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Faturamento da Black Friday: acompanhe o balanço do varejo!

Setor varejista registrou um aumento de 6,3% no faturamento da Black Friday. Confira aqui!

Faturamento da Black Friday
Fonte: Google

Com a economia aos poucos se recuperando o faturamento da Black Friday no setor varejista registrou um crescimento de aproximadamente 6,3% comparado ao ano anterior. Quando o país enfrentava as graves consequências deixadas pela pandemia do novo coronavírus. Esse registro foi feito pelo indicador Cielo do Varejo Ampliado. Nesse contexto, o e-commerce de algumas marcas do setor varejista apresentou um aumento de até 15,3%. 

Ainda nesse cenário, temos as lojas físicas do varejo com um crescimento de aproximadamente 2%! Logo, estes números significativos, referem-se aos dias 26 de novembro de 2021. O dia em que boa parte das lojas do setor apresentaram as suas ofertas de Black Friday para o público.

Ainda segundo o levantamento feito pela Cielo, embora o aumento seja satisfatório em relação ao ano passado ainda temos muito o que recuperar. 

Pois, o Faturamento da Black Friday de 2019 foi um pouco maior do que em 2021. Por exemplo, em termos nominais o segmento teve um aumento de 9,1% em relação ao ano de 2019. Nesse sentido, outro setor que obteve um crescimento positivo foi o setor de turismo e transporte.  

Portanto, o aumento do Faturamento de Black Friday nesse setor chegou a registrar um aumento do 54,4% comparado ao mesmo período de 2020. No entanto, o setor de Materiais para Construção acabou registrando uma queda de aproximadamente 9% em relação a 2020. 

Saiba mais!

Black Friday nas regiões do país 

Nesse contexto, a região sul apresentou um crescimento no faturamento dos produtos e serviços de vários segmentos. Desse modo, na região sul o crescimento segundo o levantamento do indicador foi de 8,5% sobre o mesmo período de 2020. Segundo alguns analistas, esses resultados são animadores, pois, essa é a confirmação de que a economia está aos poucos voltando ao normal e enfim se recuperando. 

Portanto, observando o período de 25 e 26 de novembro dias de Black Friday, todo o setor varejista apresentou um crescimento de 7,8% relacionado ao ano de 2020. Ainda nesse contexto, o comércio eletrônico registrou um avanço de 13,8% principalmente após a forte aceitação dos consumidores diante dos avanços da tecnologia. 

Sendo assim, nesses dois dias de vendas segundo informou o indicador o segmento de turismo e transporte no país chegou a registrar um aumento de 54,8% em relação aos mesmos dias de Black Friday em 2020.

Porém, como mencionei anteriormente o segmento de Materiais de Construção apresentou uma queda de aproximadamente 8,2%, já um ano antes na região sul esse setor obteve um crescimento de 9,3%. Segundo alguns economistas, esses resultados ainda podem mudar até o final de 2021. 

Economia se recuperando 

Nesse cenário, a edição da Black Friday em 2021 teve um faturamento tímido em relação a outros anos. Contudo, o faturamento mais baixo não desanimou os analistas que fizeram projeções em cima do crescimento de aproximadamente 10% em determinados setores. Assim sendo, no primeiro dia de promoções de produtos e serviços o E-commerce de muitas lojas em especial do setor do varejo apresentaram cerca de 5,2 milhões de pedidos. 

Ainda segundo o levantamento do indicador Cielo, alguns segmentos apresentaram o maior pico de vendas na sexta-feira entre os horários de 10H e 14H. Dentre as modalidades de pagamento usadas para o pagamento dos produtos e serviços estão: o cartão de crédito com o mínimo de parcelas e a modalidade de pagamento PIX!

Por fim, pela primeira vez dentro da categoria de setores que aparecem na lista dos setores que apresentaram um faturamento positivo na Black Friday, o setor de alimentos com cerca de dez itens mais procurados pelos consumidores nesta data! Que se tornou muito importante em especial para o setor varejista. Assim sendo, segundo registro das plataformas mais importantes do país a quantidade de pedidos de bebidas e alimentos online teve um crescimento de 10%. 

Faturamento da Black Friday 

Faturamento da Black Friday
Fonte: Google

Segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-CNC com a inflação em mais de 10% no preço de itens desse ano. Assim, o Faturamento da Black Friday em 2021 movimentou cerca de R$ 3,93 bilhões. Nesse sentido, segundo alguns economistas essa foi a movimentação mais significativa desde que a Black Friday foi incorporada aos eventos de final de ano no país. 

Desse modo, o faturamento das vendas nas plataformas online teve um crescimento inédito no país de aproximadamente 3,8% relacionado ao ano passado. Antes da pandemia do novo coronavírus chegar o E-commerce que se tornou. A principal ferramenta para vendas no país desde que a pandemia chegou por aqui apresentava um crescimento anual mediano de 14,1%. 

Portanto, com a aceitação dos consumidores brasileiros do e-commerce o ritmo de crescimento saltou para 46,2%, segundo analistas desse setor. Ainda nesse contexto, o frete grátis oferecido por algumas plataformas animou ainda mais os consumidores! Possibilitando uma alta taxa de compras no setor de vendas online.  

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Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!