Que o pix deixa a nossa vida mais fácil, você já sabe! Depois do sucesso que essa modalidade de pagamento obteve em território nacional. O Bank Of Internacional Settlements – BIS, pensando em facilitar a opção do pix internacional. Ficou curioso? Bem, trata-se de uma de mais uma vantagem que a modalidade oferecerá para os brasileiros.
Desde que foi criado o pix já ultrapassou a marca de chaves cadastradas, ou seja, até 2022 cerca de 473 milhões de brasileiros cadastraram suas chaves. A modalidade de pagamento segue ganhando destaque pelo mundo e recentemente, está em fase de testes em uma plataforma de integração direcionada para pagamentos em mais de 60 países.
Aqui no Brasil, o pix se tornou parte do dia a dia em meados do mês de novembro, por exemplo, a modalidade completou dois anos em operação. Segundo dados do Banco Central, ao longo desses dois anos em funcionamento cerca de 5,4 bilhões de transação que contribuíram para o pix se torna-se o meio de pagamento mais eficaz.
Porém, quando o assunto é realizar transações do Brasil para o exterior a velocidade não é uma realidade, não é mesmo? Por isso, a opção do pix internacional deverá se tornar a solução ideal para quem costuma fazer esse tipo de transação. Entenda como essa modalidade deverá funcionar essa opção de pagamento.
Será necessário outro aplicativo?
Não, pois o objetivo dessa nova opção de pagamento deverá conectar as instituições financeiras. Isso quer dizer, a nova plataforma que possui alguns bancos conectados ao Nexus e, desse modo, os correntistas estarão conectados da mesma forma. De acordo com o planejamento do projeto, ao realizar a transação o correntista deverá mostrar a taxa de câmbio quando no momento da transferência.
Ainda nesse sentido, os correntistas não serão obrigados a realizar a inscrição no Nexus para usar o pix internacional. Além disso, não será necessário criar novas chaves para fazer o pagamento com o pix internacional. Significa que a chave-Pix que o correntista usa no dia a dia poderá ser utilizado também para o pix internacional.
Portanto, a finalidade de criar mais essa opção de pagamento será de fato para facilitar tanto a vida dos correntistas pelo mundo, como os bancos. Contudo, todo o procedimento que a transação exige ainda está em fase de testes. Para que não haja nenhum tipo de imprevisto quando a implementação dessa opção de pagamento estiver sendo utilizada. Assim, além de facilitar as transações bancárias internacionais a quantidade de transações utilizando o pix deverá aumentar ainda mais.
Quais são os benefícios dessa opção de pagamento?
Segundo o Bank Of Internacional Settlements – BIS, a criação de mais essa modalidade de pagamento tem como objetivo principal melhorar a velocidade desse tipo de transação. Desse mesmo modo, entre outros objetivos como melhorar a transparência e os custos dessas transações internacionais.
Vale ressaltar que a criação dessa modalidade foi um dos pedidos na reunião do G20; o grupo dos países mais ricos do mundo. Nesse contexto, a criação do pix internacional deverá contribuir para a inclusão financeira, ou seja, um sistema internacional integrado e, portanto, mais rápido. Além de ajudar na redução de custos desse tipo de transação, desse modo, os correntistas podem acessar mais serviços de remessas.
Além da confiança que o pix possui desde que foi criado, o sistema deverá garantir alguma confirmação dos dados do correntista. Antes da conclusão da operação, assim, os usuários não serão pegos de surpresa na hora de fazer o pagamento usando o pix internacional. Com a unificação do sistema, as taxas de transferências assim como as taxas de câmbio devem ser consultadas antes do pagamento final.
Opção do Pix Internacional
De acordo com o Bank Of Internacional Settlements – BIS, a criação da opção do Pix Internacional tem como objetivo principal melhorar a velocidade desse tipo de transação. Pois, desde que foi criado o pix já ultrapassou a marca de chaves cadastradas, ou seja, até 2022 cerca de 473 milhões de brasileiros cadastraram as suas chaves.
Segundo alguns economistas a opção dessa modalidade de pagamento deverá se tornar a solução ideal para quem costuma fazer esse tipo de transação. Vale lembrar que os correntistas não serão obrigados a realizar a inscrição no Nexus para usar o pix internacional. Ou seja, não será necessário criar novas chaves para fazer o pagamento com o pix internacional. Portanto, a chave-Pix que o correntista usa no dia a dia poderá ser utilizado também para o pix internacional.
Por fim, mas não menos importante essa opção de pagamento ainda não está funcionando, pois, segue em fase de testes. Para que não aconteça nenhum imprevisto quando a implementação dessa do pagamento estiver sendo utilizada. Além de facilitar as transações bancárias internacionais a quantidade de transações utilizando o pix deverá aumentar ainda mais.
Gostou desse artigo? Confira as novidades relacionadas ao universo das finanças, aqui. Esperamos por você. Memivi.