Crediário no cartão de crédito

Por muito tempo, fazer compras com cartões de crédito se tornou parte da vida de muitas pessoas, Saiba tudo sobre crediário no cartão de crédito
Publicidade

Crediário no cartão de crédito é possível?

Fazer compras no crediário fez parte da vida de muitas pessoas durante muito tempo

No entanto quando o cartão de crédito ficou mais acessível, a maioria das pessoas começaram a mudar os costumes, e então, todos os parcelamentos em sua grande maioria estão sendo feitos no cartão de crédito.

O bom e velho carnê, praticamente nem existe mais. Embora, este sistema de crediário ainda exista em muitas lojas, recentemente os bancos lançaram uma nova modalidade: crediário no cartão de crédito.

Portanto, se você chegou até aqui em busca de informações sobre como funciona, quanto custa e como fazer compras parceladas no crediário através do seu cartão, este post é para você. Acompanhe a leitura até o final e saiba tudo sobre compras no crediário no cartão de crédito.

Publicidade

Crediário no cartão de crédito: o que é?

A função de crediário no cartão de crédito permite que você parcele suas compras em um número maior, por exemplo, em até 36 vezes. No entanto, essa opção terá um custo para o consumidor, além disso, as taxas de juros podem variar de 0,99% a 3,99% ao mês isto dependerá bastante do perfil de cada cliente.

Como funciona o crediário no cartão de crédito?

Antes de mais nada, você precisa saber que o crediário no cartão de crédito funciona como fazer compras no carnê, porém, sem o carnê.

Para tanto esta função precisa estar habilitada em seu cartão, sendo necessário então entrar em contato com o seu banco, ou administradora do seu cartão

Para desbloquear o seu cartão para que você possa fazer compras nesta modalidade.

Publicidade

Mas antes que você comece a realizar este tipo de compra com seu cartão, algumas considerações precisam ser levadas em consideração, veja quais são elas:

Tome cuidado com os juros

Primeiramente você precisa saber que não existe juros zero nas compras feitas na função de crediário do seu cartão de crédito.

Embora esta modalidade apresente uma possibilidade maior de parcelamento, e uma taxa de juros menor que a do próprio cartão, fique bastante atento quanto aos juros que serão cobrados.

Risco de endividamento

O limite da função crediário do cartão, é oferecido como um valor a parte do limite do seu cartão de crédito, trazendo assim um grande risco de endividamento.

Portanto, lembre-se sempre de que as compras não podem comprometer mais que 30% do seu salário, que é o valor indicado para suas despesas em compras que não são fixas e essenciais para a sua vida.

Publicidade

Então, educação financeira neste caso será fundamental, já que esta situação é como se você tivesse 2 cartões de créditos com limites diferentes.

Parcelamentos muito longos

Sejamos diretos, o que gera endividamento não é quantidade de parcelas que você faz, mas sim, a sua falta de educação financeira.

As compras parceladas no crediário de seu cartão de crédito, te dão a impressão de parcelas baixas, com mais tempo para pagar. Certo?

Porém, consequentemente você adquire muitas contas ao mesmo tempo, e então, você permanece endividado por mais tempo.

Então, você deve tomar o mesmo cuidado que toma com o seu cartão de crédito, nas compras parceladas no crediário.

Publicidade

Crediário no cartão de crédito: quais são as vantagens?

De forma igual, as vantagens do crediário são praticamente as mesmas que o seu cartão de crédito oferece. São elas:

Facilidade de parcelamento, até mesmo superior a do cartão de crédito, pois a função de crediário permite que você parcele suas compras em até 48 x.

Parcelas com valores menores, pois se você pode dividir em mais vezes, consequentemente o valor das parcelas ficam mais baixas quando comparadas a uma compra normal no valor de crédito.

Publicidade

Taxas de juros mais baixas em relação a compra feita no cartão de forma habitual.

Não utilizar o limite do cartão, pois o valor liberado para compras no crediário é um valor a parte.

Como ativar a função crediário no cartão de crédito?

Primeiramente, a administradora do seu cartão certamente irá fazer uma análise de crédito do seu perfil, para então, definir um valor de limite para as compras feitas no crediário.

Então, assim que liberada a modalidade, o consumidor terá 3 opções de parcelamento no momento da compra, e por fim, vai escolher a que lhe parecer mais vantajosa, levando em consideração as taxas e os prazos de crédito.

Publicidade

Cobrança vem na fatura do cartão

As cobranças das parcelas serão feitas mensalmente, diretamente na fatura do seu cartão de crédito.

Quais bancos já aderiram?

