O mês de agosto marca uma etapa decisiva para a campanha eleitoral no Brasil, após a definição das candidaturas anunciadas pelos partidos. A campanha teve início oficialmente na última semana, então, nesse artigo você vai acompanhar as estimativas da campanha eleitoral, segundo especialistas. Nesse sentido, com o início desse período as propagandas tanto na rua como pela internet estão autorizadas!
Portanto, nesse período os candidatos estão autorizados a apresentar para a população a sua plataforma de governo. Ou seja, os candidatos terão 45 dias para realizar propagandas nas quais devem informar o planejamento de governo buscando votos. As propagandas eleitorais, impulsionam os votos, desse modo, as emissoras de TV e rádio são os meios utilizados. Por muitos candidatos para chegar ao público com as suas propostas.
Assim como, a TV e o rádio os provedores de internet devem ser usados a propaganda eleitoral. Além de ter uma excelente oportunidade de chegar ao público, esses meios de comunicação servem para que os candidatos verifiquem as estimativas da campanha eleitoral.
Pois, as estimativas da campanha eleitoral servem para que os candidatos se informem sobre a sua popularidade durante esse período. Assim como, os seus apoiadores além do público de uma maneira geral. Então, durante esse período cada candidato utiliza o meio para impulsionar a sua candidatura com o objetivo de vencer as eleições. Confira ao longo do artigo mais informações sobre esse assunto!
Propaganda eleitoral
Segundo o artigo 29 da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral – TSE de nº 23.610/2019, o fornecedor responsável pela aplicação que pretende prestar serviço com o objetivo de impulsionar a propaganda deverá fazer o cadastro na Justiça Eleitoral. Assim, tanto as emissoras de TV e rádio como os provedores de internet que estiverem interessados. Devem realizar o cadastro preenchendo o formulário no portal do TSE.
Ainda nesse contexto, a Resolução ainda informa que as mensagens contidas nas propagandas devem conter indicações dos representantes legais. Isso quer dizer, essas informações devem informar um e-mail, número de telefone para comunicação futura.
Vale lembrar, que os partidos não estão autorizados a pedir o voto direto dos eleitores, ou seja, a propaganda deverá conter apenas propostas de governo. Assim como, mais informações sobre o candidato, desse mesmo modo, os gastos devem ser contidos. Seguindo essas normas, o partido segue fazendo a propaganda do seu candidato!
Regras mais severas
Entre os anos de 2019 e 2021, o Tribunal Superior Eleitoral –TSE trabalhou para ampliar os dispositivos utilizados para punir de maneira mais rígidas aqueles candidatos que não cumprem as regras. Diferente de 2018, por exemplo, quando algumas dessas normas foram ignoradas, desse modo, as regras atuais consistem em: punir informações falsas.
Assim como, influenciar os eleitores descontextualizando algum candidato, por exemplo. Vale ressaltar ainda, que todos os conteúdos que não estão de acordo com as novas regras deverão ser penalizados. Assim, a Justiça Eleitoral deverá determinar uma apuração para a punição após o período eleitoral.
Ainda nesse sentido, o TSE determinou que a contratação de terceiros para o envio de mensagens ou comentários como objetivo de ofender algum candidato. Poderá determinar a punição do partido ou do candidato. Portanto, estão autorizados comícios nos horários de 8h até 0h, além das propagandas pela internet. Vale lembrar ainda, que os candidatos estão autorizados a utilizar de forma moderada as redes sociais!
Estimativas da campanha eleitoral
Então, segundo as estimativas da campanha eleitoral cerca de 156 milhões de brasileiros estão aptos para ir às urnas no mês de outubro de 2022. Segundo as pesquisas em 2018, esse número era de aproximadamente 147 milhões de eleitores. Nesse sentido, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral – TSE em 2022. Houve um crescimento expressivo de jovens com idade entre 16 e 17 anos com o título de eleitor.
Desse modo, a faixa de brasileiros mais jovens apresentou um crescimento de aproximadamente 50 pontos percentuais durante os últimos 4 anos. Além disso, no mês de agosto o início do pagamento do novo Auxílio Brasil passará a ser depositado ainda este mês. Assim, o valor de R$ 600 foi resultado do aumento aprovado pela PEC no congresso, ao final do semestre. Como mencionei anteriormente, os candidatos terão 45 dias para realizar propagandas nas quais devem informar o planejamento de governo buscando votos.
Por fim, segundo as estimativas indicam uma possível reeleição do presidente Jair Bolsonaro candidato do PL. Nessa corrida os petistas somas 44% das intenções de voto, contra cerca de 31% do atual presidente. Vale mencionar ainda, que essas estimativas são para o primeiro turno; os demais votos chegam a 15 pontos percentuais segundo a pesquisa do BTG/ FSB!
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