Metas Financeiras para o Ano Novo. Saiba como fazer!

Que tal começar o ano novo com metas fianceiras para tirar você do sufoco e evitar o endividamento? Entenda como criar metas para o novo ano aqui.
Anúncios


Fonte: Google

Antes de mais nada, é quase o Ano Novo. Isso significa que já está na hora de estabelecer metas financeiras. Dessa forma, se você quer economizar para comprar a sua primeira casa, aumentar suas economias para sua aposentadoria, ou pagar suas dívidas, não há melhor momento para definir algumas metas financeiras do que no início de um novo ano.

Portanto, Estes 10 objetivos irão ajudá-lo a fazer mudanças duradouras e assumir o controle de suas finanças no Ano Novo.  Escolha fazer apenas alguns deles ou você está pronto para lidar com todos eles, mas de qualquer forma, trabalhando em seus objetivos financeiros e ter um plano para suas finanças são os primeiros passos para um futuro financeiro mais saudável.

  • Metas financeiras: Mantenha-se fiel a um plano de gastos mensais

Isto pode parecer um objetivo simples, mas escrever um plano de gastos a cada mês é o primeiro passo para obter o controle de suas finanças.

Desse modo, se você pode escrever o seu orçamento a cada mês, e colocar cada centavo que você ganha em um lugar específico, você vai começar a melhorar suas finanças.

Em outras palavras, aqui vai o porquê: ao escrever o seu orçamento e como você gasta o seu dinheiro irá ajudá-lo a ter um melhor controle sobre os seus gastos mensais, ou seja, aonde estão sendo seus maiores gastos, quais gastos você pode cortar, dentre outras informações.

E acredite, estudos revelam que cerca de 76% da população brasileira não faz uma organização dos seus gastos no mês, ou seja, estas pessoas não tem a menor ideia de quanto elas receberam no mês e do quanto elas gastaram. Sendo assim, isto é simplesmente inadmissível para quem quer organizar sua vida financeira.

Então acredito que já entendeu o recado, o primeiro passo a se fazer é planejar todo o seu orçamento mensal, isto quer dizer tudo o que você recebe e tudo que você irá gastar ao longo do mês. E mais do que anotar, procure manter-se fiel ao seu orçamento, visto que de todas as pessoas que tem este hábito, são poucas as que conseguem ser fiéis a eles.

  • Metas financeiras: Anote todos os seus gastos

Este é um grande hábito para manter não apenas os primeiros meses de 2020, mas todo o ano. Mas não é fácil. No primeiro mês, você pode querer escrever fisicamente cada compra que você faz em um notebook que você carrega com você. Às vezes, escrevê-lo fisicamente torna-o mais consciente no que irá gastar.

Entretanto, à medida que o tempo passa, você pode considerar mudar para um aplicativo de smartphone para acompanhar seus gastos. Dessa forma, muitos aplicativos de orçamento permitem que você insira cada transação à medida que a faz. Você pode registrá-la tanto na conta quanto na categoria para que você possa manter seu orçamento e reconhecer suas fraquezas orçamentárias.

Fonte: Google
  • Metas financeiras: Mantenha-se fiel ao seu orçamento mês a mês

Este é um objetivo um tanto que difícil, mas como você irá definir cuidadosamente o seu orçamento e anotar todos os seus gastos, ficará mais fácil de você se manter dentro de seu orçamento.

Então, se você conseguir manter o seu orçamento, será mais provável que alcance os seus objetivos financeiros.

  • Pagar as dívidas

Em primeiro lugar, faça um objetivo específico sobre o quanto de dívida você quer se livrar no ano que se inicia.

Se possível, você deve tentar livrar-se de todas elas, no entanto, dependendo de sua renda e da quantidade de dívidas que você possui atualmente, você não será capaz de fazer isso.

Mesmo assim, estipule um valor mensal que será destinado para este fim.

  • Não contraia mais dívidas

Então, Este é um objetivo que parece ser um pouco óbvio, não é mesmo? Se você quer se livrar de suas dívidas, não deverá contrair novas.

A única exceção que você pode fazer a este objetivo é se você estiver pronto para comprar uma casa, afinal você estará adquirindo algo que será seu, e ao invés de pagar um aluguel todo mês, que é algo que não trará retorno algum, você estará pagando a prestação de sua casa.

Você pode comprometer-se consigo mesmo que você não vai mais pedir dinheiro emprestado, desse modo você pode planejar com antecedência para grandes compras, evitando assim de contrair novas dívidas.

  • Faça seu fundo de emergência

Tenho certeza de que você já está cansado de ouvir e ler sobre isso, no entanto se isto ocorre é porque ele é realmente importante e mesmo assim você ainda não o possui.

