades com a previsão do volume de vendas. Em seguida, será necessário determinar a quantidade dos produtos cujas vendas são esperadas. Resumindo, o orçamento por atividades pode ser qualificado dessa forma:  

  • Projeção do volume de vendas 
  • Identificação dos direcionadores de custos 
  • Mapeamento das atividades necessárias 
  • Cálculo dos custos de cada atividade 

Conclusão

Orçamento por atividades
Fonte: Google

Essa ferramenta possui vantagens evidentes na utilização orçamentária de uma empresa, visto que sua combinação precisa dos custos às atividades de empresa podem proporcionar excelentes resultados se bem aplicada. Logo, você empresário terá uma precisão maior em seu planejamento orçamentário com uma avaliação minuciosa de cada guia de custo.  

Sendo assim, ao utilizar dessa ferramenta é possível eliminar as atividades desnecessárias a partir dessa análise. Por outro lado, ele é bastante complexo e pode ser custoso para uma empresa. Contudo, vimos que essa ferramenta pode auxiliar a evolução de sua empresa em diversas finalidades. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida. 

Written By

Formado em Administração Especialista em finanças, economia e investimentos. O seu objetivo é transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento e da informação com conteúdos claros, simples e sem "economês".