A Black Friday 2022 está se aproximando, será que você está pronto para lucrar com a data? A Black Friday, no caso a sexta-feira negra, é uma data que acontece um dia após o dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, onde a comemoração da cultura é feita entre os americanos nativos e os colonos ingleses. Mas, atualmente o Dia de Ação de Graças passou a ser uma festa familiar e que movimenta as vendas, aquecendo o comércio.
No início os balanços eram feitos à mão e como a tinta que era usada ao final para sinalizar os lucros era preta, foi dado o nome de Black Friday para indicar um dia de bons resultados no comércio. Nos anos 80, os grandes lojistas adotaram a data para realizar promoções e descontos reforçando a Black Friday como ofertas de compras de produtos com preços abaixo do normal.
Em 2010, a Black Friday foi realizada pela primeira vez no Brasil, porém, envolvia apenas lojas que movimentavam o e-commerce. Em poucos anos, isso se modificou e as lojas físicas adotaram essa data comemorativa que, hoje em dia, é uma das datas mais importantes e aguardadas pelo comércio no país e movimenta desde os maiores lojistas aos microempreendedores do Brasil.
Estar preparado para a data é fundamental para quem quer aumentar o faturamento, e esse artigo poderá te ajudar a se preparar, se planejar para obter resultados mais lucrativos no final.
Quando vai ser a Black Friday 2022?
A Black Friday 2022, vai ocorrer no dia 25 de novembro. Como o nome já diz, a data comemorada acontece na última sexta-feira de novembro. A Black Friday como sabemos teve origem nos Estados Unidos e a data foi escolhida para se ajustar com o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, um feriado que ocorre na última quinta-feira do mês de novembro.
Mesmo que a data tenha como nome apenas um dia da semana, podemos notar que há uma tendência um tanto curiosa que começou a ocorrer no comércio brasileiros, que a Black November. A Black November é simplesmente a antecipação das promoções da Black Friday, que perdura por todo o mês de novembro. Essa é uma estratégia de negociação para movimentar ainda mais as vendas, e sendo muito lucrativa, porque permite que os clientes possam antecipar suas compras ou até mesmo conferir e comparar preços.
Escolher entre ter uma promoção ou um mês é uma ótima visão de estratégia, é preciso levar em consideração o público alvo da sua loja, e o como se comporta os seus concorrentes. É relevante destacar que, além da Black Friday, há também a Cyber Monday. Este evento ocorre praticamente só no varejo online e visa a venda de produtos eletrônicos. O dia acontece na segunda-feira após a Black Friday 2022.
A importância de se preparar para a Black Friday 2022?
De acordo com pesquisas divulgadas pelo Google, a Black Friday é o dia mais importante para as compras digitais no varejo no país. A Black Friday já foi vista como uma farsa, pelo fato de algumas lojas aumentarem o preço uma semana antes para dizer que baixaram os preços na Black Friday, e usarem o termo metade do dobro. É visível o volume de compras, e é possível ver também que a data vem sendo ainda mais aceita pelo público comprador.
Também é importante destacar que a data inicia um período importante de compras no país, pois, está próximo do 13º salário, natal, férias, liquidações etc. É um período em que, é comum, que as pessoas passem a ficar mais dispostas a comprar e, com isso, é importante preparar sua loja, e para a Black Friday 2022 não é diferente.
Alguns empresários e lojistas já tiveram prejuízo por darem descontos sem responsabilidade. Muitos perderam não só dinheiro, mas clientes também, as principais coisas que nenhum empreendedor pode perder nem abrir mão. E por esse motivo, e por ter muita procura, por este período ser estressante para os empreendedores e lojistas, é importante estar preparado e planejar estratégias se você pretende ter sucesso nas vendas.
Como vender ainda mais na Black Friday 2022
Faça um planejamento, o modo como sua equipe se porta e recebe os clientes nesta época do ano faz toda diferença em relação às pessoas que olham e reconhecem a sua marca, e retornam a comprar de acordo com as experiências que tiverem com a Black Friday. É importante ressaltar que os clientes habituais conhecem seus preços e se não tiver diferença de valor, podem reclamar ao órgão de defesa do consumidor e você terá não só perdido o cliente, mas também a credibilidade.
Cuidado e responsabilidade é o princípio básico, escolha bem o que vai para Black Friday, esse é o momento de ganhar dinheiro, é necessário encarar as vendas de forma estratégica no período da Black Friday 2022, e aproveitar o momento crucial para ajudar o comércio a impulsionar o seu negócio por todo o ano, mantendo sempre uma boa movimentação sem deixar a peteca cair e se manter nos períodos mais difíceis.
E aí, vai me dizer que você não está aguardando ansioso (a) a Black Friday 2022? Como você muitas pessoas também estão espero por esse momento, aproveite e compartilhe sua experiência aqui no site com amigos e familiares. Memivi; mudando vidas!