Pessoas introvertidas sentem dificuldade em manter um networking no trabalho. Ainda mais quando vivemos montes de comunicação intensa. Ou seja, a era da conexão digital e redes sociais, portanto, se colocar em evidência e criar conexão é algo essencial.
E isso se apresenta também no trabalho, no entanto, como fazê-lo se você é introvertido(a)? Como criar networking no trabalho?
Podemos afirmar que não é tarefa fácil e isto, com certeza, é mais complicado na categoria Home Office.
Porém, não está tudo perdido, existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para inibir este mal.
Desse modo, utilizá-las pode ser uma maneira prática e eficiente de construir um perfil mais atrativo e menos introvertido.
Nesse sentido, segui-las pode ser uma simples solução. Mas é sempre importante ressaltar: “cada indivíduo tem seu tempo e sua essência, por isso, vá com calma e tenha paciência consigo mesmo.”
Sendo assim, nossos especialistas separaram uma relação de atitudes e dicas que podem contribuir para um networking no trabalho.
Por isso, atente aos tópicos, mas sempre respeite seus limites. Afinal, ninguém pode mudar de repente ou de uma hora para outra.
Desse modo, todo processo deve ser aplicado com responsabilidade e tempo de maturação, sem atropelos.
Vamos juntos!
As mudanças no Home Office e o networking no trabalho
Com a pandemia da Covid-19 a modalidade de trabalho remoto ganhou força. Contudo, mesmo com as flexibilizações das medidas restritivas, algumas empresas devem continuar no modelo de trabalho. Nesse ritmo, o modelo de trabalho remoto tende a propiciar uma vantagem aos introvertidos. Afinal, reuniões, debates e outros assuntos, geralmente serão efetuadas via videoconferência.
Logo, as videoconferências trazem um viés mais democrático, uma vez que, são maiores as chances e falas de todos os membros.
Ou seja, mesmo os introvertidos terão a chance de expor suas ideias e/ou opiniões. Desse modo, o networking no trabalho pode sim se tornar mais frequente nesta modalidade.
Portanto, caso sua rotina profissional seja na modalidade Home Office, aproveite a oportunidade para ser mais presente. Dessa forma, sua voz será notada e, com certeza, conseguirá criar mais relações no trabalho. Por isso, tente aproveitar as oportunidades.
Quais pontos melhorar para conquistar networking no trabalho?
Como já dito: o introvertido pode utilizar algumas dicas para melhorar sua comunicação no trabalho. Portanto, vamos relacionar a seguir algumas delas, por exemplo: mude seu ponto de vista. Logo, mudar a maneira com a qual você enxerga as coisas é algo importantíssimo, sendo assim, vale a pena rever seus valores.
Ou seja, valorize seus pontos fortes, aprimore aquilo que você já sabe fazer. Desse modo, com os pontos melhorados, ainda que não faça esforço, eles se destacaram. Mas, atente! Nada de exagerar. Por isso, não saia por aí correndo buscando melhorar TUDO. Afinal, isto deve acontecer gradativamente, assim, vá tomando nota dos PONTOS e vá melhorando.
Desse modo, que tal já ir aproveitando o que você já tem para aumentar seu networking no trabalho? Pois bem, para ilustrar, que tal oferecer ajuda para alguém do trabalho? Se você sabe executar uma atividade com maior facilidade, com muito cuidado, ofereça ajuda ao seu colega. Mas fiquei atento(a), dê um tom de ensinamento e não de superioridade. Dessa forma, seus talentos podem ir te ajudando aos poucos.
Sem exageros para se enturmar
Exagerar em NADA vale a pena, portanto, ainda que no Home Office, sempre vai acontecer encontros entre pessoas do trabalho. E quando isso acontecer, não exagere, não saia falando com todos apenas para fazer volume. Afinal, às vezes isto pode não soar bem. Ou seja, as pessoas podem achar que você é invasivo(a).
Desse modo, pense na qualidade do networking no trabalho, mira nas pessoas que possam, de fato, trazer conexões duradouras. Por isso, comece pelos colegas dos setores correlatos ou dependentes. Assim, você terá mais assunto e mais oportunidade de mostrar aquilo que sabe e deixar seu talento falar por você.
Entretanto, isso não significa dizer que não possa cumprimentar alguém de um setor diferente ou fora do alcance. Porém, não seja afobado(a), observe o comportamento das pessoas e veja se elas estão abertas a conversas. Assim, não corre o risco de cometer uma gafe.
Por fim, se quiser se destacar e conquistar um networking no trabalho, se permita mudar. Mas não deixe sua essência se apagar, porque criar um personagem pode não durar muito. Assim, evite ao máximo ser algo ou alguém que você não é e nem poderia ser.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.