Preloader Image 1 Preloader Image 2

Conheça o app Minhas Finanças e sua integração com o Open Finance

Saiba como vai funcionar a nova versão do Aplicativo Minhas Economias. Fique por dentro!

aplicativo
Fonte: Google

O aplicativo lançou uma nova versão após quatro anos com o mesmo software, a nova versão tem algumas funcionalidades diferentes, como a integração aos bancos via Open Finance, o envio de lembretes e avisos, o acompanhamento de metas e objetivos, e a categorização de despesas e receitas por membros da família.  

O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS e Android. Você pode baixar o aplicativo no site oficial. A versão antiga do aplicativo minhas finanças permite o controle financeiro pessoal, com diversas funcionalidades como importação de mensagens, categorização de receitas e despesas, controle de cartões de crédito, exportação de dados para Excel entre outros. 

A versão nova do aplicativo minhas finanças é um serviço do Banco do Brasil que oferece um jeito fácil de manter o controle financeiro da sua vida pelo aplicativo BB, com recursos como planejamento financeiro, agenda financeira, extrato multibanco, integração com o Open Finance e educação financeira. 

A diferença entre as duas versões é que a primeira é um aplicativo independente que pode ser usado por qualquer pessoa, enquanto a segunda é um serviço integrado ao Banco do Brasil que requer uma conta no banco. Além disso, a primeira versão tem uma licença vitalícia que custa R$ 29,99, enquanto a segunda versão é gratuita apenas para os clientes do BB. 

O que é Open Finance? 

O objetivo por trás da criação do Open Finance, pelo Banco Central, é que este sirva de base regulatória para um sistema financeiro aberto, que inclui não somente os serviços bancários, mas outros sistemas que ganham cada vez mais relevância no cenário econômico brasileiro como instituições financeiras, corretora de valores, casas de câmbio, fundos de previdência, e seguros.  

Open Finance tem o objetivo o compartilhamento de dados entre instituições financeiras conforme a autorização e consentimento de seus clientes. A implementação do Open Finance prevê diretrizes que padronizam e asseguram este compartilhamento de dados para que todas as transações sejam seguras e fluidas, oferecendo melhores oportunidades aos usuários.    

Nesse modelo de compartilhamento dos dados, as instituições financeiras participantes também poderão oferecer produtos financeiros para quem não é cliente, desde que sigam as regras determinadas pelo Banco Central. Desse modo, diversas áreas do mercado financeiro podem participar do sistema financeiro aberto, oferecendo seus produtos com melhores condições a partir da análise de dados do cliente provenientes de outras instituições, caso assim deseje o usuário.    

Como o Open Finance funciona e quais são as opções personalizadas?

Finanças e planejamento
Fonte: Google

O Open Finance permite que instituições financeiras tenham acesso a dados financeiros mais precisos dos usuários, fazendo com que elas ofereçam soluções personalizadas segundo as necessidades e preferências individuais de cada usuário. 

Isso significa que um investidor pode receber ofertas de investimento que correspondam aos seus objetivos e perfil de risco, enquanto um cliente de cartão de crédito pode receber ofertas com taxas e limites personalizados. Com o compartilhamento de dados financeiros, as instituições podem avaliar de forma mais precisa o risco de crédito dos clientes e oferecer condições mais vantajosas para empréstimos, financiamentos e outros produtos financeiros. 

Além disso, o acesso a uma variedade de informações financeiras pode ajudar os usuários a encontrar opções mais competitivas e atender melhor às suas necessidades financeiras. A ideia é que se há mais personalização, há condições mais adequadas. 

Riscos do aplicativo 

Entre os riscos, estão o problema das credenciais que passam a ser armazenadas por uma instituição terceira, e tanto o cliente quanto o banco de origem dos dados podem, facilmente, perder o controle sobre quem tem posse destas credenciais. Quando o Open Finance não é regulamentado, muitas vezes o banco nem fica sabendo que outro aplicativo está acessando as informações dos seus clientes. Há um risco de vazamento destas informações de login e senha, o que pode expor as contas bancárias de milhões de usuários. 

Nos casos em que não há conexão segura por API, a captura dos dados ocorre frequentemente através da raspagem de tela screen scraping, deixando visíveis outras informações disponibilizadas nas telas dos aplicativos e internet bankings. No método de raspagem de tela, por exemplo, não há como garantir que apenas determinada informação seja capturada, deixando os consumidores ainda mais expostos e vulneráveis a riscos de vazamento de dados. 

No Open Finance regulado, a instituição que está buscando os dados do cliente em outro banco não tem acesso às suas informações de login e senha no banco em questão, uma vez que o processo de autenticação de clientes no Open Finance regulado é feito seguindo os mais elevados padrões de segurança, onde não é necessário o compartilhamento de credenciais entre instituições financeiras. 

Gostou desse artigo? Confira mais novidades e curiosidades sobre o universo das finanças, aqui. Memivi.    

Formado em Administração Especialista em finanças, economia e investimentos. O seu objetivo é transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento e da informação com conteúdos claros, simples e sem "economês".