Segundo o ranking feito pela consultora Interbrand as 25 marcas mais importantes do Brasil em 2021, foram as empresas que injetaram dinheiro para contribuir com a economia brasileira. Nesse sentido, duas companhias são novas no ranking, a Claro avaliada em 2021 com cerca de R$ 1 bilhão e a Hering com aproximadamente R$ 520 milhões de valor de marca.
Ainda nesse contexto, a empresa informou que o ranking é composto pelas marcas que mais se destacaram ao longo desse ano. Desse modo, todos os anos a consultora cria um ranking com as marcas que seguem os critérios impostos pela Interbrand que são: ser uma marca genuinamente brasileira; informar as suas finanças publicamente. Além disso, também é necessário publicar os seus resultados individuais.
Sendo assim, para poder compor a lista das mascas mais importantes do Brasil é preciso gerar um lucro econômico positivo. E desse modo, atingir o índice de Força de Marca igual ou acima de 50 pontos pelo menos.
Vale ressaltar que, a força de marca costuma analisar o desenvolvimento da empresa durante o ano. Assim, a nota final desse critério se baseia em dez atributos divididos em cerca de 3 pilares muito importantes.
Sendo assim, o critério força de marcas observa as marcas mais importantes do Brasil pode ser dividido em pelo menos três pilares que são: engajamento com os consumidores durante o ano.
Seguido de liderança do seu segmento e ainda a importância da marca para a economia do país. Nesse sentido, as marcas que são selecionadas recebem notas que podem ser de 1 até 10. Logo, as empresas que somarem mais que 50 pontos ou mais poderá entrar para o ranking!
Veja mais a seguir.
Análises financeiras
Nesse contexto, é importante afirmar que a pesquisa feita para compor o ranking é baseada em cálculos de valor de marca! Sendo assim, a consultora não avalia o valor de mercado das ações da empresa, por exemplo. Segundo a Interbrand, a cada dia essas marcas estão investindo mais e mais em negócios e produtos que ultrapassam a sua categoria de origem!
Como, por exemplo os bancos no varejo; a telecomunicação na educação e o varejo no sistema financeiro brasileiro dentre outras misturas de fronteiras. Segundo alguns analistas, atualmente boa parte das ameaças estão fora desses setores. Desse modo, é preciso estar atento ao mercado financeiro como um todo.
Nesse cenário, o estudo ainda revelou que aproximadamente 137 marcas de algumas regiões do Brasil e mais 1000 empresas que foram entrevistadas no mês de outubro de 2021.
De fato, só se preocupa com as empresas concorrentes. Sendo assim, elas acabam perdendo espaço em algumas ocasiões para empresas de outros segmentos que se aventuram, no mercado com mais rentabilidade naquele momento!
Fatores importantes para o crescimento
Dentre os fatores mais importantes para o crescimento de consumo dessas marcas por parte dos consumidores, podemos afirmar que um deles definitivamente é o fato de que os consumidores estão mais atentos a maneira como essas marcas se posicionam. Por exemplo, quais são as causas que determinada marca apoia, desse modo, qual é o impacto que esse posicionamento tem na sociedade, hoje!
Nesse sentido, a chegada da pandemia do novo coronavírus acabou obrigando boa parte dos consumidores que estavam acostumados a se deslocar para comprar determinados produtos. A mudarem de comportamento. Ou seja, as pessoas passaram a usar a internet para adquirir os seus produtos e serviços. Desse modo, os consumidores passaram a prestar mais atenção nesses detalhes.
Assim, o levantamento revelou que as empresas que conseguiram elevar o seu valor diante dos seus clientes tiveram um aumento de consumo. Afinal, essas marcas acabaram atraindo mais consumidores durante os meses de 2021. Portanto, essas marcas passaram a interpretar de uma maneira mais inclusiva os pedidos dos seus clientes, adequando as suas necessidades aos produtos e serviços.
As marcas mais importantes do Brasil em 2021
Vale ressaltar que, segundo o estudo as marcas mais importantes do Brasil em 2021 revelou que, um crescimento médio no valor dessas marcas é de aproximadamente 9%. Sendo assim, esse resultado acabou contribuindo com uma rápida recuperação relacionado a crise financeira deixada pela pandemia no país.
Desse modo, cinco dessas marcas, por exemplo apresentaram um crescimento satisfatório de percentual de até dois dígitos essas marcas são as seguintes: a rede de lojas Americanas com um crescimento em torno de 25 pontos. Seguido da marca Havaianas com um crescimento de 16%.
E por fim, a marca que segue expandindo os seus negócios a rede Magazine Luiza que obteve em 2021 um crescimento de 66 pontos percentuais. Assim como, a Magazine Luiza a rede do setor varejista Lojas Renner obteve um crescimento de 12%. Ainda segundo os analistas, o que acabou contribuindo com o crescimento da rede de lojas Renner foi o investimento do marketplace desde o início da pandemia.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.