Com a exoneração de Fausto Ribeiro, Taciana Medeiros assumiu o cargo de presidente do banco do brasil de acordo com a nova edição do Diário Oficial da União – DOU. Com esta nomeação, Taciana será a primeira mulher a chefiar a instituição em mais de 200 anos. A nova presidente é administradora com pós-graduação em marketing, ela atua na instituição desde o ano 2000.
A indicação da paraibana de 44 anos, representa um avanço para muitas mulheres que atuam nesse meio. A presidente da instituição já ocupou cargos de gerência de relacionamentos da instituição e negócios nas unidades do Norte e Nordeste, além de Brasília. Em seu perfil na rede social LinkedIn Taciana frisou que foi responsável pelo desenvolvimento de algumas estratégias. Que estão relacionadas a distribuição de produtos funcionais do banco, principalmente, ao mercado de pessoa física.
Reconhecimento das mulheres
Apesar das várias desigualdades que existem na sociedade brasileira e isso reflete também no mercado de trabalho. A notícia da posse da nova presidente Taciana Medeiros, além de levantar pautas importantes, como as desigualdades no mercado de trabalho. Ressalta o crescimento do reconhecimento das mulheres no mercado de trabalho.
De acordo com a Seade – Fundação Estadual de Análise de Dados, no mercado de trabalho brasileiro podemos observar que desde 2000. Ano em que a atual presidente do banco do brasil deu início a trajetória na instituição. Pelo menos uma em cada 5 profissionais faziam parte da população economicamente ativa. Saiba mais aqui!
Mercado de trabalho e o universo feminino!
Com as garantias trabalhistas das mulheres asseguradas na legislação brasileira, o cenário atual do mercado de trabalho brasileiro revela que a quantidade de profissionais contratadas com idades entre 17 e 70 anos é era de 61,6% em 2015. E segundo as projeções do mercado até 2030 esse percentual deverá crescer para cerca de 64,3%.
Apesar de ser uma quantidade baixa, o levantamento ainda indica que a participação masculina deverá cair para 82,7 pontos percentuais até 2030. Ou seja, mesmo com essa disparidade na quantidade de mulheres atuando do mercado de trabalho existem outros fatores que devem ser levados em consideração.
Ainda nesse contexto, os avanços das profissionais brasileiras que se destacam no mercado deverão possibilitar que mais mulheres possam avançar ainda mais. Para que esse cenário mude completamente nos próximos anos, será necessária uma conscientização maior em relação ao trabalho das mulheres tanto na sociedade como no mercado de trabalho.
Cenário econômico atual
Atualmente, muitas famílias brasileiras são chefiadas por mulheres e, portanto, têm no trabalho a sua garantia econômica. Segundo a análise da Fundação Getúlio Vargas, profissionais brasileiras com filhos sofrem alguns impactos negativos. Quem ainda não tem filho, não sofrem tanto com as desigualdades e exigência do dia a dia, por exemplo.
O estudo realizado pela fundação ainda revelou que após a pandemia, muitas escolas fecharam e as crianças tiveram que ficar em casa. Então, muitas mulheres tiveram que abrir mão de seus empregos, um ano antes da pandemia a diferença entre mães de pai no mercado de trabalho era de aproximadamente 31%.
Após a pandemia esse percentual passou para 34 pontos percentuais, portanto, algumas dessas mulheres passaram a enxergar no empreendedorismo uma saída. Além de poder trabalhar dentro de casa, a chance de se tornar MEI ficou ainda mais fácil depois da pandemia. Hoje, várias microempresas são chefiadas por mulheres que geram renda e assim contribuem com a economia do país.
Taciana Medeiros: Nova presidente do Banco do Brasil
Taciana Medeiros, assumiu o cargo de presidente do banco do brasil como informou a nova edição do Diário Oficial da União – DOU. Ao assumir o cargo, ela se tornou a primeira mulher a presidir o banco em mais de 200 anos. Além dos cargos já citados nesse artigo, Taciana ainda atuou como Superintendente Comercial n BB Seguridade. Desenvolvendo modelos estratégicos para vendas no país.
Além disso, a atual presidente foi gerente de uma das equipes responsáveis pela construção do orçamento comercial de previdência, seguros, capitalização que ajudaram a BB seguridade a alcançar a meta e perspectivas que foram estabelecidas para o negócio no segmento de empresas de seguro. E com isso a BB Seguridade passou a ocupar um lugar de destaque nesse mercado.
Vale ressaltar ainda que entre os anos de 2018 a 2020, Taciana chefiou a implantação e aperfeiçoamento do procedimento de pós-venda junto a Diretoria de Crédito e Empréstimos do BB. Já em 2021, Taciana assumiu a Gerência Executiva Experiência do Cliente e Soluções da instituição onde desenvolveu a estratégia de expansão e rejuvenescimento da base de clientes do banco. Todos esses resultados, ajudaram a atual presidente do banco a conquistar esse cargo tão importante.
Você sabia que Taciana Medeiros havia se tornado a nova presidente do BB? Visite o nosso blog e fique por dentro das novidades relacionadas ao mundo das finanças.