Uma aeronave movida a energia solar não-tripulada plana em grandes altitudes para evitar o clima adverso e o tráfego aéreo comercial. Essa nave possui bateria com capacidade para manter a nave no ar durante a noite. Isso quer dizer que, ela não precisa parar para abastecer com combustível.
Segundo um porta-voz do departamento do Exército americano, os voos recentes possuem a finalidade de testar a capacidade de reter a energia do UAV. Além de testar a longevidade da bateria e também a eficiência do painel de energia solar. Assim como, as capacidades de manutenção de rota que essas aeronaves possuem.
Vale lembrar que, após esses dias nos céus a aeronave movida a energia solar realizou um feito importante. Ainda segundo os especialistas, esse marco do Airbus Zephyr S ultrapassou o recorde de 2018. Vale ressaltar ainda que, esse tipo de aeronave pode oferecer imagens semelhantes ao de um satélite.
Além disso, a aeronave movida a energia solar não possui limitações, por esse motivo, elas podem permanecer em uma posição fornecendo atualizações constantes. Ainda nesse sentido, o Airbus possui outra vantagem relevante em relação aos satélites que não podem retornar a Terra, na maioria das vezes. Através do Zephyr é possível atualizar os sensores para trocar as cargas, atualizando o Airbus com novas tecnologias. Quer saber mais? Vamos lá!
Aeronaves não tripuladas
De maneira simples, as aeronaves não tripuladas mais conhecidas como drones estão cada vez mais populares no Brasil. Assim sendo, quando alguém decola uma aeronave desse gênero, é considerado um piloto. Portanto, deve cumprir as normas pré-estabelecidas pela lei em relação a segurança das pessoas.
Segundo a legislação estabelecida pela DECEA, é preciso seguir as regras para o espaço aéreo ICA 100-40. Onde as regras relacionadas a utilização do uso, assim como, a solicitação de autorização de voo para drones no Brasil.
Apesar de ser uma aeronave não tripulada, pilotos profissionais passam por um treinamento específico para poder controlar esse tipo de aeronave. Então, o piloto passa por um treinamento que requer noções de tráfego aéreo comercial. Do mesmo modo, o piloto deve passar por etapas longas de treinamento para poder operar o voo não tripulado. Semelhante ao treinamento para pilotar aeronaves tripuladas. Porém com as suas diferenças, no país para poder operar esse tipo de aeronave é preciso pedir autorização junto a Anac!
Drone e Vant são a mesma coisa?
Primeiramente, qualquer objeto voador não tripulado é apelidado de drone esse apelido vem da palavra inglesa; drone que significa zumbido ou zangão. Ou seja, essa palavra é uma associação ao som que a aeronave reproduz durante um voo rasante, por exemplo. No Brasil, essas aeronaves são classificadas e reguladas segundo o seu propósito de uso.
Mas o que isso quer dizer? Bem, se você for usar o drone para praticar um esporte, lazer, hobby ou até competição esse equipamento pode ser considerado como um aeromodelo. Isso quer dizer que pode ser um mini-helicópitero ou até uma réplica de uma réplica de um jato com quatro hélices.
No entanto, se o uso for para fins como experimentos, pesquisas ou até comércio como é o caso do Airbus Zephyr S. O drone passará a ser considerado como um veículo aéreo não tripulado, ou seja, Vant. Sendo assim, a aeronave não pode ter fins recreativos de maneira mais simples. O equipamento deve ter uma carga útil embarcada não necessária para que o Vant possa voar longas distâncias. Por exemplo, uma câmera acoplada para tomadas aéreas usadas em filmes. Interessante, não é mesmo?
Aeronave movida a energia solar
O recorde da aeronave movida a energia solar ultrapassou o recorde da aeronave anterior em 2018. Como mencionei nesse artigo, o Airbus possui outra vantagem relevante em relação aos satélites que não podem retornar a Terra, na maioria das vezes. Através do Zephyr é possível atualizar os sensores para trocar as cargas, atualizando o Airbus com novas tecnologias.
O recorde do voo foi realizado pelo modelo mais novo da aeronave que é movida a energia solar. Esse modelo foi projetado e construído originalmente no Reino Unido; o Zenphy foi desenvolvido por Chirs Kellerher inventor que faleceu em 2015. Três anos após a sua morte, o Airbus não tripulado iniciou as suas primeiras instalações!
Por fim, embora esteja a milhares de quilômetros de distância a aeronave pode ser controlada de qualquer lugar do mundo. Além de ter as vantagens já citadas nesse artigo, de fornecer imagens semelhantes à de um satélite, porém, sem a limitação de ter que permanecer na orbita terrestre. Ainda nesse contexto, os seus operadores podem atualizar os seus sensores trocando cargas e atualizando com novas tecnologias!
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