Existem vários fatores que podem influenciar os acionistas na hora de investir, um dos indicadores mais usados por muitas empresas na bolsa é o patrimônio líquido. Devido a sua facilidade em revelar como está a saúde financeira da empresa em relação aos seus investimentos. Então, saber como funciona o patrimônio líquido é fundamental para que escolha os melhores investimentos.
Esse indicador verifica eventuais problemas na gestão da organização das empresas que negociam as suas ações. Desse modo, os acionistas podem decidir se vale a pena investir nas ações de uma empresa ou não. Além do estudar o ativo antes de investir, utilizar esse indicador pode te ajudar a elaborar uma carteira rentável.
Nesse sentido, é importante entender como funciona o patrimônio líquido para poder investir com segurança. Além disso, esse indicador é relevante tanto para o acionista como para as empresas que realização as suas transações na bolsa de valores.
Vale ressaltar que é comum encontrar companhias com o faturamento alto, que estão endividadas. Essas dívidas podem estar ligadas a existência de obrigações financeiras que acabam comprometendo o capital da companhia a longo prazo. Por isso, entender como funciona o patrimônio líquido é fundamental, assim, você poderá fazer aplicações mais seguras e lucrar a longo prazo.
Como calcular este indicador?
Além de entender o conceito do patrimônio líquido, ter uma noção sobre o cálculo desse indicador pode fazer diferença quando você estiver estudando o ativo, por exemplo. Primeiramente, será preciso encontrar os rendimentos da empresa que pode ser facilmente encontrado ao fazer o balanço patrimonial. Toda empresa possui um balanço patrimonial e esse documento deve ser divulgado obrigatoriamente.
Porém, existe ouro documento que pode utilizado para realizar o cálculo que o DRE – Demonstração dos Resultados do Exercício. Esse documento estão os dados da receita líquida e bruta da empresa, além do lucro, despesas, prejuízos que a empresa possui entre outros detalhes financeiros.
Vale ressaltar que um cálculo positivo significa que a empresa possui mais patrimônio que despesas. Logo, quanto maior for o resultado do cálculo, isso quer dizer, que a saúde financeira da empresa está positiva. No entanto, em caso de um resultado negativo a companhia pode estar passando por problemas em seu setor financeiro. Neste caso, a empresa pode estar operando no vermelho – sendo capaz de não ter receitas suficientes para cobrir as suas despesas futuras.
Análise do investimento
Ao entrar para o mercado financeiro, o acionista terá que aprender a lidar e entender diversos assuntos relacionados a finanças. Por isso, além de estudar educação financeira é preciso se adaptar ao mercado, assim como, estar preparado para situações de crise. Isso inclui ter uma reserva financeira para períodos de crise rápidos ou longos.
Nesse sentido para ter uma visão ampla sobre os seus investimentos para poder tomar a decisão certa, é relevante saber o que é e a importância do patrimônio líquido. Vale ressaltar que o PL é importante, mas, conhecer os demais indicadores das análises fundamentalistas é tão importante quanto.
Então, se você quer investir e obter mais rentabilidade na sua carteira de investimentos usa o patrimônio líquido poderá ajudar na tomada de decisão. Além disso, utilizando esse cálculo corretamente considerar algumas ações na hora de aplicar o seu dinheiro ficará mais fácil. Vale ressaltar que esse cálculo deve ser usado isoladamente para não acabar limitando a sua visão sobre uma companhia.
Como funciona o patrimônio líquido?
Como mencionei, antes de fazer o cálculo desse indicador é necessário saber a hora certa de usá-lo e como funciona o patrimônio líquido. Pois, esse indicador é o resultado da subtração dos passivos de uma organização. Então antes de usar o indicador para fazer o cálculo, será necessário saber como o indicador funciona corretamente.
Além do significado dos seus conceitos, nesse sentido, os ativos que estão disponíveis na bolsa compreendem todos os bens da companhia. Portanto, o conceito consiste na geração de receitas para a empresa como por exemplo: veículos, imóveis, patentes investimentos entre outros. Vale lembrar que os passivos representam às obrigações, despesas e demais custos da organização.
Continue para saber mais sobre Patrimônio Liquido
Isso quer dizer que o conceito declara que os compromissos financeiros da empresa podem reduzir as riquezas da mesma. Por fim, para você que começou a investir agora é importante entender como os indicadores funcionam além de realizar os seus cálculos. Por isso, antes de investir é necessário observar o ativo além de estudar mais sobre educação financeira e o mercado financeiro ao todo.
Elaborar uma estratégia de investimento é importante para manter a sua carteira de investimentos positiva. Seguir as dicas de investidores de sucesso, é uma excelente alternativa para fazer o seu dinheiro trabalhar por você. Gostou desse artigo? Confira essa e mais dicas importantes sobre o universo das finanças. Esperamos por você. Memivi.