Preloader Image 1 Preloader Image 2

Projeções da bolsa brasileira para o final de 2022 

Depois de 15 sessões de aportes positivos seguidos, especialistas fazem projeções da bolsa brasileira até o final desse ano.

Projeções da bolsa brasileira para o final de 2022 
Fonte: Google

Após o resultado das eleições presidenciais no Brasil, os rumos econômicos e fiscais seguem sendo discutidos. Além disso, o futuro presidente que deverá assumir em janeiro de 2023 está no período de formação de sua equipe. Através do seu último discurso, a Ibovespa apresentou quedas significativas durante as 4 primeiras sessões do mês de novembro. As projeções da bolsa brasileira para o final de 2022, indicam algumas dificuldades, mas, existem alguns segmentos no mercado que podem se destacar.  

Na última semana, a bolsa teve algumas recuperações significativas com o favorecimento do relaxamento da política da covid zero na China. E o adiamento da apresentação da nova Pec de Transição, contudo, o resultado final da movimentação comprada ao restante do ano foi considerado negativa, com uma queda de 5 pontos percentuais pelo Ibovespa.  

Diante desse cenário, as projeções da bolsa brasileira indicam que muitos investidores estrangeiros estão observando a transição de um governo para o outro antes de voltar a investir. Desse modo, o índice MSCI do Brasil que tinha uma valorização significativa entre os principais mercados de países emergentes assistiu os referenciais da Índia e do México recuperarem terreno. 

Ainda segundo um levantamento e projeções da bolsa brasileira indica que o novo governo apesar ser composto por governantes conhecidos tem um desafio grande pela frente. Os investidores estrangeiros, que em alguns momentos revelaram as suas preferências durante a corrida presidencial estão observando esse momento de transição para voltar a investir na Ibovespa. 

Variação dos mercados em 2022 

O foco de boa parte dos investimentos brasileiros realizados em 2022, foi baseado sobre as taxas de juros dos Estados Unidos, com a crise o Federal Reserve anunciou aumento de suas taxas. Pelo menos cinco vezes em 2022, para conter a inflação no país que chegou a atingir índices bem mais altos. Diante desse cenário, a alta nos juros acabou refletindo na cotação do dólar no Brasil. 

Portanto, o Copom decidiu manter a sua taxa Selic em 13,75% ao ano – patamar que permaneceu em vigor desde o início de agosto desse ano. As taxas básicas de juros foram elevadas cerca de 12 vezes desde o mês de março de 2021. Ainda segundo alguns analistas a projeção para 2023 é de que a Selic permaneça em 11,75 até meados de junho.  

Então poderá recuar para 13,5 pontos ao ano, já para o final do ano que vem a projeção é de juros em 11,25 pontos percentuais. Ou seja, para 2023 devemos esperar estabilidade sem grande oscilação pelo menos por enquanto, porém, esse cenário poderá ter algumas mudanças quando o novo presidente assumir no início de 2023. 

Variação da bolsa em 2022 

No Brasil, os mercados avaliam com cuidado os relatórios divulgados pelo Banco Central, no último relatório, por exemplo, o Produto Interno Bruto – PIB apresentou alta de 2,7% em 2022. Bem acima dos 1,7 pontos percentuais esperados no início de 2022, assim, para o primeiro trimestre de 2023 a projeção é de que o PIB apresente uma alta de 1% apenas. 

Ainda nesse sentido, o BCB revisou a sua estimativa de 8,8 pontos do IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo para aproximadamente 5,8%. Isso quer dizer que a projeção para o ano que vem é de crescimento, ou seja, de um estouro na inflação. No entanto, como muitos especialistas afirmam apesar dessas projeções é preciso observar. 

A Fundação Getúlio Vargas – FGV anunciou recentemente que o IGP-M, mais conhecida como inflação do aluguel deverá aumentar. Esse Índice registrou um aumento de –0,95% no mês de setembro desse ano. Já a confiança com relação ao comércio cresceu, assim como, o setor de serviços.  

Projeções da bolsa brasileira para o final de 2022 

Projeções da bolsa brasileira para o final de 2022 
Fonte: Google

Portanto, as projeções da bolsa brasileira para o fim de 2022 indicam um momento de cautela nos investimentos. Pois, com a transição do novo governo os grandes investidores recuaram para observar a transição e definir os seus futuros investimentos. 

Como mencionei, apresentou uma recuperação significativa com o favorecimento do relaxamento da política da covid zero na China. E o adiamento da apresentação da nova Pec de Transição, contudo, o resultado final da movimentação comprada ao restante do ano foi considerado negativa, com uma queda de 5 pontos percentuais pelo Ibovespa. 

Com esse recuo dos investidores, após o discurso do novo presidente, a Ibovespa apresentou quedas significativas durante as 4 primeiras sessões do mês de novembro. As projeções da bolsa brasileira para o final de 2022, indicam algumas dificuldades, mas, existem alguns segmentos no mercado que podem se destacar.  

Gostou desse artigo? Confira essa e mais novidades que estão relacionadas ao universo das finanças, aqui você descobre as melhores possibilidades de investimentos. Esperamos por você. Memivi. 

Amanda Gonçalves | Graduanda em História pela UFRJ | Redatora e Copywriter com foco em conteúdo estratégico para o setor financeiro, unindo clareza, criatividade e persuasão