Preloader Image 1 Preloader Image 2

Twitter hackeado resulta em vazamento de e-mails de usuários! 

Twitter hackeado: cerca de 235 milhões de usuários tiveram seus e-mails vazados. Saiba mais!

Twitter hackeado
Fonte: Google

Apesar da rede social Twitter não ter se pronunciado sobre o ataque sofrido recentemente, aproximadamente 235 milhões de usuários que utilizam a rede frequentemente. Twitter hackeado resultou em e-mails vazados, e segundo a empresa israelense de monitoramento de segurança eletrônica Hudson Rock informou. Esse tipo de roubo de endereços de e-mail costuma ocorrer com frequência. 

Muitos hackers costumam invadir redes sociais para roubar o endereço de e-mail e dados dos usuários para cometer outros crimes cibernéticos. O maior objetivo desses criminosos, é utilizar esses endereços de e-mail para promover a rivalidade política em períodos importantes como uma eleição. Além disso, existem outros crimes que podem ser cometidos com o uso de um e-mail.  

Desde que a notícia se espalhou, a rede social Twitter não deu mais informações sobre o ocorrido. Esse comportamento acabou contribuindo para que as pessoas especulassem sobre o ataque, ainda segundo informou a Reuters, após o ataque o Twitter não abriu investigações para apurar ou remediar os danos sofridos com o ataque.  

Diante desse ataque sofrido pela rede social Twitter, os especialistas alertam para os cuidados com a segurança dos endereços de e-mail. Além disso, é necessário haver investimento nas empresas para evitar que esse tipo de ataque possa ocorrer. Acompanhe mais detalhes sobre Twitter hackeado!

Twitter hackeado: Informações sobre o ataque  

De acordo com as informações apuradas por empresas de cibersegurança, algumas publicações informam que cerca de 235 milhões. Já outras informam que 400 milhões de e-mails foram vazados, as especulações são variadas, pois o Twitter não se pronunciou sobre o ocorrido. Os dados roubados foram desmobilizados para venda com o valor de US$ 276 mil, por exclusividade desses dados.  

Além desse ataque, em meados de 2021, onde um hacker conhecido como Ryushi realizou um ataque semelhante ao da rede social. Usando a técnica de extração de dados, após uma vulnerabilidade descoberta por ele na rede do passarinho, em janeira do ano passado. Essa vulnerabilidade foi corrigida no mês de agosto, segundo informou o The Washington Post.  

Vale ressaltar que, segundo o Washington Post ataques semelhantes já foram realizados principalmente quando existem vulnerabilidades descobertas. Então, após a descoberta dessa falha na segurança o Twitter sofreu mais um ataque por parte dos hackers. Nesse contexto, os hackers tentaram vender as contas por cerca de 5,4 milhões, no mês de julho de 2022. 

Rastros do ataque cibernético 

Ainda sobre o recente roubo de dados, o hacker Ryushi reivindicou alegando que o seu objetivo era roubar dados das celebridades que utilizam a rede do passarinho. E desse modo, ao roubar os e-mails para vender os dados e obter lucros com as contas das celebridades. A revelação do hacker foi proposital, ou seja, segundo hacker era necessário encontrar dados importantes dos usuários.

Vale ressaltar ainda que, o hacker tinha a intenção de realizar uma engenharia social que se trata de um golpe. Que ocorre quando o golpista convence a sua vítima a compartilhar os seus dados, se passando pela administradora da rede social. Assim, com essa técnica consiste na estratégia do criminoso de enviar links para realizar furtos de senhas.  

Ou seja, hacker rouba senhas e compartilha dados confidenciais como números e senhas de cartões, por isso, não devemos fornecer esse tipo de informações no e-mail. O recente ataque, afetou cerca de 40 celebridades entre políticos, empresas, jornalistas além de agências governamentais. Os profissionais da área de T.I alertam para o investimento, em segurança cibernética, pois à medida que a tecnologia avança os criminosos criam novas técnicas de furtos.  

Rede Social Twitter sofre ataque cibernético 

Twitter hackeado
Fonte: Google

Apesar de não ter confirmado o ataque, a rede social Twitter pediu aos seus usuários que tomassem alguns cuidados relacionados as suas contas como. Por exemplo, a troca de senhas, nome de usuários e demais informações pessoais. Ou seja, Twitter não deu mais informações sobre o ocorrido. Esse comportamento acabou contribuindo para que as pessoas especulassem sobre o ataque, ainda segundo informou a Reuters, após o ataque a rede não abriu investigações para apurar ou remediar os danos sofridos com o ataque. 

Segundo a empresa israelense de monitoramento de segurança eletrônica Hudson Rock, cerca de 400 milhões de e-mails foram vazados, as especulações são variadas, pois o Twitter não se pronunciou sobre o ocorrido. Os dados roubados foram desmobilizados para venda com o valor de US$ 276 mil, por exclusividade desses dados. 

Por fim, como mencionei é necessário haver investimento nas empresas para evitar que esse tipo de ataque possa acontecer, principalmente, com a frequência que está acontecendo. Após reivindica o ataque, o hacker, conhecido pelo nome de Ryushi informou que esse ataque teve como objetivo atingir contas de celebridades para a venda de seus dados. 

Gostou desse conteúdo Twitter hackeado? Confira mais novidades sobre o universo das finanças. Esperamos por você. Memivi. 

Amanda Gonçalves | Graduanda em História pela UFRJ | Redatora e Copywriter com foco em conteúdo estratégico para o setor financeiro, unindo clareza, criatividade e persuasão