Pode até parecer uma pergunta bem simples, não é mesmo? Mas, na prática, a maneira como você gasta o seu dinheiro pode determinar o seu modo de vida. Além disso, alguns brasileiros gastam mais com passeios, viagens e bens de consumo. Existem outros que dão prioridade a gastos com amigos e família.
Segundo uma pesquisa realizada por economistas, revelou que cerca de 50% dos brasileiros preferem gastar o seu dinheiro com produtos e novas experiência como viagens, por exemplo. Cerca de 37% dos brasileiros dão prioridade a gastos individuais, ainda nesse sentido, cerca de 35% preferem gastar dinheiro com o que consideram qualidade de vida.
O que chama atenção nesse estudo, é que em 12 meses os gastos com viagens e novas experiências caiu consideravelmente. Ou seja, o brasileiro passou a se questionar como gasta o seu dinheiro ou está faltando dinheiro para essas experiências? Segundo o estudo, aproximadamente 19% dos brasileiros passou a gastar menos com novas experiências.
Ainda segundo o estudo de como você gasta o seu dinheiro, o consumo colaborativo segue crescendo no país. Isso quer dizer que o brasileiro passou a considerar a prática sustentável, uma maneira de economizar para poder fazer o seu dinheiro render. Porém, os jovens brasileiros costumam gastar mais com material escolar, comida e smartphones.
Planejamento é fundamental
Dinheiro é muito importante e precisa ser levado a sério, elaborar um planejamento financeiro para gastar o seu dinheiro de maneira adequada pode te ajudar a gastar menos. Pois, algumas pessoas acabam gastando o dinheiro que não têm e muitas vezes gastamos com coisas desnecessárias. Por isso que elaborar um bom planejamento é importante e eficiente tanto para o seu dia a dia como para os seus gastos futuros.
Ter noções sobre educação financeira pode te ajudar a poupar o seu dinheiro, conseguir administrar o seu dinheiro com sabedoria além de render um mês mais tranquilo, por exemplo. Ainda pode te ajudar a lucrar mais, isso mesmo, para quem pensa em investir ter noções de educação financeira vai te ajudar investir sem medo e ainda fazer o seu dinheiro durar mais.
Quando a educação financeira é ensinada desde cedo, a criança cria o hábito de poupar dinheiro se tornando um adulto cauteloso e que dificilmente terá problemas financeiros. Ou seja, quando passamos a considerar o salário como um ganho e uma maneira de lucrar passamos a pensar em como gastar ou como investir para obter lucro. Nas compras essenciais como compras de mantimentos para o mês, por exemplos, quem leva em consideração a educação financeira geralmente não gastamos com supérfluos entre outras situações.
Economia por geração
Ainda segundo o estudo, uma tabela revelou que a geração X costumam gastar mais dinheiro com pessoas de outras gerações. Ou seja, geralmente os brasileiros dessa geração possuem mais despesas com filhos ou até pais idosos. Em seguida, temos a geração Millenials que gastam mais com habitação, seguros e saúde, vale ressaltar que, entre brasileiros e americanos os gastos com seguros são maiores com os americanos.
Nesse contexto, o estudo revelou que a geração que possui menos gastos é a geração Z, pois, os membros mais velhos dessa geração estão vivendo o início de suas carreiras. Sendo assim, os gastos são bem menores, pois, a maioria dessas pessoas ainda moram com seus país e, portanto, costumam dividir as contas de casa.
A decisão de comprar imóveis geralmente, ocorre quando a geração Z, por exemplo, atinge uma idade em que precisam sair de casa. Nos Estados Unidos, os gastos com habitação chegam a 30% por ano em média. No Brasil, os gastos com habitação chegam a 20% aproximadamente, um fato curioso sobre todas as gerações é que cerca de 5% do dinheiro obtido vem sendo destinado ao investimento em saúde mental.
Mas afinal, Como você gasta o seu dinheiro?
Como mencionei, alguns brasileiros gastam mais com passeios, viagens e bens de consumo. Existem outros que dão prioridade a gastos com amigos e família. Já outros 50% dos brasileiros preferem gastar o seu dinheiro com produtos e novas experiência como viagens, segundo o estudo realizado por economistas.
Desde que a pandemia chegou por aqui, o brasileiro passou a se questionar como gasta o seu dinheiro. Assim, boa parte dos brasileiros passou a considerar o investimento em diversos segmentos diferentes uma alternativa para lucrar ou fazer o seu dinheiro render. o consumo colaborativo segue crescendo no país. Isso quer dizer que o brasileiro passou a considerar a prática sustentável, uma maneira de economizar para poder fazer o seu dinheiro render.
Ainda nesse sentido, os jovens brasileiros costumam gastar mais com material escolar, comida e smartphones. Apesar disso, a geração Z com até 25 ou mais já passa considerar morar fora de casa uma alternativa. Desse modo, os gastos com habitação, por exemplo, aumentaram consideravelmente entre essa geração.
Gostou desse artigo? Visite o nosso blog e fique por dentro das novidades relacionadas ao universo das finanças. Memivi.