Existem muitos tipos de consumidores, mas os 5 tipos mais comuns no mercado brasileiro são: iniciador, influenciador, decisor, comprador e usuário. Cada um possui suas próprias características e poder de decisão. Ao identificá-los, você consegue definir com precisão qual é o persona do seu negócio, e com isso criar conteúdos que sejam relevantes na vida deles.
Consumidores individuais são indivíduos que compram produtos com o único propósito de uso pessoal, familiar ou doméstico. Já o consumidor organizacional são empresas ou organizações que compram produtos para uso em suas operações diárias.
Vale lembrar dos compradores por impulso que, em sua maioria, são consumidores que compram produtos sem planejamento prévio, geralmente por impulso. E os consumidores que buscam satisfazer necessidades são consumidores que compram produtos para satisfazer uma necessidade específica.
Além disso, o poder de decisão do consumidor é um dos principais fatores que dita o mercado. O processo de decisão de compra do consumidor depende muito da forma em que a empresa explora o seu comportamento, a fim de influenciá-lo na decisão, baseado na necessidade ou desejo, busca da informação, avaliação das alternativas ou posicionamento da marca que causa lembrança na mente do seu público-alvo.
Fatores que podem influenciar o poder de decisão dos consumidores
Existem diversos fatores que influenciam o poder de decisão do consumidor, como a classe social, questões psicológicas, personalidade, idade e estágio da vida, familiares e amigos e estilo de vida. O poder de decisão do consumidor é extremamente importante para as empresas, pois é ele quem decide se irá ou não adquirir um produto ou serviço oferecido por ela.
Por isso, as empresas precisam estar atentas às necessidades e desejos dos seus clientes para que possam oferecer produtos e serviços que atendam às suas expectativas e fidelizá-los. Afinal, o comportamento do consumidor é o estudo dos processos envolvidos, quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos.
O comportamento complexo do consumidor, comportamento descomplicado do consumidor, comportamento habitual do consumidor e comportamento variável do consumidor. Para as empresas, é muito positivo considerar os tipos de comportamentos de cada perfil de comprador e trabalhar com estratégias específicas para cada um deles.
Como os consumidores brasileiros se relacionam com o dinheiro?
De acordo com uma pesquisa recente, existem seis perfis diferentes na relação do brasileiro com dinheiro: os batalhadores, os endividados, os céticos, os materialistas, os planejadores e os poupadores. Além disso, a pesquisa também mostrou que os consumidores brasileiros adoram uma promoção e que um grupo mais amplo em termos de idade, características e questões comportamentais demonstra valorizar ações pensadas para promover um produto ou serviço por meio de premiações e recompensas.
Também a educação financeira tem sido cada vez mais valorizada pelos brasileiros. De acordo com uma pesquisa coordenada pela Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF, iniciativas de educação financeira aumentaram cerca em 72% no país em cinco anos. No entanto, ainda há muito a ser feito para que a educação financeira seja uma realidade para todos os brasileiros. Segundo o Banco Mundial, apenas 3,64% da população economiza pensando no futuro.
Tipos de consumidores e a educação financeira
Existem várias formas de se educar financeiramente, como por exemplo, ler livros e artigos sobre finanças pessoais. Além disso, você pode participar de palestras e workshops sobre finanças, assinar blogs e canais no YouTube especializados em finanças. Buscar ajuda de profissionais da área, como planejadores financeiros. Vale ressaltar ainda que, é importante fazer um planejamento financeiro pessoal para entender melhor suas despesas e receitas, e assim poder controlar melhor seus gastos.
Existem muitos livros que podem ajudar a aprender sobre finanças pessoais. Alguns dos mais populares são: Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki; Os Segredos da Mente Milionária, de Harv T. Eker; Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, de Gustavo Cerbasi; Me Poupe!10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, de Nathalia Arcuri. Esses livros abordam temas como planejamento financeiro pessoal, investimentos e empreendedorismo. Quite suas dívidas para conseguir economizar dinheiro; troque juros altos por juros mais baixos.
Crie metas para seus projetos para te motivar a economizar; converse com sua família sobre economizar; gaste menos do que você ganha. Botando em prática algumas dessas dicas será possível usar o seu dinheiro com sabedoria, tornando-se um consumidor consciente. Por fim, entenda que economizar dinheiro também pode ajudá-lo a reduzir o estresse financeiro e melhorar sua qualidade de vida. Quando você tem dinheiro guardado, pode se sentir mais seguro e menos ansioso sobre suas finanças.