Warren Buffet é um dos maiores investidores do mercado financeiro, a sua visão de mercado é acompanhada por vários acionistas no mundo todo. O estilo Warren Buffet de investir está ligado a estratégias de investimentos com os maiores retornos do mercado. Assim como o seu estilo de investimento o termo moat ajuda muitos acionistas a analisar ações negociadas na bolsa de valores.
Esse termo consiste em proteger o investidor das negociações arriscadas, mas para poder entender mais sobre esse termo. Devemos compreender a origem do termo criado por Buffet, o moat firmou-se no mercado como ferramenta para analisar oportunidades de investimentos sem riscos. Apesar de que sempre haverá riscos quando falamos em investimentos, ou seja, essa abordagem antevê empresas com vantagens competitivas sustentáveis a longo prazo.
Nesse contexto
O estilo Warren Buffet de investir se tornou referência de investimento devido ao sucesso do investidor no mercado com os seus investimentos. De acordo com Buffet, preço é o que você paga, valor é que você recebe além de jamais investir em um negócio que você não entender, são dicas importantes que você deve levar em consideração se quiser se destacar no mercado.
Além disso, outra dica muito importante que compõe o estilo Warren Buffet de investir é a primeira regra que consiste em nunca perder dinheiro. Assim, você deverá tomar cuidado ao investir no mercado já a segunda regra do investidor é jamais esquecer a primeira. Ou seja, ao lidar com o mercado financeiro ter estratégia é fundamental.
Como funciona uma aplicação seguindo o termo moat?
Além de entender mais sobre esse termo, essa análise criada por Warren Buffet possui um diferencial competitivo que consegue proteger a rentabilidade dos seus lucros a longo prazo. Nesse sentido, usando essa técnica será possível manter as suas transações no mercado com a escolha dos papéis das empresas com maior competitividade, a expectativa é de obter mais lucros.
Ou seja, quanto mais competitiva for a empresa na bolsa de valores mais vendas a empesa terá, então, o investidor poderá obter mais rentabilidade. Além disso, existem outras abordagens que podem ser usadas como, por exemplo, o value investing – que passou a ser utilizado por Buffet e assim ganhou visibilidade.
Nas aplicações de qualquer, a ideia é encontrar papéis de companhias valorizadas na bolsa; porém vendidas por valores específicos. Esse comportamento faz com que os ativos sejam descontados, portanto, se a companhia utilizar o moat a tendência será de resultados positivos além da possibilidade de um retorno maior.
Por que o acionista deve conhecer o moat?
Bem, o moat pode orientar o acionista na tomada de decisão em relação as transações durante os pregões. Então, entender a importância do moat vai te ajudar a investir em ações que atendam aos critérios do termo que além de proteger a carteira. Você terá as melhores perspectivas sobre o retorno tanto no médio como a longo prazo, caso o benefício competitivo da empresa se mantenha.
Pois, a principal tendência é obter uma lucratividade maior nesse sentido as companhias desse tipo podem remunerar mais dividendos. Desse modo, aplicar em ações como essas pode ser vista como uma maneira de compor renda passiva.
Ao entender como o moat funciona, é fundamental entender como encontrar empresas que atendam a essas regras. Por esse motivo, vale observar os negócios que têm maiores participações de mercado e que oferecem experiências, serviços diferenciados e produtos. Esse tipo de empreendimento costuma ser utilizado no mercado americano devido ao tamanho da economia dos Estados Unidos.
Estilo Warren Buffet de investir
O termo moat é apenas um exemplo do estilo Warren Buffet de investir, além disso, o conhecimento deve ser a base mais sólida para investir no mercado financeiro. Além de ler os livros indicados pelo investidor, ler as cartas divulgadas pela Berkshire Hathaway de tempos em tempos para os seus acionistas.
Ao conferir o conteúdo, o investidor pode aprender as estratégias de holding usados para conseguir ganhos naturais com médias que chegam a ultrapassar os 20%. Vale lembrar que o conhecimento é fundamental para pode investir com segurança e em empresas que fazem parte de portfólios importantes.
Considerar o seu perfil como investidor deve ser importante, antes mesmo de entender e seguir o estilo de Buffet. O estilo do investidor segue o modelo voltado para longo prazo, levando em consideração diversos pontos variáveis para aquisição.
Por fim, acreditar na alavancagem dos juros compostos é importante para o crescimento da sua carteira. Tanto para o seu perfil como investidor, como para contar com poder dos números em sua carteira, porém, esse resultado virá com o tempo.