Antes de mais nada, se existe algo insuportável são as inúmeras tentativas em ligações feitas pelas empresas de telemarketing tentando convencer você a comprar algo ou algum serviço.
Além disso, não importa quantas vezes você efetue o bloqueio do número da ligação ou até informe que não tem interesse, com certeza, eles irão te ligar no dia seguinte no memento mais inconveniente.
Contudo, os dias de abuso e chateação estão contados e esse artigo foi criando justamente para isso. Em outras palavras deixar você por dentro do bloqueio dessas ligações.
Sobre o serviço de Telemarketing
Em primeiro lugsar, conhecido por poucos como telemercadologia, o telemarketing é um serviço com a finalidade de promover ofertas e produtos por meio do telefone, independentemente do setor ou indústria no mercado.
Dessa forma, com o passar dos anos o serviço foi ganhando cada vez mais áreas e expandiu em áreas além do setor de venda. Sendo assim, hoje atua em: cobrança, promoções e ofertas, e, até, suporte técnico remoto.
Dessa forma, visando a melhoria na experiência do consumidor os serviços passaram a serem feitos em centrais de atendimentos/callcenter e dividido em três modalidades:
- Telemarketing Inbound – Receptivo; nesse caso o cliente que efetua a ligação para a central utilizando aqueles números telefônicos iniciados por 2002, 0800 e 4001.
- Telemarketing Outbound – Ativo; nessa modelo é o operador quem efetua a ligação para o cliente
- Telemarketing Misto; quando o atendente é responsável por fazer e receber as ligações dos clientes.
Dentre as três modalidades a mais conhecida é a do operador que liga oferecendo pacotes, como por exemplo:
- Telefonia,
- Internet
- TV por assinatura,
- Por fim, cartão de crédito e entre outros.
Quais as responsabilidades e atribuições de um atende de telemarketing?
Então, o Callcenter é o profissional que pode operar em qualquer setor dedicado ao atendimento ao consumidor. Desse modo, seja na indústria, serviços ou comércio. Uma de suas principais responsabilidade são:
- Atender os clientes
- Fazer captação de novos clientes
- Cuidar da retenção de clientes
- Elaborar análises financeiros
- Identificar melhorias
- Fazer fechamento de vendas
O surgimento e organização do Telemarketing no Brasil
A princípio, o setor surgiu na década de 80 e hoje é um dos setores que mais cresceu no Brasil, é uma inciativa das filiais de multinacionais, bancos, editoras e operadoras de telefonia.
Sobretudo, regulada em 1987 pela Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) os profissionais do setor incentivaram a criação do Probare. Ou seja, Programa Brasileiro de Autorregulação do Setor de Relacionamento. Dessa forma, consolidaram as boas práticas no relacionamento com o cliente.
Desse modo, Segundo o Probare em seu código de ética as centrais de atendimento só poderão realizar contato com o cliente nos seguintes dias e horários:
- Segunda-Sexta: das 09h00 às 21h00
- Sábados: das 10h00 às 16h00.
É ilícito realizar ligações aos domingos e feriados nacionais.
Bloqueio das ligações efetivas em respeito ao consumidor
De antemão, no ano de 2019, em setembro, a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, se reuniu com as principais prestadoras de serviços em telecomunicações para apresentar o Código de Conduta de Telemarketing. Sendo assim, um relatório da agência provou o abuso do setor nas ligações efetuadas – que representavam cerca de 1/3 das ligações efetuadas pelo setor.
Dessa forma, a Anatel estabeleceu:
- Em primeiro lugar, Respeitar o limite de duas chamadas por dia e 15 ligações por mês;
- Revelar, de forma clara, a operadora do serviço de ligações de telemarketing;
- Expor as ofertas de forma clara, completa e correta;
- Não apresentar ofertas alegando que se trata de uma pesquisa ou sorteio;
- Não utilizar robôs para realizar as ligações com o objetivo de verificar a disponibilidade do consumidor;
- Por fim, garantir o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD);
Entre outras práticas de freio para os abusos praticados por essas empresas.
A criação do site NÃO ME PERTURBE
Então, ainda em 2019, a Anatel solicitou que as operadoras de telecomunicações criassem, junto a ABR Telecom – Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações, uma listagem de bloqueio para o serviço de telemarketing.
Algumas das empresas que compõem essa lista:
- Algar Telecom
- Claro/Net
- Nextel
- Oi
- Sercomtel
- Sky
- Vivo/Telefônica
- Tim
Além disso, os seguintes serviços também podem ser bloqueados:
- Telefonia móvel
- Telefonia fixa
- Serviços de TV por assinatura
- Internet banda larga
Desse modo, para facilitar o bloqueio das ligações foi criado o site Não Me Perturbe, por meio dele o consumidor teria a proteção garantida de bloqueio sem precisar se identificar.
Como posso me cadastrar no NÃO ME PERTURBE?
Simples. Entre no site, na página inicial escolha a opção solicitar bloqueio. Em seguida, irá aparecer uma imagem, será solicitada algumas informações pessoais, como:
- Nome,
- CPF,
- Por fim, uma Senha.
Após o preenchimento, aceite os termos de uso e política; depois, eu não sou um robô. Será criado um login. Feito isso, verifique seu e-mail e confirme o cadastro. Pronto.
Retorne à página, faça seu login, e seleciona a empresa e efetue o bloqueio.
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