Preloader Image 1 Preloader Image 2

Conheça a tecnologia Contactless! Uma inovação no mercado.

Tenha as novidade tecnológicas a seu favor; o pagamento por aproximação é a mais nova tecnologia de aprimoramento dos cartões de crédito e débito.

Fonte: Google

O cartão de crédito tornou-se um objeto indispensável em nosso dia a dia, nos proporciona dinamismo e agilidade na hora do pagamento; compras ou contas, muitos de nós já não imaginamos viver sem. Ainda mais agora com a evolução tecnológica que trouxe tanta novidade e tornou tudo mais inteligente e completo. Quer saber como? Leio esse artigo até o final e descubra sobre a tecnologia Contactless.

Sobre o cartão de crédito

Talvez você não saiba ou até tenha a impressão que o cartão de crédito sempre existiu em nossas vidas. Contudo, não é verdade; esse objeto tão valioso entre nós chegou há pouco mais de 80 anos, sua primeira versão foi lançada no ano de 1950, por uma das maiores emissoras do mundo; a Diners Club.

E não pense que ele era do jeito que conhece hoje, na verdade era longe disso, funcionava apenas na função pré-pago, o consumidor antes de utilizá-lo deveria fazer em tipo recarga para usufruir de seu uso.

Com passar dos anos – com ajuda da evolução tecnológica, o cartão de crédito evoluiu; passou a utilizar linha de crédito, fita magnética, chip, entre outros, entretanto toda essa evolução surgiu a partir de 1958.

Sobre a Tecnologia Contactless

Uma forma inteligente e eficiente de efetuar pagamento apenas por aproximação, sem o uso de senha.

Esse serviço, antes apenas imaginado em filme de ficção científica, vem tomando conta do mercado, em 2018 a Apple tinha lançado no Brasil o Apple Pay – o pagamento por aproximação com cadastro dos dados do cartão de crédito no celular, essa inovação de pagamento com a utilização do celular era uma revolução no pagamento.

Contudo, a tecnologia contactless foi trazida e introduzida nos diretamente nos cartões de crédito – sem o intermédio de smartphone ou app para executar o serviço, de maneira autônoma o pagamento por NFC (Near Field Communication) – há época já presente alguns cartões de crédito, apresentava o conforto nas transações sem o uso de senhas.

Quais as vantagens da tecnologia Contactless

Fonte: Google

Os cartões de crédito com a função pagamento por aproximação tornam a usabilidade cada vez mais prática e otimizada.

Imagine a seguinte situação: Você saiu com seus amigos, solicitou um cartão de crédito novo, com a chegada do cartão de crédito e senha – sem o costume de usá-la, na hora pagar a conta lembra não recorda a senha do seu cartão de crédito… e agora? Simples; basta aproximar da maquineta e pronto. Pagamento efetuado e sem a necessidade de senha. Quer mais comodidade que isso?!

Outra vantagem é a segurança no serviço, o sistema utiliza a criptografia – uma tecnologia de códigos que muda a cada transação e que permite o uso de apenas um código – por transação, enviado do cartão de crédito para o terminal junto às informações da conta.

À grosso modo; sem intermediários – ligação direta entre o cartão de crédito a máquina do cartão, assim, dificulta golpes na utilização do sistema e do cartão de crédito como, por exemplo, clonagem e acesso aos dados do cliente.

Como funciona a tecnologia Contactless?

Como dito anteriormente; o pagamento por aproximação utiliza a tecnologia NFC, de maneira segura faz a comunicação do cartão de crédito para a máquina de cartão e enfim ao banco receptor.

Por ser uma tecnologia de curto alcance o pagamento só será efetivado de ambos os objetos – cartão de crédito e máquina de cartão, estiverem próximos e no mesmo estabelecimento.

Assim, com os dois aproximado não será preciso inserir ou passar o cartão de crédito na máquina de cartão ou digitar a sua senha. Você pode, ainda, habilitar o serviço para que seja efetuado por meio do celular, pulseira ou relógio digital (Watch) apenas aproximando da máquina de cartão.

Como efetuar pagamentos com a modalidade Contactless?

A antes de tudo atente se o estabelecimento utiliza a tecnologia em suas máquinas de cartões, ela apresenta o símbolo de aproximação, caso deseje pode visitar o site da emissora do cartão de crédito e verificar.

Feito isso, na hora do pagamento é só aproximar seu cartão de crédito com uma distância de no máximo 4 centímetros da máquina de cartão e o pagamento será efetuado.

Por fim, dependendo do valor e do Banco ao qual o cartão é vinculado você terá que digitar a senha, por questões de segurança.

Quais são os Bancos que oferecem a tecnologia Contactless no cartão crédito?

No Brasil várias instituições bancárias ofertam a tecnologia sem qualquer custo inclusive as fintechs, confira abaixo:

  • Santander;
  • Banco Original;
  • Banco Inter;
  • Banco Safra;
  • Banco do Brasil;
  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Nubank;
  • Neon;
  • Entre outros.

Como solicitar um desses cartões de crédito por Contactless?

É só escolher uma das instituições acima, levar suas documentações pessoais – RG/CNH, CPF, Comprovantes de residência e renda, solicitar a emissão de um cartão de crédito e aproveitar as facilidades da tecnologia.

Gostou? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Depois solicite seu cartão de crédito com a tecnologia Contactless.

Written By

Leave a Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *