Com o cenário atual em que estamos vivendo no país, comprar um imóvel ou até mesmo alugar está sendo uma tarefa árdua para muitos brasileiros. Por isso, com o alto índice da inflação no país, e a escassez de emprego assombrando os brasileiros, uma solução usada por muitas pessoas é o Coliving. Contudo, essa ideia de moradia compartilhada vem ganhando seu espaço no Brasil, além da economia o Coliving também é um estilo de vida sustentável.
Esse conceito de moradia permite que os moradores compartilhem um determinado espaço, mas não se iludam, o Coliving possui normas e regras para estabelecer a ordem. Dessa forma, o conceito é totalmente diferente de morar em uma república ou apê de amigos. Contudo, ao optar por esse tipo de moradia, é importante considerar os três conceitos base que são: sustentabilidade, integridade e colaboração.
Assim, hoje no Brasil existem empresas especializadas no Coliving, com espaços modernos e bem estruturados, com academia, área de conveniência, sala de estudos e jogos, além do espaço para trabalho. Mas, a ideia de moradia compartilhada, é uma tendência entre os jovens estudantes, pessoas da geração Z que estão procurando novos contatos e gostam de compartilhar ideias com outras pessoas.
Portanto, se o assunto chamou a sua atenção, não deixe de ler o conteúdo até o fim. Mas, nossa equipe de especialistas preparou esse artigo especialmente para você que busca sua independência e novos conhecimentos sem gastar muito para isso. Portanto, vamos trazer todas as informações sobre o tema e como funciona a ideia de moradia compartilhada aqui no Brasil. Vamos lá!
Conhecendo o Coliving uma ideia de moradia compartilhada.
Você sabe o que é Coliving? Uma ideia de moradia compartilhada que surgiu de outro conceito nos anos 70 na Dinamarca. Logo, a ideia se expandiu pelos outros países se tornando muito popular anos depois no Canadá, Europa e Ásia. No ano de 2013, chegou ao Brasil, mas só começou a despertar o interesse dos brasileiros com a chegada da pandemia do Covid-19.
O Coliving tem como propósito, compartilhar entre os moradores um lugar comum, mas que tenham sua privacidade. Contudo, os dormitórios são privados, salas, cozinha, lavanderias entre outros espaços do imóvel são coletivos. Logo, a ideia de moradia compartilhada é parecida a qualquer outro tipo de moradia, com alguns diferenciais importantes.
Sendo assim, geralmente o público-alvo desse conceito de moradia são jovens estudantes, pessoas abertas a novas experiências. Ainda, profissionais no início de carreira, nômades digitais, pessoas que estão pretendendo morar sozinhos, entre outros. Logo, a ideia de moradia compartilhada é indicada tanto para quem quer economizar quanto para quem deseja trocar conhecimentos intensos em comunidade.
E como funciona esse novo conceito
Na maioria dos casos, existem empresas especializadas que trabalham com o conceito da ideia de moradia compartilhada. Sendo assim, os imóveis já estão todos mobiliados com serviços de internet, gás, televisão, e tudo mais que você possa imaginar. Contudo, esses espaços são todos planejados e administrados por empresas especialistas no ramo, e são responsáveis pelas regras de convivência do imóvel.
Então, após conhecer o local e acertar os termos do contrato, você não precisa se preocupar com a limpeza do ambiente ou decoração. Contudo, todas essas coisas ficam sobre responsabilidade da empresa contratada. Outra coisa, as despesas com conta de água, luz, IPTU, condomínio e outros, podem vir atrelado ao valor fixo do aluguel. Mas, os valores incluídos variam de acordo com cada contrato.
Entre os pontos positivos estão: economia com as despesas, não a necessidade de ter um fiador, uma ótima opção para pessoas de qualquer idade, além da possibilidade de pegar um lugar privilegiado perto do seu trabalho ou faculdade. Além de ter um lugar confortável e barato para estudar ou trabalhar.
Conclusão sobre o conceito de moradia compartilhada.
Vimos que essa opção de moradia pode trazer várias experiências positivas para um jovem estudante ou você que está no início de sua carreira. A ideia de moradia compartilhada, pode proporcionar uma economia de recursos, mas não é só isso, ao conviver em comunidade você compartilhará experiência de vida além de amadurecimento.
Se você se interessou por esse novo conceito de moradia, vou listar algumas opções aqui no Brasil, veja a seguir. Lista de Coliving na capital mineira BH:
- Toca; as vagas estão disponíveis em 2022.
- Mangabeira Coliving.
- HyHaus.
Grande Capital São Paulo:
- Yuca.
- Kasa.
- Jay
Rio de Janeiro:
- Uliving.
- HUB Coliving.
Recife:
- Cult Student Housing.
- Recife Coliving – moradia por assinatura.
Após todas essas opções, basta apenas escolher a mais próxima de você e economizar se divertindo.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.