O desinteresse comercial de conta bancária é um motivo genérico que o banco pode usar para encerrar uma conta corrente a qualquer momento. Em uma correspondência, o banco informa que em até 30 dias a conta entrará em regime de encerramento em virtude do desinteresse comercial por parte da instituição.
Além disso, o banco pode encerrar a conta bancária e alegar desinteresse comercial caso haja a suspeita de fraude ou de atividade ilícita, por exemplo: lavagem de dinheiro, Lavagem de dinheiro é a atividade que se desenvolve para encobrir ou alterar a origem de recursos que tenham sido obtidos através de atividades ilegais. O objetivo é que o dinheiro pareça ter sido de origem lícita e possa entrar e circular no sistema financeiro.
Para isso, se utiliza um processo dinâmico que envolve distanciar os fundos de sua origem, disfarçar suas movimentações e disponibilizar o dinheiro novamente para os criminosos. O encerramento por desinteresse comercial de conta bancária é algo genérico e a instituição financeira só diz que o encerramento é em virtude de falta de interesse comercial, por exemplo.
Ainda sobre o desinteresse comercial no encerramento de conta bancária da mesma forma que o cliente pode optar por suspender o relacionamento a qualquer momento, o banco também pode realizar um encerramento. Caso o cliente tenha a sua conta encerrada por desinteresse comercial, ele terá que procurar a justiça para tentar reverter a decisão. No entanto, se houver saldo na conta, o banco é obrigado a devolver o dinheiro ao correntista.
O que pode causar o encerramento de uma conta?
Dentre os motivos que podem levar ao encerramento de uma conta bancária por desinteresse comercial estão: falta de movimentação – cliente não usa muito a conta; suspeita de fraude ou de atividade ilícita. O banco pode bloquear a conta e, nos casos mais graves, encerrar a conta por desinteresse comercial. Atitudes que podem – eventualmente – provocar o encerramento de uma conta corrente ou poupança por desinteresse comercial são movimentações atípicas.
Movimentações atípicas são movimentações que fogem do perfil de uso do cliente e que podem ser consideradas suspeitas pelo banco. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF considera movimentação atípica quando alguém faz depósito ou saque bancário em valores fracionados inferiores a R$ 30 mil.
Para evitar movimentações atípicas, é importante que o cliente mantenha um perfil de uso da conta que seja coerente com sua renda e atividade econômica. Além disso, é importante que o cliente informe ao banco sobre qualquer mudança em sua atividade econômica ou financeira.
Perfil de uso de conta
O perfil de uso da conta bancária é um conjunto de informações que o banco utiliza para entender o comportamento do cliente e identificar movimentações suspeitas ou atípicas. Caso o banco constate que o cliente está tendo movimentações que fogem do seu perfil de uso ele pode bloquear a conta e, nos casos mais graves, encerrar a conta por desinteresse comercial.
Para evitar ter sua conta bloqueada é importante que você mantenha um perfil de uso que esteja de acordo com o seu histórico de movimentações e que não apresente movimentações suspeitas ou atípicas. Caso você precise fazer alguma movimentação que fuja do seu perfil de uso, é importante que você entre em contato com o banco para informar sobre a movimentação e evitar que sua conta seja bloqueada. Existem vários tipos de conta bancária, cada um com suas características e benefícios.
Alguns dos tipos mais comuns são: Conta corrente: é uma conta tradicional voltada para compras e pagamentos rotineiros, contando com saques em agências, caixas eletrônicos e rede Banco24Horas, além de permitir transferências entre contas. Conta poupança: é uma conta de investimento que rende juros e é indicada para quem quer guardar dinheiro por um tempo. Conta de pagamentos: é uma conta que permite fazer pagamentos e transferências sem precisar ter uma conta corrente entre outras contas.
Recebi um comunicado de desinteresse comercial no encerramento de conta bancária , o que devo fazer?
Se você recebeu um comunicado de desinteresse comercial no encerramento de conta bancária, é importante entrar em contato com o banco para entender o motivo do encerramento e verificar se há alguma pendência financeira ou documental que possa ter motivado a decisão.
De acordo com a dica de especialistas, a instituição financeira deve notificar o correntista acerca da decisão de encerramento da conta, para que assim esse adote as medidas necessárias para que o ato ocorra da melhor forma possível, sem causar prejuízo para ambos.
Vale ressaltar que a maneira correta de se solicitar o encerramento de uma conta bancária é apresentar o requerimento por escrito na agência em questão, em duas vias, retendo uma delas com o protocolo de recebimento.
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