O mercado de trabalho segue no incessante processo de modernização, principalmente depois que as novas necessidades que a pandemia do covid-19 trouxe para nossa rotina de trabalho e o microlearning é uma das novas tendências na educação corporativa e para que possamos seguir essas mudanças em 2022.
O modelo é uma forma de aprendizado através de conteúdos breves, de direção e clareza. Esse é o modelo chamado de microlearning, indicado pelo DOT Digital Group como uma das formas que estará ao meio do ambiente de trabalho em 2022. O novo método não implica, na prática, em si, porém, no modo como ela pode ser executada.
Especialistas apontam que, para em 2023, o desenvolvimento ainda está para ser maior em cursos por meio de aplicativos como WhatsApp e poderá ser um grande diferencial no ambiente de trabalho e para as empresas.
2021 foi um ano marcado por muitas mudanças principalmente no ambiente corporativo, o que acabou trazendo transformações significativas à maneira como nos relacionamos e nos comunicamos no trabalho. Segundo pesquisas realizadas pela (GPTW), empresa de consultoria global, cerca de 2 mil companhias de segmentos e portes diferentes.
Porém, hoje ainda há um percentual de 40% das empresas que não se decidiram qual regime de trabalho seguirá nos escritórios, enquanto 30% dessa dinâmica já vem bem estabelecida.
Contudo, o que estamos podemos ver é que as empresas vêm se transformando e tomando medidas de cuidados devido ao covid-19, e muitas das empresas aderiram ao home office e outras se adaptando ao trabalho híbrido, fazendo necessário, novos meio e mais o uso da tecnologia e seguindo mais as tendências na educação corporativa. Além das transformações a comunicação é a forma de trabalho se destaca também pelo microlearning, preparamos algumas informações pra você.
Leia mais no próximos tópicos.
Microlearning umas das tendências na educação corporativa
Microlearning é uma metodologia de aprendizagem que atualmente é realizada em pequenas porções. Fazendo com que, as novas tendências na educação corporativa sejam incorporadas e planejadas com mais facilidade. Dessa forma, os integrantes conhecerão novos conteúdos em menor tempo e com menos esforço. O termo já mostra como funciona o método, o micro quer dizer tempo reduzido, entre dois e cinco minutos de aula, já o learning significa aprendizado. O nome também se refere ao e-learning e ao mobile learning, que por sua vez representa o aprendizado online.
Cada treinamento traz um assunto específico que mantém foco no tema abordado. Com objetivo é trazer mais flexibilidade e centrado para quem está usando, sem perder o desempenho do tema estudado. Ter pequenas doses não significa que haja perda de conteúdo, o que se tem, na prática, é uma nova maneira rápida e objetiva de pôr isso o nome de microlearning.
O método vem ganhando cada vez mais espaço, se tornando uma grande solução na educação corporativa, atendendo a vários perfis. Servindo como aprendizagem e beneficiando muitas pessoas em pequenas doses.
O microlearning opera bem em ambas as áreas, tanto no executivo que deseja adquirir mais conhecimento em marketing, quanto para o estudante de idiomas. Isso mesmo, dois grandes aplicativos Duolingo e Primer vem fazendo uso do método de ensino. O Duolingo como um site que evoluiu para um aplicativo de smartphone, tem como proposta unir microlearning e gamification, como estratégia usar elementos de jogos no ensino rápido.
Mais três tendências
A social learning, ou aprendizagem social, é o método de aprendizado e comunicação entre as pessoas. O formato tem se tornando cada dia mais utilizado e se tornando mais uma das tendências na educação corporativa, na qual os usuários passam seus conhecimentos aos demais colegas no ambiente de trabalho, seja através de reuniões ou bate-papo ou em momentos apenas de troca de conhecimentos.
Aprendizagem imersiva e gamificação, essa tendência vista por especialistas, é utilizada por meio de elementos e componentes de jogos, no caso a gamificação e o aumento de ambientes, artificiais ou simulados.
A aprendizagem imersiva é uma técnica de qualificação, e juntas fazem a integração da gamificação e aprendizagem imersiva de maneira realidade virtual ou realidade aumentada, será ainda mais impulsionada em 2022.
Mobile learning, como o nome já diz, é o estudo por meio da internet, fazendo uso de apps, e indicadores mostram que os brasileiros estão passando mais tempo em celular, com média de 5, 4 horas do dia conectados nas redes adquirindo conhecimentos.
Conclusão
A pandemia do covid-19 trouxe à tona maior uso de tecnologias imersivas em diversos segmentos e as tendências na educação corporativa foi uma delas. As tendências na educação corporativa vem definindo e aumentando ainda mais as abordagens de design e evolução no ambiente de trabalho.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.