Preloader Image 1 Preloader Image 2

Vendas de motos crescem mais de 34% em fevereiro, confira todos os detalhes.

Com a demanda aquecida, o Presidente da Fenabrave afirma que o aumento nas vendas de motos, e isso deixou o mercado animado.

venda-de-motos-cresce-mais-de-34-em-fevereiro
Fonte: Google

No mês de fevereiro desse ano, aumento de 34,1% nas vendas de motos em comparação com as vendas desse veículo, em 2022 deixou o mercado automobilístico animado. Nesse sentido em comparação com o mês de janeiro do ano passado, onde as vendas tiveram resultados menores devido aos quatro dias a mais de vendas em relação a fevereiro as vendas foram relativamente fracas cerca 100,5 mil unidades. 

Sobre esse resultado, a associação das concessionárias – Fenabrave divulgou o número de vendas que apresentou crescimento em relação ao ano passado. O principal motivo do aumento na demanda é a expansão dos serviços de delivery. Além da busca dos consumidores brasileiros por meios de transporte mais baratos, mais econômicos no consumo de combustível. Que se tornou umas das maiores preocupações dos consumidores brasileiros, por esse motivo, a busca por motos cresceu consideravelmente.  

Para se ter uma ideia

No bimestre de 2022 as vendas de motos apresentaram uma soma de 211,1 mil unidades. Ou seja, o aumento de 34,1% na venda de motos deve representar um aumento de aproximadamente 28,2 pontos percentuais. Ainda segundo o presidente da associação das concessionárias, José Maurício Andreta Júnior, informou que essa demanda deverá permanecer em crescimento ao longo desse ano. 

Pois, trata-se de um veículo essencial para a logística dos dias atuais nas cidades, assim como, para muitos motoristas de automóveis domésticos e comerciais leves que acabaram optando pela moto como principal meio de locomoção. Devido a facilidade e agilidade de locomoção e facilidade na hora de estacionar e realizar entregas de delivery, além da economia no combustível. Então, esse aumento de 34,1% na venda de motos pode ser considerado um ponto alto para o mercado; em 2023. 

Desaceleração? 

Apesar desse aumento de vendas no mês de fevereiro, alguns especialistas, apostam na desaceleração do mercado. Pois, esse crescimento não deverá ser o reflexo dos próximos meses, no entanto, o aumento na demanda segue animando os fabricantes de motos. Atualmente, no Brasil existem cerca de 142,9 mil veículos emplacados, ainda segundo especialistas desse mercado o aumento deve-se a uma base de comparação baixa.  

Visto que no mês de janeiro de 2022, várias fábricas de veículos foram afetadas pela falta de componentes do que em 2023, por exemplo. Ou seja, segundo a opinião dos especialistas do mercado automobilístico o nível de estoques manteve-se inalterado. Pelo menos, neste primeiro mês de 2023 comparado ao final de 2022, que teve um volume razoável para trinta e oito dias de vendas. 

Vale ressaltar que esse avanço teve uma base pequena em comparação, aos anos anteriores da pandemia. A produção de veículos no primeiro mês do ano segue um ritmo de um período marcado por incertezas, em relação a política macroeconômica. Que acaba contribuindo para a concentração de gastos no orçamento das famílias brasileiras, como a matrícula nas escolas e o IPTU, por exemplo. Geralmente esse tipo de gasto no início do ano, pode gerar uma desaceleração em outros mercados. Contudo, esse aumento discreto deve ser comemorado, pois, o país segue tentando se recuperar da crise deixada pela pandemia, em 2020. 

Vendas de motos em alta, saiba mais!

venda-de-motos-cresce-mais-de-34-em-fevereiro
Fonte: Google

Além do aumento de vendas no país, o mercado segue uma tendência de crescimento de aproximadamente 19,3 pontos percentuais em relação ao mês de janeiro do ano passado. Vale ressaltar que a inauguração de mais uma loja de motos em Manaus, deverá contribuir com esse aumento na demanda de motos ao longo do ano. De acordo com o diretor da fábrica da BMW Group, Alex Donatti entre 2022 e 2025, a fábrica deverá receber um aporte de R$ 50 milhões. 

Esse aporte deverá ser investido no lançamento de sete novos modelos de motos, uma dessas motocicletas, inclusive, já foi lançada. O planejamento é ampliar a área da fábrica para cerca de 33%; segundo Donatti esse crescimento deverá contribuir com o aumento de vendas desse veículo no país.  

A projeção é positiva no mercado automobilístico brasileiro, portanto, com o crescimento da demanda o mercado deverá crescer ainda mais até o final de 2023. Vale ressaltar que em 2022, as fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus chegaram a produzir cerca de 1.413.222 unidades.  

Aumento de 34,1% na venda de motos, em fevereiro de 2023.

Como você pode perceber o mercado automobilístico segue animado com o aumento de 34,1% na venda de motos, em fevereiro de 2023. Além das projeções dos especialistas desse mercado, de acordo com as suas projeções, 2023 deverá ser um ano positivo. No entanto, apesar desse aumento o mercado não deverá apresentar aumento nas vendas de motos até o próximo semestre.  

Pois, ao considerar o cenário atual do mercado os juros altos acabam contribuindo para que o consumidor tenha mais cuidado na hora de comprar o seu veículo. Esse novo aumento nos juros contribuiu para que o mercado passe para o consumidor os juros mais altos. Portanto, devemos esperar um ano de vendas moderadas com algumas oscilações positivas. 

Sendo este um dos motivos pelo aumento nas vendas de motos, além de ser um veículo que possui várias vantagens com relação ao um carro. A moto acabou se tornando um transporte essencial para a logística das cidades, ainda nesse contexto, a facilidade na hora de estacionar contribui para o aumento da demanda entre outros motivos. 

Gostou desse artigo? Confira as novidades relacionadas no mundo das finanças; esperamos por você. Memivi! 

Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!