Atualmente cinco bancos já aderiram e disponibilizaram a função de crediário nos cartões de crédito dos seus clientes. São eles: Santander, Bradesco, Itaú, Votorantim e Banco do Brasil.

De forma curiosa, o Nubank que tem sido o banco que mais se destaca no quesito cartão de crédito, optou por não liberar esta função nos cartões de seus clientes.

Publicidade

Vantagens para os lojistas

A tendência é que o número de pessoas que farão uso desta modalidade do cartão de crédito cresça dia a dia, em especial, porque ela é vantajosa também para os lojistas, visto que, no parcelamento comum os comerciantes recebem a cada 30 dias, dependendo do número de parcelas, enquanto que nesta modalidade eles passarão a receber o valor total da venda em até cinco dias a venda ao cliente, ou seja, eles receberão pelo produto vendido integralmente enquanto que o banco que irá “arcar” com o parcelamento e irá cobrar mensalmente do seu cliente.

Em outras palavras pode-se dizer que o comércio irá transferir o risco de crédito para os bancos. Essa modalidade torna-se então uma opção bastante viável principalmente para os comerciantes menores que não oferecem a opção de parcelamento de compras.

Dicas pra fazer bom uso de seu cartão de crédito

O cartão de crédito não pode ser considerado o grande vilão dos muitos casos de inadimplência e endividamento que existem na atualidade, isto porque quanto bem utilizado, o cartão de crédito pode ser um grande aliado de seu planejamento financeiro.

Publicidade

Diante disto, veja a seguir preciosíssimas dicas de especialistas em finanças sobre os cartões de crédito e boa sorte!

Não confunda crédito com renda. Muita gente tem o costume de enxergar o limite do cartão de crédito como sendo uma renda extra, e isto não é verdade. Deve-se ter em mente que tudo o que foi pago com o cartão de crédito em um mês deverá ser descontado do pagamento do consumidor no mês seguinte. Além disso não é porque o limite do cartão de crédito é de 2 mil que deve ser gasto 2 mil em cartão de crédito todo mês, por exemplo.

Compre itens básicos no dinheiro ou na função de débito de seu cartão. O ideal é que contas fixas e itens básicos da pessoa sejam pagas com dinheiro ou com o cartão de débito, deixando a função de crédito somente para a compra de despesas extras que poderão ocorrer ao longo do mês.

Publicidade

Realize o pagamento do valor mínimo da fatura somente em último caso: ao realizar o pagamento do valor mínimo da fatura do cartão de crédito, o consumidor acabará caindo no crédito rotativo e esta modalidade possui os juros mais altos do mercado, sendo assim, sempre que tiver dinheiro disponível para fazer o pagamento do total da fatura, o faça.

Defina um limite de gastos mensal: muitas vezes a utilização do limite total de seu cartão de crédito acabam por comprometer as finanças no mês seguinte, para que isso não aconteça, busque definir um valor limite que você pode gastar com seu cartão mês a mês, não correndo o risco assim de comprometer o seu orçamento com o pagamento do cartão de crédito.

Tenha no máximo 2 cartões de crédito: diante tantas ofertas de cartões de crédito que recebemos na atualidade, isto parece impossível, mas não é. Ao possuir muitos cartões de crédito, você terá um gasto adicional com anuidade e demais tarifas além de correr um alto risco de descontrolar suas finanças. Portanto, seja prudente e escolha apenas 2 cartões de crédito para fazer uso e recuse os demais.

Publicidade

Aproveite os programas de fidelidade: a grande maioria dos cartões possuem programas de fidelidade que oferecem como recompensa desconto em shows, cinemas, restaurantes e resgate de pontos por produtos. Sendo assim, na hora de escolher o seu cartão de crédito, busque se informar se ele possui algum programa de fidelidade disponível para você, caso contrário adquira outro que ofereça este programa.

Crediário no cartão de crédito: considerações finais

Por fim, agora que você já sabe o que é, como funciona e quanto custa o crediário no cartão de crédito, é preciso que você avalie se realmente vale a pena utilizar esta função no seu cartão.

Se você é daquelas pessoas que adoram um crediário, com certeza optará por esta função, e o melhor é que você poderá comprar parcelado, sem ter que ir todo mês pagar o carnê na loja, pois receberá a fatura no cômodo de sua casa ou então de forma virtual em seu e-mail ou aplicativos.

Publicidade

O mais importante, e o que sempre fazemos em nosso blog, é ensinar aos nossos leitores sobre educação financeira, e principalmente, o que fazer para não se endividar e gastar mais do que a renda permite. Então, fique atento e não gaste além do que pode.

Gostou da leitura?

Então, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *