Preloader Image 1 Preloader Image 2

Tendência DIY; saiba o que essa sigla significa e como se beneficiar!

Tendência DIY é uma novidade do mundo moderno. Confira todos os detalhes dessa novidade e economize!

tendencia-diy-veio-para-ficar
Fonte: Google

A nova Tendência DIY vem estimulando várias pessoas a investir em seus próprios projetos. Você já ouviu a expressão colocar a mão na massa? A nova tendência vem fazendo sucesso, pois, as pessoas enxergam a expressão como um incentivo para iniciar um negócio, investimento ou algum projeto que por um motivo acabou engavetado.  

Ou seja, com esse incentivo cada vez mais pessoas estão investindo em seus próprios negócios e hobbies que acabam rendendo lucro. Desde que a pandemia chegou ao país trazendo uma crise econômica sem precedentes muitos brasileiros descobriram uma veia empreendedora. 

Então, o faça por conta própria deve crescer ainda mais no país devido a quantidade de novos microempreendedores que vem surgindo desde o final das restrições para conter o novo coronavírus. De acordo com alguns especialistas, a nova tendência faz bastante sucesso entre pessoas que buscam alternativas de baixo custo.  

Além de abrir novos negócios, a tendência do faça por conta própria incentiva as pessoas a criar soluções sem precisar de um profissional – quem entre nesse universo acaba encontrando soluções lucrativas, inclusive. Algumas pessoas acabam encontrando uma vocação que não tinham conhecimento. Por esse motivo, a Tendência DIY vem crescendo rapidamente, pois, além de trazer soluções mais rápidas, pode até gerar uma fonte de renda.  

Como a nova tendência surgiu? 

Esse movimento teve origem no início do século XX, nos EUA, os norte-americanos valorizam bastante a autossuficiência e o empreendedorismo. Então a ideia de fazer as coisas sem precisar de um profissional, ou seja, por conta própria incentiva diretamente a autossuficiência das pessoas. Além da redução de gastos no orçamento do mês com mão de obra e produtos industrializados. 

Em meados da década de 50, a tendência começou tomar força devido aos acontecimentos anticapitalistas. Essa ideia voltou com toda força no período mais crítico da crise econômica deixada pela pandemia do novo coronavírus. Nesse sentido, além da crise na economia as questões ambientais também acabam contribuindo para que esse movimento ganhe mais foça. 

Atualmente, ser sustentável se tornou essencial além de estar diretamente ligado à mentalidade do faça por conta própria, não é mesmo? Por essa razão, objetos criados a partir de materiais que já foram utilizados seguem fazendo bastante sucesso no mercado. Os segmentos que vem lucrando com a nova tendência estão ligadas a decoração, drinks e coquetéis até lembrancinhas de festa entre outras alternativas.  

 Tendência DIY: Customização de materiais usados  

A tendência faça por conta própria, geralmente utiliza diversos materiais que de uma maneira versátil, por exemplo, reutilizar garrafas PET, roupas rasgadas ou manchadas que podem ser usadas para decoração de festas infantis. Uma das regras da nova tendência é: pense fora da caixa.  

Ou seja, observar materiais e objetos guardados para decorar o quarto de uma criança ou virar peças de um jogo. Para organizar festas, por exemplo, você poderá usar utensílios de cozinha, flores que devem servir para decorar a sua festa. Assim, não será preciso gastar com a decoração além de não precisar gastar com um decorador.  

Nesse contexto, reformar os seus vasos pode dar mais vida a decoração da sua casa, alguns designers, afirmam que poucos objetos podem trazer vida e personalidade a sua casa. E para chegar a esse objetivo, não será preciso gastar muito basta utilizar os vasos que você já possui em casa. Outra dica super econômica, que tal criar um suporte de plantas com palitos de sorvete. Interessante, não é? E você pode encontrar todos os materiais dentro de casa, ou seja, não será preciso gastar com novos objetos de decoração. 

Faça por conta própria ou Tendência DIY

tendencia-diy-veio-para-ficar
Fonte: Google

Portanto, com a Tendência DIY além de economizar na decoração da festa de aniversário, decoração do seu lar ou até da sua empresa. Será possível usar aquela ‘graninha’ extra para investir, desse modo, será possível decorar e deixar o seu negócio mais atraente sem precisar gastar muito.  

Afinal, a nova tendência possui o objetivo de criar uma consciência autossustentável possibilitando mais economia para o seu dia a dia. A redução de gastos pode render lucro e evitar gastos desnecessários, ao dar vida a novos objetos a partir de materiais usados deverá garantir melhor aproveitamento do produto.

Além de contribuir com o seu bolso, você viu nesse artigo que as possibilidades são bem variadas. Nesse contexto, além de economizar você pode iniciar um novo negócio podendo ganhar dinheiro com a tendência DIY. Além de ajudar na redução de lixo e desperdícios desnecessário.

Contribuindo com o meio ambiente, economizando, além de poder descobrir um novo talento, já pensou em fazer do seu hobby uma fonte de renda extra?  

Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!