As festividades do final de ano são uma excelente oportunidade para aumentar o faturamento. Logo, comerciantes varejistas estão ansiosos para as vendas no Natal. As festas comemorativas se unem com outras como o Ano Novo, a movimentação em lojas físicas e virtuais cresce muito e para melhorar ainda mais aumenta a circulação de dinheiro com o pagamento do 13º salário. Contudo, a previsão é que mais da metade dos brasileiros vão dar presentes neste ano.
Com isso as expectativas dos comerciantes varejistas estão em alta, entretanto, é preciso manter a cautela. O país está passando por um momento de transição no governo, com esse contraste no cenário econômico muitos consumidores não estão indo com tanta sede ao pote. Como foi no caso da Black Friday, onde foi criada uma expectativa e a realidade foi outra. Assim, mesmo tendo oferecido grandes descontos muitos comerciantes ficaram com suas vendas abaixo do esperado.
Por outro lado, de acordo com os especialistas, grande parte da população quer presentear alguém no Natal e isso traz otimismo para os comerciantes. Com base nessa informação preparamos esse artigo para você comerciante que deseja aumentar seu faturamento neste final de ano. Portanto, acompanhe-me nesta leitura e fique por dentro de tudo que está rolando. Vamos lá?
As expectativas
Segundo um levantamento realizado pela CNDL e o SPC Brasil, apontou que cerca de 72% das pessoas entrevistadas irão dar presentes neste Natal para amigos e familiares. Com isso, a projeção é que seja injetado na economia cerca de R$ 67 bilhões este ano. Outra pesquisa que deixa os comerciantes varejistas bastante otimistas para as vendas no Natal é um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio, que estima gerar este ano mais de R$ 65 bilhões em vendas nas festas de final de ano.
Com esses números os valores ultrapassam as vendas no mesmo período do ano de 2021. Na grande São Paulo, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio SP), a expectativa é que haja um aumento de 8% nas vendas este mês decorrente das festividades do final de ano. Além disso, com o pagamento do décimo terceiro salário essas projeções são ainda mais positivas e podem chegar a representar cerca de R$ 8,8 milhões a mais que o mesmo período do ano passado.
Com isso o setor de maior destaque no varejo paulista deve ser o de calça, vestuário e tecidos. Logo, pode chegar a 16% a mais se comparado ao mesmo período em relação a 2021, ficando em destaque pelo segundo ano consecutivo. Por outro lado, outros setores como o de supermercados, farmácias e perfumarias deverão ter um aumento de 6% e 8% em consumo, superando os resultados do ano passado.
Como aproveitar as vendas no Natal?
As festividades do final de ano traz ânimo para qualquer comerciante, entretanto, para aproveitar ao máximo as vendas dessa época e ter bons resultados é necessário fazer um bom planejamento. Por isso, veja a seguir algumas dicas para se dar bem nessa época e fechar o ano no positivo. Primeiro passo é conhecer bem o seu público. Sendo assim, crie kits de ofertas ou combos que tenham afinidades com o público que frequenta sua loja.
Lembre-se das decisões que não deram certo no ano passado e fique atento aos comentários dos seus clientes nas redes sociais. Faça comparações das vendas no mesmo período do ano passado – veja o que deu certo nesse mesmo período no ano passado, sempre verificando as pesquisas de satisfação dos clientes. Reforce com os seus funcionários o foco no atendimento ao cliente com eficácia e rapidez. Nesse caso, uma boa alternativa é oferecer um serviço automatizado com suporte humanizado. Uma ótima opção é usar aplicativos como WhatsApp, para alavancar ainda mais as vendas e esclarecer as dúvidas dos clientes.
Conclusão
Como você pode ver, essa é uma excelente oportunidade para fechar as contas do seu negócio no azul. Aproveite as expectativas e as projeções positivas, para as vendas no Natal e dê o seu melhor. Também não esqueça de verificar o seu estoque, isso é importante para que não falte produtos para venda. Aproveite a euforia das pessoas com as confraternizações e comemorações em família, amigos secretos e outras oportunidades que irão alavancar suas vendas.