Então comece o ano novo com o pé direito e se proponha a poupar um pouquinho que seja mês a mês com o intuito de fazer o seu fundo de emergência, que trará a você uma grande tranquilidade financeira.

Dessa maneira, o tamanho do seu fundo de emergência depende realmente da sua situação atual. Se você ainda está saindo da dívida, você deve ter um fundo de emergência menor até que você pague sua dívida, mesmo assim não o deixe de ter.

Afinal, Se o seu trabalho é instável ou se você é o principal sustento da sua família, você deve procurar economizar pelo menos três a seis meses de despesas de vida em seu fundo de emergência. Sendo assim isso o ajudará a cobrir o caso de uma emergência sem acumular mais dívidas.

Fonte: Google
  • Comece a economizar para a aposentadoria

A princípio esta é uma realidade brasileira. Em tempos nos quais nossa aposentadoria se encontra de maneira incerta, o melhor a se fazer e começar a economizar para a ela o quanto antes, dessa forma não importa se você tem 20, 30 ou 40 anos, o importante é poupar.

Por exemplo, se você já está empregado com carteira assinada, o ideal é você buscar uma previdência privada para complementar sua aposentadoria. Mas caso você ainda não esteja empregado desta maneira, procure poupar ao menos 15% de seu salário.

Desse modo, este dinheiro poderá ser aplicado em fundos de renda fixa, e se você não puder com 15% ao mês, poupe com a quantia de puder, só não deixe se guardar.

  • Invista em você

Então, sste ano você precisa fazer por você. Bem como, Se você já está empregado e ama o seu emprego, busque realizar cursos que o façam se aprimorar em sua carreira, seja um MBA, uma pós graduação, ou até mesmo aprender um novo idioma, o importante é voltar a estudar. Em um mundo competitivo e em constantes mudanças como o nosso é imprescindível que você se mantenha sempre atualizado, a fim de garantir seu lugar ao sol.

  • Estabeleça um Plano Financeiro

Este é também um assunto que tenho certeza de que você já está cansado de ouvir. Mas a verdade é uma só, se o seu colega de trabalho que ganha o mesmo que você possui um carro do ano e você possui um carro de dez anos atrás, certamente ele possui um plano financeiro e você não. Então se você quer ter um carro do ano daqui a três anos, por exemplo, comece janeiro de 2020 fazendo um planejamento financeiro com esta finalidade.

Um planejamento financeiro de longo prazo abordará todos os aspectos de suas finanças. Dessa maneira, este plano deve contemplar um calendário de quando você vai comprar uma casa, quando você vai se aposentar e quaisquer mudanças de carreira que você planeja fazer. Sendo assim, também deve incluir uma estratégia de investimento e um plano para construir riqueza.

Portanto, este plano irá ajudar você a tomar decisões financeiras ao longo dos próximos anos e pode ser uma das coisas mais benéficas que você faz. Um plano financeiro pode ser mais eficaz do que apenas definir metas financeiras aleatórias sem olhar para o quadro geral. Seu plano pode ser diferente se você é solteiro do que se você é casado, mas é essencial ter um, não importa o seu estado de relacionamento.

Fonte: Google
  • Corte gastos

Não importa qual seja sua situação financeira atual, é sempre bom cortar gastos quando se pode. Afinal, isso é mais dinheiro no seu bolso que você poderá utilizar para realizar seus objetivos financeiros a longo prazo.

Você pode querer escolher uma categoria a cada mês ao longo do ano para procurar maneiras de economizar dinheiro. Você pode achar que você precisa continuar a trabalhar na mesma categoria para que você possa continuar a encontrar maneiras de economizar dinheiro a cada mês. Se você pode cortar seus gastos um pouco mais a cada mês, você terá mais dinheiro para colocar em suas outras metas financeiras e de poupança.

Considerações finais

Tenho certeza de que muitas dessas metas financeiras já são velhas conhecidas suas, e talvez muitas delas você já pôs ou tentou colocar em prática, mas não obteve grande êxito.

O fato é que milagre não existe. É impossível ficar rico de uma hora para outra, a não ser que você ganhe na mega da virada ou que herde uma herança de um parente rico distante, se você quiser ficar rico, terá que abrir mão de muita coisa, fazer alguns sacrifícios, ter foco, paciência e muita disciplina.

Então, aproveite que o ano está acabando, faça uma reflexão sobre como lidou com suas finanças, e prepare-se para o novo ano, tendo como objetivo o cumprimento destas 10 metas que trouxemos para você.

Lembre-se de que a sua liberdade financeira depende apenas de você e de mais ninguém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *