10 dicas para Economizar em Casa. Saiba tudo agora!

Melhore sua educação financeira e de toda a sua família, aprenda como economizar em casa com atitudes simples e habituais perceberá o quão fácil é! Saiba mais aqui.
Anúncios


Fonte: Google

Economizar em casa em tempos de crise econômica, ajuda no orçamento, e além disso, faz sobrar uma grana extra no final do mês. Não precisa ser especialista em finanças para fazer pequenas mudanças de hábitos familiares, e então, reduzir as despesas do lar.

Medidas simples, que podem ser feitas por toda a família, desde a economia de água e energia, mudanças sustentáveis, e reduzir as saídas podem fazer toda a diferença. Portanto, se você está em busca de soluções de economia, este post é para você!

Confira 10 dicas para economizar em casa.

Economizar em casa através de 10 dicas simples

Dica 1 – Economize energia

Com toda certeza, reduzir os gastos com a energia elétrica é uma excelente forma de economizar em casa. Com pequenas mudanças, sua conta de luz pode chegar bem mais barata no final do mês.

Portanto, faça o seguinte:

  • Mantenha as luzes sempre apagadas quando não estiver dentro do ambiente.
  • Aproveite ao máximo a luz do sol.
  • Acumule as roupas para lavar e passar todas de uma vez.
  • Reduza o tempo do banho quente, o chuveiro elétrico é um vilão no gasto de energia.
  • Retire os aparelhos eletrônicos da tomada.

Dica 2 – Economize água

Fonte:Goolge

Antes de mais nada, economizar água é uma questão de sustentabilidade é deve ser um assunto que envolva toda a família. Da mesma forma, a prática é uma boa economia doméstica.

Um conjunto de práticas permitem reduzir o consumo, e consequentemente ajudar a economizar em casa. Separamos alguns exemplos simples que podem ser adotados em seu lar. São eles:

  • Reutilizar a água da máquina de lavar na lavagem do chão, do quintal e também na descarga do vaso sanitário.
  • Ficar sempre atento se as torneiras estão bem fechadas e não estão pingando.
  • Usar a máquina de lavar apenas em sua capacidade total.
  • Ao lavar o carro evite o uso da mangueira, e opte por balde e esponja.
  • Quando lavar as louças na pia, não deixe a torneira e aberta.

Dica 3 – Faça uma lista de supermercado

Fonte: Google

Antes de ir ao supermercado, faça uma lista do que está faltando em casa. Desta forma, você vai sair parar comprar apenas os itens essenciais. Ou seja, não vai correr o risco de comprar coisas desnecessárias e gastar além do limite.

Outra boa dica, por exemplo, é não fazer compras quando estiver com pressa. Mas por que? Geralmente nestas situações você não pesquisa os preços, e assim, perde a chance de economizar no supermercado.

Dica 4 – Analise o orçamento familiar

Primeiramente, quero te fazer uma pergunta: Você sabe como anda a sua vida financeira? Antes de começar a economizar, você precisa saber como anda a saúde financeira da sua casa.

Por isso, anote todas as receitas e despesas. Desta forma, você vai descobrir onde precisa economizar. Alguns sites disponibilizam materiais gratuitos para te auxiliar no orçamento familiar.

Dica 5 – Faça mais refeições em casa

Uma boa dica para economizar em casa é fazer mais refeições em seu lar. Esta pode ser uma atividade bastante prazerosa, além disso, é uma boa oportunidade de você rever toda a alimentação da sua família.

Dica 6 – Substitua as lâmpadas incandescentes

As lâmpadas de led economizam mais energia. Portanto, se ainda tiver alguma lâmpada incandescente em sua casa, troque-as imediatamente.

Dica 7 – Avalie as contas de internet e telefone

Muitas vezes pagamos por serviços de internet e telefone que nem usamos. Por isso, faça uma avaliação e veja o que não é necessário. Talvez valha a pena contratar um plano mensal de internet e telefone juntos.

Além disso, na grande maioria das vezes eles vêm também com planos para ligações e pacote de minutos. Por fim, procure por um plano familiar, pois fica bem mais em conta.

Dica 8 – Tenha momentos de lazer em casa

Economizar em casa não significa que você e sua família vão se divertir menos. Por exemplo, antes de sair pense na possibilidade de convidar seus amigos para um “social” em sua residência.

Da mesma forma, se você tem o costume de ir ao cinema toda a semana, alterne com filmes em casa.

Dica 9 – Evite deixar a geladeira aberta

É normal que a porta da geladeira se encontre aberta de vez em quando, não é mesmo? Talvez você não saiba, mas ao deixar a porta da geladeira aberta o calor começa a entrar, e então, para esfriar de novo ela vai consumir mais energia. Por isso, fique sempre atento e mantenha a porta da geladeira fechada.

Dica 10 – Pense de forma econômica dentro de casa

Por fim, a nossa décima e última dica é que você e toda sua família pensem de forma econômica quando estiverem em casa.

Por isso, só ponha o necessário dentro do prato nas refeições, procure não gastar muito papel higiênico, economize no detergente. Ou seja: EVITE O DESPERDÍCIO!

Gostou das dicas?

Estas foram apenas algumas dicas nossas de como economizar em casa. E você tem alguma dica para acrescentar? Então, deixe nos comentários.

Seguindo nossas dicas, você já vai começar a perceber que as contas no final do mês virão bem mais em conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *