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Internacionalização: Como levar a sua startup para o mercado internacional?  

Internacionalização: Neste artigo, você vai acompanhar dicas de profissionais que vão te ajudar a levar a sua startup para o mercado internacional.

Internacionalização
Fonte: Google

Há alguns anos atrás, competir com empresas estrangeiras diretamente era um privilégio, nos dias atuais, levar a sua startup para o mercado internacional se tornou um pouco mais fácil. Empresas de pequeno e médio porte estão recebendo excelentes oportunidades para fazer parte do setor internacional, afinal, o mundo mudou. Continue para saber tudo sobre Internacionalização. 

Então, boa parte dos negócios já começam com propostas inovadoras e disruptivas em seu DNA. Essa estratégia mais conhecida como internacionalização, é utilizada para expandir os negócios de startups brasileiras para o mercado internacional. Ou seja, independente do segmento da empresa; a internacionalização serve para ajudar nessa expansão de comercialização de serviços e produtos no exterior.  

Portanto, não há necessidade de abrir uma empresa em outro país em alguns casos, por exemplo, e o produto ou serviço oferecido pela startup será possível realizar diversas operações no mesmo local onde a empresa já existe. Isso quer dizer que, levar a sua startup para o mercado internacional é possível nos dias atuais.  

Além disso, entre as vantagens de levar a sua startup para o mercado internacional está a possibilidade de poder fechar parcerias importantes de negócios. Vale ressaltar que as chances de expandir a sua empresa podendo abrir franquias pode ser possível, de acordo com o planejamento da startup.  

Estudando o mercado 

Além de ter o projeto de expandir o seu negócio, estudar o mercado é fundamental para o empresário que pretende alcançar outro patamar empresarial. Além de analisar a própria empresa para saber qual a melhor estratégia para poder se lançar no mercado internacional. Será necessário entender um pouco mais sobre cultura local. Assim como, como funciona a economia tanto do setor onde a sua empresa atua como no país onde você pretende expandir os seus negócios.  

Vale ressaltar que iniciar operações no exterior, requer um estudo, um planejamento e estratégias adequadas para evitar que o seu negócio não consiga o sucesso de vendas esperado. Além disso, será necessário se adequar as legislações do país, que pode te ajudar na hora de contratar funcionários entre outras burocracias que geralmente envolvem a abertura de uma empresa.  

Portanto, organização é fundamental em um momento como este buscar uma consultoria com profissionais capacitados pode evitar dores de cabeça. Segundo alguns especialistas seguindo essas dicas simples, mas que fazem toda a diferença na hora de abrir uma empresa em outro país. Hoje, existem várias opções de programas de incentivo e aceleração para startups que tem o planejamento de entrar para o mercado internacional.  

Internacionalização: Motivos para levar a sua startup para outro patamar.

Internacionalização
Fonte: Google

Além dos motivos citados neste artigo, a expansão da rede de clientes pode ser um dos fatores importantes na hora da Internacionalização. Vale lembrar ainda que muitas empresas buscam o mercado internacional, com o objetivo de consolidar a sua marca, além de aumentar a sua receita.  

Outro motivo que pode pesar bastante nessa decisão, é a busca por novas fontes de financiamento muitos empreendedores sentem a necessidade de atrair mais receita. Além da vantagem de trazer mais credibilidade para a sua marca. Ou seja, todos os pontos citados são relevantes para empreendedores que buscam internacionalizar suas startups.  

Vale ressaltar ainda que, devido à crise econômica muitos brasileiros têm recuado em relação aos seus gastos com diversos tipos de produtos e serviços. De acordo com economistas, alguns dos produtos e serviços que os brasileiros deixam de comprar são considerados supérfluos. Por este motivo, que expandir a startup pode contribuir com o ganho de receita dessas empresas. 

Como levar a sua startup para o mercado internacional? 

Além de aproveitar essas dicas que ajudam o empreendedor a levar a sua startup para o mercado internacional. Será necessário entender que se trata de uma jornada que necessita de cuidados em relação ao planejamento. Apesar de ser possível levar a sua empresa para o mercado internacional, será preciso, estar preparado para encarar alguns desafios.  

Entre eles, o empreendedor deve prestar atenção a barreira do idioma, além de conhecer a cultura do país onde pretende estabelecer a sua startup. Como mencionei, será preciso estar atento as legislações do país que podem ser diferentes das leis brasileiras. Por isso, vale a pena elaborar um planejamento com todos esses detalhes antes de iniciar o processo de abertura de empresa no exterior.  

Um dos passos mais importantes, segundo alguns especialistas, é criar uma nova estrutura sem que seja necessário perder a essência da sua empresa. Por fim, antes de contratar profissionais estrangeiros será necessário estar de acordo com a legislação do país, evite problemas burocráticos que podem atrasar o sucesso da sua empresa no mercado internacional. Lembre-se com o um bom planejamento, as chances de sucesso serão maiores alcançar essa finalidade exige investimento, planejamento e estudo; por isso, não pule etapas.  

Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!