Preloader Image 1 Preloader Image 2

Vendas de carros em 2023: Fenabrave prevê crescimento de apenas 0,1%. Saiba mais!

Acompanhe as projeções da Fenabrave de como serão as vendas de carros em 2023, confira todos os detalhes!

Vendas-de-carros-em 2023
Fonte: Google

A entidade que representa as concessionárias brasileiras, realizou as projeções para vendas de carros em 2023. Pelo terceiro ano seguido as vendas do setor devem permanecer estacionadas por volta de 2,1 milhões até o final do primeiro semestre de 2023. Portanto, os carros de passeio, caminhões, utilitários leves e ônibus devem apresentar vendas de aproximadamente 2,11 milhões de unidades. 

As vendas do setor devem apresentar um crescimento 0,1 em relação as vendas do ano passado. Essas projeções representam o segmento de utilitários leves e carros de passeio como, vans e picapes. Diante desse cenário, de recuperação econômica a Fenabrave prevê paralisação, ou seja, crescimento zero.  

Ou seja, as vendas devem permanecer com o mesmo volume de vendas de 2022, que é de aproximadamente 1,96 milhões de unidades. Isso quer dizer que as projeções para o setor de automóveis serão de paralisação. No entanto, o cenário poderá mudar no início do segundo semestre de ano como em alguns antes. Já a venda de caminhões e demais veículos devem somar 124,6 mil unidades. 

Essa quantidade de veículos de grande porte vendidos, é semelhante as vendas do ano passado. Assim, as projeções para o setor de automóveis serão praticamente as mesmas do ano passado. Quanto a venda de ônibus, a Fenabrave está bastante otimista projetando vendas de 23 mil veículos emplacados, esse número representa um crescimento de 5 pontos percentuais. 

Cautela diante do atual cenário econômico

Apesar do cenário de baixo crescimento econômico, Fenabrave segue otimista mesmo com a manutenção da taxa Selic que é de 13,75%, até o final do primeiro semestre pelo menos. Pois, alguns economistas e investidores observam o atual cenário político com cuidado, ou seja, a situação econômica do país pode mudar no segundo semestre desse ano.  

Ainda nesse contexto, as justificativas na entidade em mantes as projeções está relacionado ao conservadorismo e demais suposições que geralmente são feitas no início de cada ano. Isso quer dizer que a finalidade, será de reavaliação até o início do terceiro trimestre de 2023. Assim, a Fenabrave poderá ter uma clareza certa em relação a políticas macroeconômicas ainda que a normalização seja limitadora dos volumes dos últimos dois anos. 

Vale ressaltar que as restrições segue sendo um dos limitadores dos ganhos dos principais setores que contribuem com a economia brasileira. Porém, à medida que a situação do país apresentar outro cenário, as vendas desse setor podem mudar gradualmente. Esse quadro deverá ser semelhante para os demais setores da economia do país. 

Justificativa  

Ainda segundo a Fenabrave esse cenário de baixo crescimento na economia e manutenção da taxa Selic. Isso quer dizer que a taxa de juros de referência relacionada a economia, hoje, está avaliada em aproximadamente 13,75% até o final do semestre de 2023. Além disso, a dúvida em relação as novas decisões políticas deixaram muitos investidores receosos com relação a vários setores.  

Desse modo, a intenção do setor é reavaliar as expectativas ao longo desse ano; muitos analistas indicam esperar até o final do primeiro trimestre para poder voltar a investir. A partir desse período, de acordo com a Fenabrave a política macroeconômica poderá melhorar o cenário. Não obstante dessa tendência de normalização gradual de algumas ofertas, das quais as restrições se tornaram um limitador dos volumes nesses últimos dois anos. 

Vale ressaltar que a desaceleração do setor, está ligado ao avanço da inadimplência de alguns brasileiros que por alguma situação parou de pagar a prestação do veículo. Assim, os bancos que concederam financiamentos revelaram cerca de 1,7% de inadimplência. Por isso, os critérios para a aprovação de alguns perfis estão mais altos.  

Vendas de carros em 2023 

Vendas-de-carros-em 2023
Fonte: Google

Diante desse cenário, as projeções para o setor de automóveis deverão crescer apenas 0,1% Essas projeções representam o segmento de utilitários leves e carros de passeio como, vans e picapes. Isso significa que as vendas devem permanecer com o mesmo volume de vendas de 2022, que é de aproximadamente 1,96 milhões de unidades. Isso quer dizer que as projeções para o setor de automóveis serão de paralisação. 

Então, as projeções para o setor de automóveis serão praticamente as mesmas do ano passado. Quanto a venda de ônibus, a Fenabrave está bastante otimista projetando vendas de 23 mil veículos emplacados, esse número representa um crescimento de pelo menos cinco pontos percentuais. 

Por fim, assim como os demais setores mais importantes da economia o cenário poderá mudar no início do segundo semestre de ano como em alguns antes. Além das vendas de caminhões e demais veículos devem somar 124,6 mil unidades. Vários analistas desse setor, estão otimistas com relação a esse crescimento que apesar de ser pequeno representa uma rotatividade no setor. Contudo, será necessário aguardar os próximos meses para poder opinar sobre o cenário do mercado.  

Vendas de carros em 2023, gostou deste assunto? Confira em nosso site outras novidades do mercado financeiro. Memivi.  

Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!