Preloader Image 1 Preloader Image 2

Como ensinar sustentabilidade para crianças?  

Confira algumas dicas de especialistas que podem te ajudar na hora de ensinar sustentabilidade para crianças.

como-ensinar-sustentabilidade-para-criancas
Fonte: Google

A sustentabilidade financeira é um conceito que se refere ao uso racional e consciente dos recursos financeiros, tanto no presente quanto no futuro. Hoje, precisamos saber controlar o orçamento, evitar gastos desnecessários, investir parte do dinheiro e criar reservas de emergência. A sustentabilidade financeira traz benefícios como mais equilíbrio, tranquilidade, segurança e crescimento para os negócios ou para a vida pessoal. 

Segundo alguns economistas, a sustentabilidade para crianças pode ser ensinada pela ação, que enfatiza que as crianças aprendem pelo exemplo dos pais e que devem ser incentivadas a praticar hábitos sustentáveis desde cedo, como fechar a torneira ao escovar os dentes, separar o lixo orgânico do reciclável, usar sacolas retornáveis nas compras e evitar o desperdício de alimentos. 

Existem maneiras de ensinar sustentabilidade para as crianças, incluindo reciclar, plantar, fazer produtos naturais, apreciar a natureza, incentivar leituras sobre o tema, doar roupas e brinquedos, ensinar o consumo consciente, ou seja, evitar gastos desnecessários. Além disso, você pode ensinar mais sobre sustentabilidade financeira  na hora de utilizar os recursos financeiros de maneira eficaz, evitando desperdícios e ajudando a empresa a crescer de forma sustentável.   

Para adolescentes, a sustentabilidade financeira pode ser ensinada, através da gestão financeira que mostra como estruturar a planilha da forma mais simples possível, definir as categorias das receitas e despesas, criar um padrão para detalhar os itens na planilha, separar uma aba para cada mês, criar uma seção de metas dentro da planilha e colocar instruções ao longo do arquivo. 

Qual a importância de aprender sobre educação financeira desde criança?

A educação financeira infantil é um modo de ensinar as crianças a lidar com o dinheiro desde cedo, desenvolvendo habilidades como planejamento, economia, consumo consciente e investimento. A educação financeira infantil traz benefícios como mais responsabilidade, autonomia, independência e qualidade de vida para as crianças. 

Nos dias atuais, é preciso falar sobre a importância da educação financeira infantil e como ela pode ser aplicada nas escolas e em casa, usando exemplos práticos e lúdicos. Afinal, os objetivos principais da educação financeira, é compreender que o dinheiro não dá em árvore, saber onde gastar, aprender a economizar com base em metas. Nesse sentido, a criança deve entender que o hábito de poupar é fundamental para o futuro e descobrir como fazer uma reserva financeira e gerir o dinheiro. 

Alguns especialistas defendem práticas sobre como ensinar a educação financeira de uma forma mais leve, destacando, por exemplo, os benefícios da educação financeira infantil que além de ajudar no desenvolvimento o raciocínio lógico-matemático e estimular a criatividade e a inovação. Poderá servir, inclusive para formar cidadãos conscientes e preparar para o futuro.

Jogos relacionados a educação financeira  

como-ensinar-sustentabilidade-para-criancas
Fonte: Google

Existem vários jogos educativos voltados para a educação financeira que pode ajudar a criança a entender como funciona o universo das finanças. O Monopólio, por exemplo, é um jogo de tabuleiro clássico que lida com o mercado imobiliário e conceitos como propriedade, aluguel, salário e falência. O objetivo é comprar e vender imóveis e acumular riqueza, evitando ir à falência ou pagar impostos. 

Ainda nesse sentido, o cashflow trata-se de um jogo de tabuleiro criado por Robert Kiyosaki, autor do livro Pai Rico, Pai Pobre. O jogo ensina como sair da corrida dos ratos e alcançar a liberdade financeira, investindo em ativos que geram renda passiva e reduzindo os passivos que geram despesas. Ainda sobre educação financeira, o Coquinhos – Jogo educativo, que pode ser encontrado em uma plataforma online oferece vários jogos online gratuitos sobre dinheiro, em diferentes moedas, como o Euro ou o Dólar.

Vale lembrar que o jogo Sims, simula o nosso dia a dia, assim, o jogo que permite que os jogadores possam criar personagens e controlar suas ações e interações. O jogo também envolve aspectos financeiros, como ganhar dinheiro com trabalho ou negócios, pagar contas, comprar e vender objetos e administrar o orçamento. 

Escola e educação financeira 

A escola pode ajudar os alunos em relação à educação financeira de várias formas, como: Incluir a educação financeira na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, como um tema transversal que pode ser abordado em diferentes disciplinas e séries, de acordo com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. 

Alguns economistas ainda defendem a capacitação de professores para ensinar educação financeira nas escolas, por meio de cursos gratuitos e online oferecidos pelo MEC, pela CVM e pelo Sebrae, que abordam temas como formação de poupança, consumo consciente, orientação a investimentos, proteção contra fraudes financeiras, sustentabilidade e empreendedorismo. 

Estabelecer uma parceria entre escola e família para orientar os alunos sobre a educação financeira nas escolas e no lar, incentivando hábitos e costumes sustentáveis em relação ao uso e à administração dos recursos financeiros. Promover a conscientização dos alunos sobre a importância da educação financeira nas escolas para a sua qualidade de vida pessoal e familiar, é necessário, tanto para o seu futuro profissional e para o desenvolvimento econômico e social do país. 

Gostou desse artigo? Visite o nosso blog e saiba mais sobre o mundo das finanças. Esperamos por você. Memivi! 

Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!