Aluguéis mais caros, IGPM é usado para novos ajustes

Segundo informação divulgada nesta sexta-feira (9), o Índice Geral de preços foi reajustado. Confira!
Anúncios


aluguéis mais caros igpm
Fonte: Google

Na precedente prévia do mês de março os valores do Índice Geral de Preços sofreu um reajuste de 0,50%. Segundo informações da FGV que divulgou está notícia na última sexta-feira dia 09 de abril. Todavia o índice produziu acréscimo de 8,80% no ano de 2021 e com alta de 30,70%  em aproximadamente um ano. Isso deverá se refletir nos aluguéis do país.

Contudo a Fundação Getúlio Vargas ainda ressaltou que em decorrência de três fatores componentes da antecedente. Assim sendo os preços de atacado que são representados pela IPA-M que no mês de abril teve alta de 0,36% diante do avanço de 2,33% na prévia preexistente de março deste ano. Todavia isto significa que os valores dos Aluguéis terão um aumento relevante durante este ano o que se mostra preocupante, pois o país enfrenta a segunda onda da pandemia apesar da aceleração da vacina, os índices de pessoas infectadas aumentou.

Contudo o INCC faz a mensuração de custo da construção que trouxe um avanço de 1,04% preexistente ao mês de abril, todavia depois do acréscimo de 1,24% preexistente no mês de março. Contudo o tempo de pesquisa de valores para apuração do índice ocorre de 21 a 31 de março de cada ano concedido os dados ao final do mês de março o IGPM despôs de aumento de 2,94%.

Todavia para quem não entende do que se trata o IGPM é utilizado na correção dos contratos de Aluguéis. Sendo assim o índice tem como finalidade medir a variação de valores por exemplo quando há inflação que o momento atual, onde o brasil e o mundo passam  por uma crise na economia ou uma deflação em sua etapa de análise.

Como o IGPM é calculado para os aluguéis?

Da mesma maneira que outros indicadores que são divulgados mensalmente por meio da Fundação Getúlio Vargas. Todavia o Igpm possui a variante do valores de bens e serviços. Contudo os insumos utilizados no processo de produção industrial, agrícola e construção civil. A importância de cada um dos índices que compõe representam elementos de consumo interno bruto orçado com suporte nas contas nacionais.

Todavia convertendo a seguinte distribuição, 30% de Ipc, 60% de Ipa e 10% de Incc. Sendo assim o Ipc conduz o comportamento do valores que afetam diretamente o comprador final. Logo o Ipa é o informativo que acompanha as alterações de valores, portanto o Incc expoe os gastos da construção civil.

Sendo assim devidamente apresentado o Igpm difundiu-se para ser bastante usado como parâmetro para o Mercado Imobiliário como também na correção do contratos de Aluguéis. Contudo o seu histórico constante de divulgação teve início em meados dos anos 1940. Todavia o Igpm igualmente citado em muitos outros contratos públicos privados dentre outros seguimentos.

A variável do IPCM e os reflexos nos aluguéis no Brasil

aluguéis em abril igpm
Fonte: Google

A finalidade do índice de preços do consumidor foi desenvolvido para determinar a variedade dos valores dos bens e serviços que compõe o conjunto dos custos de famílias com renda variável de 1 até 33 salários. Todavia o Ipcm engloba as diferentes classes dos bens e serviços como transporte, habitação, alimentação, educação, saúde e cuidados e cuidados pessoais dentre outros.

Contudo o Ipcm reflete 30% do cálculo do IGPM . Todavia ele é incubido de medir o poder de compras das famílias no brasil. Sendo assim o valor coletado é importante para que se possa fazer o cálculo do IGPM que é muito importante para a inflação por exemplo.

Todavia o indicador Incc listou 2,44% de aumento dos Aluguéis este ano. Sendo assim este é o nível mais alto desde que o plano real foi criado segundo especialistas e economia destacam, muitos fatores contribuirão para que este aumento acontecesse o agravamento da pandemia foi um deles. Dessa forma a economia ainda encontra-se em crise. Contudo este percentual deve refletir nos contratos dos Aluguéis.

Consequências do aumento

O índice geral de preços( Igpm), mais conhecido como Inflação de Aluguéis acabou fazendo com que as imobiliárias praticassem a Inflação sobre o Ibge com o objetivo de corrigir os novos contratos de Aluguéis. Por exemplo se esse padrão fosse válido para os contratos vigentes um aluguel que hoje é R$ 1.000 a vencer neste mês de abril teria uma correção de R$ 46 de acordo com a perspectiva do Mercado Imobiliário.

Sendo assim o Igpm é considerado o cálculo mais adequado e usado como parâmetro na regulação de aluguéis por vários fatores. Contudo o mais importante deles é a transação que sofre influência da taxa cambial. Dessa forma deixa o indicado instável. Todavia a formação atrelada a moeda americana não é a realidade dos brasileiros.

Sendo assim em uma análise detalhada de alguns especialistas a percepção é de que o Ipca chega um pouco mais próximo da vivência dos contratos dos Aluguéis no país, todavia o Ipca também sofreu correção do preços dos contratos de Aluguéis. Portanto concluísse que devido as dificuldades que do Mercado Imobiliário em função da pandemia, os valores terão que ser repassados nos contratos de Aluguéis.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *