Atualmente, a quantidade de corretoras de valores que existem no país já passo de 100! Sendo assim, com oferta que segue crescendo de produtos de investimentos que facilita a competição entre essas corretoras. É comum encontrar pessoas que tenham contas aberta em pelo menos uma delas, pois os consolidadores de carteiras virtuais estão prontos para Open Banking! Nesse sentido, a prova concreta disso é a quantidade de contas de pessoa física na bolsa de valores B3, já ultrapassa a quantidade de CPFs cadastrados no país.
Nesse contexto, no Brasil existem cerca de quatro milhões de contas contra 3,4 milhões de CPFs. Nos dias atuais, boa parte dos brasileiros recorrem aos apps de consolidação de carteira de investimentos – que reúnem em apenas um lugar todas as informações que podem ser importantes nas aplicações para os usuários em todas os bancos e corretoras.
Portanto, segundo alguns economistas e analistas do mercado financeiro os brasileiros estão prontos para o Open Banking no Brasil. Nesse contexto, a finalidade dessas instituições e corretoras é de direcionar os investidores para as aplicações em diferentes produtos entre ações; produtos de previdência, criptomoedas dentre outros produtos!
Vale ressaltar que, uma das vantagens é poder acompanhar de perto a lucratividade e oscilação dessas carteiras no mercado. Ou seja, mesmo prontos para Open Banking precisamos saber administrar de uma maneira mais prática essas carteiras de investimentos para poder tomar decisões. Embora os aplicativos já trabalham nesse sentido. Leia mais abaixo!
Aceitação dos brasileiros relacionado a implementação do Open Banking
Os aplicativos que vem sendo criados a partir dessa nova etapa da implementação do Open Banking. Passará a contar com um diferencial, sendo o diferencial integrando boa parte do sistema financeiro do país. Desse modo, os usuários poderão fazer as suas transações diretamente pelo app! Ou seja, os serviços disponibilizados por esses aplicativos devem facilitar o trabalho de muitas instituições.
Nesse sentido, um bom exemplo disso foi a negociação de compra do BTG Pactual com a Kinvo no mês de março desse ano. Portanto, o objetivo do banco foi de fornecer para os seus correntistas uma experiência mais ampla diante da implementação do Open Banking. Ainda segundo o banco informou, eles estão na fase 1 da implementação!
Sendo assim, na fase dois a instituição pretende implementar certificados de operações estruturadas. Que devem servir como previdência para os investimentos em fundos que já estão integrados e na compra de ações feita pelos correntistas que são acionistas! Logo, o grande diferencial do BTG diante dos concorrentes consiste em trazer para os seus correntistas uma análise completa dos dados.
Prontos para Open Banking
De fato, existe uma diferença entre entender todos os passos da implementação do Open Banking de estar de fato com todos os processos prontos para Open Banking! Ainda segundo informações da transação entre BTG Pactual e Kinvo. Atualmente, cerca de 750 mil usuários seguem cadastrados. Nesse sentido, existem aproximadamente 50 mil com a mensalidade pagantes da versão premium do aplicativo.
Desse modo, com a aquisição o BTG pretende direcionar esses clientes durante os meses a seguir, inclusive durante as outras etapas da implementação. Desse modo, a conexão com novos serviços. Como, por exemplo: os relatórios que serão enviados a todos os clientes produzidos pelo Banco!
Portanto, a finalidade da instituição é estar cada vez mais perto do correntista. Afinal com a implementação do Open Banking esse relacionamento será cada vez mais próximo. Sendo assim, a instituição já está trabalhando na possibilidade de ter uma interação maior com os usuários do app.
Estratégias de análises de aplicações
Ainda nesse sentido, a implementação do Open Banking no país facilitará o acesso das instituições financeiras e dos usuários dessas instituições. Além disso, a implementação do sistema no Brasil facilitará ainda mais as estratégias de análises de aplicações. Assim como, a possibilidade de fazer várias operações pelos aplicativos desses bancos!
Portanto, segundo alguns analistas que acompanham a implementação do Open Banking país afirmam que. Existe a possibilidade, de que a nova fase da implementação do sistema só seja concretizada no final do ano que vem, apesar dos avanços e da aceitação dos brasileiros.
Por fim, mesmo com essa paralisação na implementação você já pode acessar os dados de pelo menos vinte bancos já conectados. Segundo alguns economistas, os principais bancos e corretoras já possuem o sistema dente eles estão: A XP Investimentos, Clear e Rico. Desse modo, com a ajuda a inteligência artificial será possível que o algoritmo indique clientes em potencial para que essas financeiras ofereçam novos investimentos e conteúdos mais adequados de acordo com o perfil de cada um deles!
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.