O mercado de energia elétrica oferece para os acionistas interessados no segmento várias oportunidades para o investimento das ações do segmento na bolsa brasileira! Sendo assim, para que essas ações possam ser analisadas de maneira correta os analistas desse mercado criaram o Indicador de Energia Elétrica. Assim como outros indicadores, o IEE foi criado com o objetivo de analisar e indicar os melhores ativos do segmento!
Portanto, indicador tem o poder de direcionar para o investidor quais são as ações que podem trazer mais rentabilidade. Desse modo, os acionistas do segmento podem tomar as suas decisões mais rápidas e com a certeza de sucesso, pois a análise feita pelo IEE é criteriosa e possui a finalidade de sucesso.
Sendo assim, o Indicador de Energia Elétrica serve como benckmark – trata-se de um processo criterioso que faz a comparação dos ativos. Logo, essa é uma ferramenta muito valiosa pois ela determina quais as ações possuem mais chances de trazer mais lucros para os seus acionistas. Desse modo, vale a pena saber mais sobre esse indicador e a maneira como ele funciona.
Assim sendo, se você ficou interessado e quer saber mais sobre o Indicador de Energia Elétrica permaneça nesse artigo e saiba mais sobre esse indicador. Além disso, ao saber mais sobre esse indicador você poderá ampliar a sua carteira de investimentos. Afinal, investir em novos mercados poderá enriquecer o portfólio da sua carteira de aplicações!
Objetivos do indicador
Assim como ou outros indicadores, o IEE começou a analisar os ativos do segmento de energia elétrica em 1996. Segundo alguns analistas desse mercado, o IEE foi o pioneiro entre os indicadores do setor nas bolsas brasileiras. Nesse sentido, a finalidade do indicador consiste em apresentar o desenvolvimento das ações com o maior número de negociações.
Logo, trata-se de uma maneira de ter um entendimento mais amplo com relação as principais características relacionadas à manutenção desse indicador. Nesse contexto, entre os critérios mais importantes que compõe o IEE estão: ter negociações superiores a R$ 1,00, contudo as negociações não podem ser penny stock; ter participado de pelo menos 80% das negociações no período de pregões das últimas três carteiras dentre outros critérios mais importantes.
Vale ressaltar que, o indicador analisa apenas as ações de companhias que possuem uma quantidade significativa de liquidez. Ou seja, aqueles ativos que possuem mais chances de ter a rentabilidade maior do que a esperada. Sendo assim, os ativos que não podem fazer parte da lista de ativos analisados pelo IEE são: as companhias que se encontram em recuperação judicial ou extrajudicial. Assim como, as empresas que possuem certificados de depósitos em BDRs.
Composição do IEE
Assim como, outros indicadores o IEE possui um portfólio teórico com uma metodologia que é determinante tanto para as características voltadas para a manutenção do Indicador de Energia Elétrica. Como para a metodologia referente aos ativos que compõe a carteira teórica do indicador.
Sendo assim, os critérios de composição do IEE são os seguintes: ter pelo menos dois negócios por dia em aproximadamente 80% dos pregões; fazer parte do mercado de energia elétrica; ter participado de 80% dos pregões no período de vigência de pelo menos três carteiras virtuais.
No entanto, os critérios de exclusão do indicador são os seguintes: as empresas que possuem certificados de depósito em valores BDRs; companhias que estão em processo de recuperação judicial ou estão listados no regime especial de gestão de administradoras responsáveis por esse tipo de serviço.
Nesse cenário, para quem não sabe o que é Indicador de Energia Elétrica trata-se de um indicador que possui retorno total como ocorre com outros índices mais conhecidos.
Então, na sua composição o indicador pode considerar aqueles ativos com valores resultantes de dividendos por exemplo! Vale ressaltar ainda que, entre as características mais importantes desse indicador está a participação em cada uma das empresas que compõe a sua lista!
Vale a pena investir no Indicador de Energia Elétrica?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Indicador de Energia Elétrica, é importante afirmar que não é possível fazer aplicações no IEE. Pois, este é um indicador teórico como já mencionei anteriormente. Por isso, será necessário expor a sua carteira de investimentos a outras categorias de investimentos!
Sendo assim, muitos investidores recorrem aos ETFs para poder investir no fundo de índice, afinal, uma ETF costuma replicar as carteiras teóricas dos indicadores teóricos que existem na bolsa de valores brasileira- B3.
Vale ressaltar, que antes de fazer qualquer tipo de investimento é importante saber se esses ativos condizem com os seus objetivos. Entretanto, esse tipo de operação entrou em vigência, ou seja, passou a funcionar apenas no mês de outubro desse ano.
Portanto, os acionistas que quiserem investir no IEE, por exemplo, podem comprar papéis de maneira individual, pois, o IEE além de ter uma carteira teórica compõe o segmento elétrico!
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.