O ator Caio Castro deu o que falar quando ao participar do podcast “Sua Brother”, falou sobre seu incômodo, ao sair para jantar com uma mulher e se sentir na obrigação em pagar a conta do restaurante. O assunto levantou diversas opiniões e voltando atenção para o tema. Afinal, as mulheres devem rachar a conta do restaurante ou isso é uma obrigação apenas dos homens?
Pagar a conta do barzinho ou qualquer outra conta, pode demonstrar várias coisas. Como apenas uma gentileza a um total abuso econômico. Você também pode ver que é por essa vastidão de possibilidades que vai de um extremo ou a polêmica que opiniões diversas se instalaram. Ninguém gosta de falar sobre dinheiro, e o tema se torna mais complicado quando está relacionado às tradições da nossa sociedade e questões de gênero.
Mesmo que atualmente muitas coisas tenham mudado, qualquer aspecto diferente daqueles que estamos habituados a observar é visto com estranheza, transformando-se em motivo de debate. Aprendemos que cabe ao homem honrar com os compromissos financeiros da família. Assim como foi dito que assunto de mulher não é dinheiro, que o compromisso da mulher é ser boa mãe e dona do lar.
Quando o homem paga toda a conta do restaurante, vemos isso como um ato normal. Porém, quando se vê uma mulher fazendo o mesmo, consideramos uma ação atípica. Se o marido ganha mais que a esposa, vemos com naturalidade. Entretanto, se é o contrário gera desconforto, principalmente para o homem, podendo gerar um conflito entre o casal.
O casal deve rachar a conta do restaurante?
Todos querem impressionar no primeiro encontro. As mulheres trocam muitas vezes de roupa na frente do espelho, bem como os homens que não querem fazer feio na hora de pagar a conta do restaurante. Vários rituais são realizados até o momento esperado, como assuntos legais, deixar o carro cheiroso e organizado, barba feita e escolher um lugar perfeito para impressionar a pretendente são algumas preocupações do sexo masculino e não pode esquecer o cartão de crédito.
Assim, o homem se prepara para pagar a conta. Com certeza que por ser a primeira vez ele pagará a conta, afinal, ele quer impressionar aquela mulher. E, porque não deixar ele fazer essa gentileza, afinal é a primeira vez que você vai sair com ele, fica legal.
Contudo, dividir a conta ou se organizar para gastar o que cabe no orçamento dos dois pode ser uma forma de estarem sempre em programação depois do primeiro encontro e avisar quando está sem dinheiro também pode impressionar.
Quando dividir a conta
Entre amigas solteiras é normal cada um pagar o seu. Contudo, cada grupo de amigos tem um jeito, tem os que dividem a conta por igual e tem os que pedem para o garçom discriminar os pedidos e assim facilitar o cálculo na hora que pedirem a conta. O mais elegante é dividir em partes iguais, porém, sempre tem aquele que toma mais caipirinha que os outros, por isso vale a regra de cada grupo de amigos.
Já entre os casais, o normal é dividir a conta pelo número de casais e pelo número de pessoas, e funciona bem assim, desde que todos estejam de acordo. Os casais pagam igualmente e todos se divertem juntos.
Entre os colegas de trabalho, não importa quantos são, sempre se divide a conta, nesse caso, como irão fazer a divisão isso já não se estabelece alguns dividem por igual, outros pagam de acordo com o consumo de cada um e às vezes, vale até pagar um pouco a mais para não prejudicar ninguém e não deixar ninguém de fora.
Conclusão
Vale de tudo um pouco, lógico que tudo depende sempre de sensibilidade e de cada um, da amizade, e a intimidade, das circunstâncias, mas por ser um tema considerado tabu, esse lance de divisão de contas deve ter sempre o máximo de transparência possível, às vezes a etiqueta deve ser substituída pela leveza e naturalidade, afinal dinheiro não é pessoa que têm sentimentos.
No caso rachar a conta do restaurante, depende unicamente da intimidade e o quanto cada casal se conhece, o quanto os amigos se conhecem e se respeitam, para que no final a alegria e a leveza seja expresso nos sorrisos.
E aí, devemos ou não rachar a conta do restaurante? Agora que você já sabe como funciona, compartilhe sua experiencia com amigos e familiares em sua rede socias. Memivi; melhorando a sua vida!