Segundo o estudo realizado por cientistas, com o avanço da tecnologia a popularidade das redes sociais vem crescendo a cada dia. Sendo assim, plataformas como Instagram, Twitter, Facebook e o TikTok foram criadas para que os usuários pudessem se comunicar na internet. Além de ser uma ferramenta de comunicação, as redes sociais tornaram-se meios para que. As marcas pudessem vender o seu produto, ou seja, o alcance de uma página virtual é amplo.
Assim, temos visto várias empresas investirem nas redes sociais para atrair mais consumidores. Em meados de 2016, a rede social TikTok criada pela empresa chinesa ByteDance se tornou um dos apps com a maior quantidade de downloads no mundo. Nesse contexto, diferentes de outras redes sociais o objetivo do TikTok consiste na criação de vídeos.
Esse movimento acabou despertando a curiosidade dos cientistas com relação a popularidade das redes sociais no mundo. É bem fácil entender o interesse dos cientistas com relação a criação das redes sociais, pois, nos dias atuais as pessoas costumam se comunicar pela rede. Ou seja, é comum ter notícia de um amigo acessando o TikTok, ou seja, não há necessidade de ligar para saber das novidades!
Com a popularidade das redes sociais, o TikTok se tornou o aplicativo mais baixado em 2020 apenas no Estados Unidos. Isso significa, que o app desbancou redes sociais com altos índices de interações como o Instagram, por exemplo. Que possui uma popularidade crescente entre a geração Z, entretanto, a facilidade de comunicação do TikTok facilita a sua popularidade. Saiba mais ao longo do texto!
O que chama a atenção na plataforma de vídeo?
Segundo estudos anteriores, existem cerca de três variáveis que atraem o usuário para a plataforma. Assim como, a quantidade de horas que os usuários passam procurando vídeos para assistir ou para postar. Desse modo, na primeira variável apontada pela pesquisa revelou que a principal motivação de um usuário está relacionada a satisfação ao postar o vídeo!
Nesse mesmo contexto após o post realizado as curtidas, comentários e compartilhamentos gera um bem-estar que está relacionada a sensação de ser acolhido ou compreendido. Ainda segundo a pesquisa, essa sensação está relacionada a satisfação ao usar essas redes sociais. A segunda variável, está ligada a potencialização do uso de redes sociais e o desejo de compartilhar as experiências do dia a dia.
Vale ressaltar que, ao criar uma conta os usuários não procuram apenas consumir conteúdo. Um dos objetivos dos usuários além de se conectar; é criar conteúdo. Pois, segundo a pesquisa o ato de compartilhar o seu dia a dia gera a sensação de pertencimento à comunidade. Assim, quando a colaboração entre a comunidade é incentivada, a rede social ganha mais usuários.
Gerações que investem mais tempo nas redes sociais
Atualmente, a geração que mais investe nas redes sociais são as gerações Z usuários nascidos entre os anos de 1995 e 2011 e millenial nascidos entre os anos de 1981 e 1995. Segundo a pesquisa, as variáveis que influenciam essas gerações estão no uso que as duas gerações fazem do Tik Tok, por exemplo. Na pesquisa foram ouvidas cerca de 1.419 pessoas que pertencem as gerações Z e 882 millennials.
O estudo revelou que, a geração millenial possui uma relação forte com nível de adesão as redes sociais semelhantes ao tiktok. Além disso, o fato de poder compartilhar o seu dia a dia com pessoas próximas e novos amigos acabou conquistando a geração millenial. Ainda nesse contexto, os usuários da geração Z manifestaram o uso da plataforma com a possibilidade de receber motivação para se comunicar com mais pessoas!
o estudo ainda ressaltou que, a análise realizada na rede social tiktok revelou que a capacidade de criar vídeos costuma atrair novos usuários todos os dias. Assim, quando esses usuários percebem que podem criar bons conteúdos no Tik Tok, devido a quantidade de curtidas. A adesão de pessoas próximas ao usuário passa a ser maior. Logo, a pesquisa concluiu que o compartilhamento do comportamento desses usuários no dia a dia pode gerar a motivação que os usuários buscam para criar as suas contas.
Popularidade das redes sociais
A popularidade das redes sociais no mundo vem crescendo à medida que o tempo passa, segundo o estudo realizado por cientistas revelou que, uma das variáveis mais influentes. Está relacionada a possibilidade de compartilhar o vídeo, assim, poder interagir com pessoas mais próximas e desconhecidos.
O principal objetivo dos usuários da plataforma consiste em compartilhar conteúdo para receber a aprovação tanto de conhecidos como de desconhecidos. Portanto, o resultado do estudo deixou claro que o uso das redes sociais possui um caráter social dependendo da rede. Ou seja, no Instagram os usuários postam sobre um conteúdo, já no tik tok o post pode mudar, desse modo, o usuário pode atrair públicos variados!
Assim como mencionei, é fácil entender o interesse dos cientistas com relação ao comportamento das pessoas que utilizam as redes sociais. Afinal, hoje, as pessoas costumam se comunicar pela rede. Isso significa que, é comum ter notícia de um amigo acessando o TikTok, assim, você não precisa entrar em contato por telefone!
Gostou desse artigo? Visite o nosso blog para ficar por dentro das novidades relacionadas ao mundo das finanças! Memivi.