Preloader Image 1 Preloader Image 2

Transição de carreira: já pensou sobre o assunto?

Você já pensou em fazer uma transição de carreira em algum momento, porém, veio também a incerteza? Continue aqui e veja algumas dicas.

Transição de carreira
Fonte: Google

Com um mercado cada vez mais disputado, fazer uma transição de carreira pode ser um grande desafio. Logo, a verdade é que as pessoas estão cada vez mais em busca de uma carreira que lhe dê um propósito, um significado e satisfação. Assim, se identificar o motivo da tal procura, os profissionais encontram-se insatisfeitos com suas carreiras e cogitando novos caminhos e mudanças. 

Ainda, a decisão de seguir em um novo caminho profissional, nos traz muita insegurança. Afinal de contas, às vezes, renunciamos a uma profissão consolidada de anos para nos jogar no incerto. Porém, se um novo desafio vai te trazer paz e satisfação profissional e alegria.

Por este motivo, mudar para uma outra profissão pode ser uma opção para trabalhar melhor, com mais saúde e satisfação. 

Sendo assim, não importa a motivação e a área que deseja atuar, as dificuldades e caminhos que irá trilhar para essa nova jornada normalmente são os mesmos.

Todavia, pode ser por uma oportunidade oferecida com melhores benefícios ou até mesmo o novo. A inovação e a realização de trabalhar em algo que você sempre sonhou e deixou de lado por inúmeros motivos.

Bem, como já falado anteriormente não importa a motivação, você quer ou precisa dessa mudança na sua área profissão. E aqui vamos deixar um conteúdo para que possa te ajudar a se preparar para tomar essa decisão da melhor maneira possível. 

Acompanhe algumas dicas a seguir.

O que é transição de carreira? 

A transição de carreira é quando um profissional, seja por desejo de trabalhar em outra área ou se ficou desempregado. Por isso, realiza uma mudança de área de trabalho, sair da área de atuação que está acostumado para outra ou, mudar de função na empresa.

Por isso, já que não existem observações oficiais que definem quais mudanças caracterizam ou não esse movimento. Mas, estamos certos de que há a ideia de mudanças pequenas ou grandes. 

E, como já citado anteriormente, a mudança de carreira pode ser uma opção para quem está desmotivado ou insatisfeito com a área de trabalho em que atua no momento.

Mas nem sempre essa mudança é uma escolha do profissional. Contudo, às vezes isso ocorre pela falta de oportunidade de trabalho na área que já têm experiência ou até mesmo por não ver crescimento na área atual. 

Vários fatores influenciam nessa decisão, no entanto, há alguns casos de pessoas que decidem por ser um empreendedor, preferem seguir como investidor de algo seu, virar gerente, administrador, chefe.

Desse modo, a mudança também surge dessa maneira, quando o profissional opta por mudar e investir inteiramente em si, usar sua experiência para algo seu, opta por tranquilidade e passa a trabalhar em algo prazeroso, satisfatório e se dedicar a família, é o que estamos vendo muito atualmente. 

O que leva uma pessoa a realizar a mudança profissional? 

A mudança de profissão vem sendo cada dia mais comum na vida dos trabalhadores e profissionais brasileiros. A transição de carreira geralmente ocorre com pessoas que não se apegam tanto à estabilidade de cargo e com predisposição a viver novas experiências, mostraram as pesquisas que indicaram esse o maior motivo da atual realidade. 

Mas, a falta de oportunidade, falta de crescimento no cargo atual, é um motivo também muito comum, são os principais motivadores na busca de novos caminhos. Esse motivador é o maior indicador nas pesquisas. No caso, oportunidades não é para todos e principalmente para os que estão começando pela competitividade acaba levando a outras procuras de vagas no mercado de trabalho almejando o seu melhor. 

E como lidar com a insatisfação? A falta de crescimento e oportunidades acaba causando insatisfação assim como outros motivos vêm a deixar o propício insatisfeito nascendo o desejo de realizar essa transição de carreira. Por isso, pode ser um salário não justo para as responsabilidades exercidas. Ou o habilite de trabalho que já não oferece condições ideais de trabalho bem como a necessidade de benefícios que não estão inclusos deixando o trabalhador insatisfeito. 

Prepare-se, se organize antes 

Transição de carreira
Fonte: Google

Toda mudança, significa recomeço e recomeços necessita planejamento, psicológico e financeiro, além de conhecimento. Dessa forma, é escolher uma nova carreira, que precisa de preparação, dedicação. Pense nas possíveis carreiras, saiba a área profissional que deseja seguir e estude adquira o conhecimento e aposte no seu desejo. 

Assim, não esqueça de planejar-se, esse momento vai precisar de muita dedicação sim. Porém, é tudo novo e sem o planejamento financeiro você pode se desestruturar, você irá precisar investir em qualquer direção que tomar e nada se conclui sem uma reserva financeira. Portanto, se planeje e avalie as opções, se esse é o seu momento, então busque e conquiste seu espaço. 

A princípio o novo assusta, mas planejado e com conhecimento pode se tornar uma aventura construtiva e lucrativa em seu futuro próximo. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida. 

Formado em Administração Especialista em finanças, economia e investimentos. O seu objetivo é transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento e da informação com conteúdos claros, simples e sem "economês".