Chaves PIX, foram 25 milhões de cadastradas em 5 dias.

Open banking está cada vez mais próximo dos brasileiros. Segundo BC foram cerca de 25 milhões de chaves PIX cadastradas nos últimos 5 dias. Leia mais e sabe tudo aqui.
Publicidade
Fonte:Banco Central

25 milhões de chaves PIX cadastradas em pouco mais de 5 dias. O BC – Banco Central do Brasil, tem relato instabilidade em alguns sistemas de bancos.

O “Open Banking” ou banco aberto. Deverá estrear no Brasil em Novembro. Assim, como o funcionamento do PIX – sistema instantâneo de pagamentos. O BC deverá obrigar todos os bancos a efetuarem suas transações e operações financeiras por meio do PIX.

Sendo assim, várias instituições, na última segunda-feira (5), correram atrás do prejuízo e já liberaram o cadastramento de seus clientes. Porém, nem o BC e tampouco as instituições, imaginariam que a procura pelo cadastro fosse avassalador.

Assim, em poucos dias, algumas instituições informaram instabilidades em seus sistemas. Dessa forma, vários consumidores não conseguiram efetivar seus cadastros.

Porém, outros vários obtiveram êxito nessa jornada. Assim, os números registrados com o cadastro das chaves PIX foi assustador.

Por isso, nosso blog trouxe esse artigo para explicar essa avalanche de cadastros e os cuidados na hora de solicitar suas chaves.

Publicidade

Sobre o PIX do BC

O sistema de pagamentos e transações instantâneas do BC, será a porta de entrada do “Open Banking” (OB). O sistema bancário será integrado a um só. Chamado de banco aberto, com isso facilitara as transações e operações entre as clientes de todos os bancos.

Dessa forma, o consumidor não terá um limite diário para efetuar as principais operações bancárias. Além disso, tudo será gratuito – para pessoas físicas e MEIs. Sendo assim, o consumidor não será mais tarifado com taxa altas e abusivas.

Por outro lado, a concorrência para garantir o cliente na instituição aumentou. Assim, os bancos digitais e tradicionais têm acirrado sua disputa pelo mercado consumidor.

Publicidade

Quais os cuidados em cadastrar a chave PIX?

Com o número elevado de solicitações e a enorme procura por elas, alguns fraudadores começaram a utilizar meios para fraudar as informações. Assim, antes de solicitar ou mesmo efetuar o cadastro de suas chaves PIX atente a algumas regras.

As regras são:

  1. Só efetue o cadastro utilizando o app mobile do banco ou fintech;
  2. Acesse a página oficial do seu banco e confira as informações sobre o cadastro;
  3. Apenas faça o cadastro utilizando o Internet Banking do seu banco; e,
  4. O PIX não efetua cadastro via SMS, Ligações ou mesmo e-mail.

Sobre os quase 25 milhões de clientes cadastrados.

Fonte: BC

Após a liberação do BC para o início do cadastramento das chaves PIX pelos bancos. 5 dias após o anúncio, houve a grande surpresa. Foram cerca de 24.821.312 de chaves PIX cadastradas em várias instituições.

Publicidade

Os registros foram surpreendentes, as próprias instituições não esperavam que o número fosse tão alto. Não a princípio. Assim, o BC começou a divulgar alerta sobre possíveis fraudes e ainda tentativas de mal uso do cadastro.

Sendo assim, esse volume imenso de cadastro pode ser avaliado entre as 9 horas da manhã do dia 5 até as 18 horas da noite do dia 9. Segundo o BC esse número deverá ser superado nos últimos dias.

E assim, esperasse que todos brasileiros estejam cadastrados entes do dia 16 de novembro. Quando de fato o PIX estará em pleno funcionamento.

Como funcionam as chaves PIX?

Uma combinação de dados do próprio cliente. Esses dados serão suas caraterísticas bancárias por assim dizer.

Publicidade

Dessa forma, são dados pessoais atrelado aos financeiros. Ou seja, o cliente passara a informar seu CPF ou outro dado pessoa para que outro consumidor possa efetuar transações para sua conta bancária.

Assim, as operações não terão a obrigatoriedade de usar mais dados bancários. Sendo assim, você é quem decide que chave usar e cadastrar; E-mail, número de telefone, CPF ou CPNJ.

Atenção aos golpes

Como alertamos acima, vários criminosos já começaram a se aproveitar desse interesse no PIX. Assim, segundo as orientações do BC. Todo e qualquer consumidor que queria cadastrar suas chaves PIX deverá acessar as informações direto do seu banco.

Publicidade

Sendo assim, evite baixar aplicativos que não aqueles indicados pelo seu banco. Ainda, não responda ou leia e-mail enviados de endereços estranho que tratam do assinto. Assim, você deverá apenas efetuar ou solicitar seu cadastro das chaves PIX por um dos meios informados acima. Por fim, rejeite informações enviadas por redes sociais, mensagens via app (WhatsApp, Messenger entre outros) ou SMS.

Como cadastrar as chaves PIX?

Como dito anteriormente: “cada instituição financeira deverá determinar o processo de cadastro”. Contudo, você poderá efetuar até 5 chaves PIX diferentes em cada instituição. Assim, não importa de banco digital – fintech, ou banco tradicional – físicos.

Dessa forma, você poderá ter em seu cadastro uma chave para o seu número de CPF, CNPJ, telefone, e-mail e uma chave aleatória. Ou seja, são 5 chaves diferente por consumidor. Porém, todas conectadas em uma única conta bancária.

Publicidade

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e com os seus familiares. Logo depois acesse ao sistema, site, app ou internet banking do seu banco e solicite o cadastro do PIX.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *