Preloader Image 1 Preloader Image 2

Dia da Educação: conheça iniciativas que tem transformado a vida de jovens brasileiros. 

Fique por dentro dos projetos em diferentes áreas de atuação que transformam a vida de jovens brasileiros.

dia-da-educacao-conheca-iniciativas-que-tem-transformado-a-vida-de-jovens-brasileiros
Fonte: Google

O Dia Mundial da Educação é uma forma de simbolizar o movimento global pela educação com compromissos firmados até 2030. Essa data foi instituída há 19 anos por líderes de 164 países – incluindo o Brasil – e simboliza o compromisso dessas nações com o desenvolvimento da educação até 2030. A data foi definida em 28 de abril, durante o Fórum Mundial de Educação, realizado na cidade de Dakar, no Senegal, em 2000.  

Nesse evento, organizado pela UNESCO, os países se comprometeram a levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo. Em 2015, um novo Fórum foi realizado na Coreia do Sul, onde os compromissos foram restabelecidos para até 2030, na Declaração de Incheon. 

A educação é um direito de todos e um dever do Estado e da família, conforme a Constituição Federal. Ela visa ao pleno desenvolvimento do indivíduo, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mercado de trabalho. A educação também é fundamental para a construção de valores sociais, éticos e morais, que são a base para a vida em sociedade e para o convívio harmonioso em coletividade. 

A educação passou por diversas fases e reformas no, acompanhando as mudanças políticas, econômicas e sociais no país. Atualmente, o Brasil enfrenta desafios como a qualidade do ensino, a evasão escolar, a formação docente, a inclusão digital e a valorização da diversidade cultura. 

Situação atual da educação no Brasil 

A situação atual da educação no Brasil é complexa e desafiadora. O país enfrenta problemas como baixo desempenho no ranking internacional de educação, crianças fora da escola, analfabetismo funcional e precariedade das condições de ensino. Existem legislações que garantem o direito à educação, mas que precisam ser efetivadas na prática. A melhoria da qualidade da educação depende de vários fatores, como a formação dos profissionais, a expansão da escolarização e a avaliação constante. 

Hoje, todas as redes estaduais de ensino estão ofertando ensino híbrido, combinando aulas presenciais com aulas remotas, ou aulas 100% presenciais. Ainda que parcialmente, em junho de 2021, todos os estados iniciaram a vacinação dos profissionais da educação. No entanto, há diferenças regionais e locais na situação da educação no Brasil, que refletem as desigualdades sociais e econômicas do país. 

A educação brasileira recebe investimento alto, porém é carente de qualidade. São cerca de 6,4% do PIB investidos em educação, correspondendo a cerca de 17% do gasto público total 2012. Tal valor está acima da média mundial levantada pela OCDE cerca de 12%, e mesmo assim alguns problemas estruturais persistem. 

Qual é o papel dos professores nesse cenário? 

dia-da-educacao-conheca-iniciativas-que-tem-transformado-a-vida-de-jovens-brasileiros
Fonte: Google

Os professores têm um papel fundamental na educação, pois são os responsáveis por mediar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Eles também são agentes de transformação social, que podem contribuir para a formação de cidadãos críticos, conscientes e participativos.  

Os professores precisam estar preparados para enfrentar os desafios da educação no Brasil, como a diversidade cultural, a inclusão de alunos com necessidades especiais, a utilização de recursos tecnológicos e a adaptação às mudanças curriculares.  

Além disso, os professores precisam ser valorizados e reconhecidos pelo seu trabalho, recebendo salários dignos, condições adequadas de trabalho e oportunidades de formação continuada. Entre outros benefícios além do reconhecimento da sociedade.

Confira alguns dos projetos sociais criados em prol da educação dos jovens brasileiros 

Vaga Lume: uma ONG que atua em comunidades rurais da Amazônia por meio da implementação e da organização de bibliotecas comunitárias, incentivando a leitura, a escrita e a oralidade. Amigos do Bem: um projeto social que atua no sertão de Alagoas, de Pernambuco e do Ceará, oferecendo atendimento educacional e profissionalizante para crianças e jovens de povoados isolados. 

Uefs e o apoio aos estudantes indígenas: é uma iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana – Uefs que oferece uma residência e auxílio financeiro para estudantes indígenas, além de políticas afirmativas para garantir o acesso e a permanência desses alunos na universidade. Jovens Líderes pela Paz: um projeto idealizado por ex-alunos da rede pública que promove atividades e ajuda na gestão de implementação de uma cultura de paz nas escolas públicas do Distrito Federal, em parceria com a Comissão de Urgência pela Paz nas Escolas do Governo do DF. 

Projeto Aprendiz: um programa de educação integral que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em São Paulo, oferecendo atividades culturais, esportivas, artísticas e de cidadania, além de apoio pedagógico e psicológico.

Por fim, o projeto Aluno Presente: uma ação da ONG Cidade Escola Aprendiz que visa combater a evasão escolar na cidade do Rio de Janeiro, por meio da busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola, do acompanhamento das matrículas e da mobilização da comunidade escolar. Além desses projetos citados neste artigo, existem outros que ajudam na formação da educação dos jovens brasileiros.  

Gostou desse artigo? Visite o nosso blog e fique pro dentro de novidades e curiosidades relacionados ao mundo das finanças. Memivi. 

Amanda Gonçalves | Graduanda em História pela UFRJ | Redatora e Copywriter com foco em conteúdo estratégico para o setor financeiro, unindo clareza, criatividade e persuasão