Acesso ao auxílio maternidade 2021, quem tem direito?

Com a maternidade, prazer de ter o filho no colo, o tempo para a criança e aumento da necessidade financeira com as despesas. Continue aqui e saiba mais.
Anúncios


Acesso ao auxílio maternidade 2021
Fonte: Google

O Salário-Maternidade tem grande importância para os beneficiários, quando uma mãe tem um filho, é  necessário parar de trabalhar para cuidar de se e do bebê, é aí que o direito de acesso ao auxílio maternidade 2021 é solicitado para cobrir custos psicológicos, físicos, materno e do bebê, é  este auxílio que ajuda as famílias a se manter, pagando medicamentos, alimentos e demais custos.

O benefício ajuda financeiramente às mães durante período depois do nascimento ou a adoção do filho. Quando a chegada de um novo filho é um momento de alegria da família e para ajudar essas famílias, o governo federal criou a lei que assegura o auxílio maternidade para novas mamães.

O benefício do auxílio maternidade é pago pela previdência social ele garante auxílio financeiro às mães após a chegada do filho, tem a finalidade de complementar a renda das mães que precisam se dispersar das funções profissionais pelo motivo de nascimento ou adoção do seu filho.

Assim parece simples, mas as dúvidas referente ao auxílio maternidade 2021 e quem pode receber ainda causam dúvidas, não só para às mulheres no mercado de trabalho, como também  profissionais de recursos humanos, O auxílio maternidade tem  situações específicas, por que pais também podem ter acesso ao benefício, mesmo sendo auxílio maternidade, especificando as mulheres gestantes ou adotantes, os homens também podem ter acesso em caso de adoção homoafetiva ou falecimento da mãe.

Licença maternidade e auxílio maternidade 2021

Você já parou e pensou que auxílio maternidade 2021 e licença maternidade são coisas relacionadas. Que as trabalhadoras que têm direito ao primeiro, também recebe o segundo, mesmo sendo complementares e interligados não são a mesma coisa, por isso é  importante saber como e quem tem direito e acesso ao auxílio maternidade 2021 ou a licença maternidade.

O auxílio maternidade é um benefício garantido para mães desempregadas que tiveram registro na Carteira de Trabalho em um período inferior a 2 anos do nascimento e tenham filhos até 4 anos. Com duração de até 120 dias, é necessário que o beneficiário tenha alguns requisitos para a concessão do auxílio maternidade, com 8 meses de gestação, o provento de 120 dias permite que as mães tenham dedicação integral aos seus filhos.

Licença gestante ou licença maternidade é de caráter previdenciário, concedendo às mães que precisam de repouso e se afastar do emprego no período final da gravidez ou logo após o parto. Podendo sair de licença a partir do último mês de gestação, a trabalhadora tem o período de repouso que pode ser aumentado após o prazo por mais 2 semanas assim ateste o médico.

Quem tem direito de acesso ao auxílio maternidade?

No geral, o acesso ao auxílio maternidade 2021 é o benefício às mulheres após a chegada ou nascimento do bebê para permitir condições financeiras desta família e proventos de vida para a criança. Alguns casos, que serão visto que o benefício pode ser estendido a homens. Tem acesso ao auxílio maternidade 2021, empregados, com contrato no regime CLT, desempregados segurados pelo INSS, domésticos, os que contribuem individual e facultativo.

As mulheres que tem aborto espontâneo, após 23 semanas de gestação, a trabalhadora também terá acesso aos mesmos 120 dia de benefício, para ajudar no período de repouso e principalmente no lado psicológico afetado com a perda do filho que não terá em seus braços.

No caso dos homens empregados que tem a perda da esposa durante o parto ou dentro do prazo de 120 dias, esse receberá  o auxílio maternidade no lugar da beneficiária até conclusão do prazo, entretanto, ele só irá ter direito se também for segurado e fizer o novo requerimento, tendo o benefício recalculado de acordo com o salário do contribuinte.

Acesso ao auxílio maternidade 2021
Fonte: Google

Como solicitar o benefício?

Quando empregada pela CLT,  a empresa é que tem o acesso ao auxílio maternidade 2021 através, a beneficiária tem que apresentar o atestado médico com a data prevista do parto, podendo se afastar e da entrada com até 28 dias antes do nascimento do bebê dando início a partir desse dia o período 120 dias.

No caso de desempregada, para dar entrada no auxílio maternidade é preciso está dentro dos requisitos exigidos, podendo acessar o site MEUINSS ou fazendo o agendamento pelo telefone 135, contudo, a beneficiária tem o prazo máximo de 180 dias após o parto para fazer o requerimento do auxílio maternidade.

O auxílio maternidade está para dar estabilidade às trabalhadoras no momento mais esperado a maternidade, mas como vimos não deixa de fora as desempregadas que se enquadram por atender aos requisitos. A lei é abrangente e possui muitas particularidades, os beneficiários no entanto ter ciência dos direitos para poder requerê-los.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *