Preloader Image 1 Preloader Image 2

Amaxofobia: veja como perder o medo irracional de dirigir! 

O que pode causar o medo irracional de dirigir? Confira nesse artigo as possíveis causas da amaxofobia e como você pode trabalhar essa fobia.

amaxofobia-medo-irracional-de-dirigir
Fonte: Google

Amaxofobia, ou medo de dirigir pode ser facilmente tratado, além de ser bastante comum pode ser causado vários motivos. De acordo com psicólogos esse tipo de fobia pode surgir de um conjunto de acontecimentos. Vale ressaltar ainda que algumas pessoas possuem uma predisposição a desenvolver esse tipo de fobia.  

Segundo alguns psicólogos fatores genéticos podem contribuir com o surgimento de vários distúrbios, entre eles o medo de dirigir. E essa fobia pode ser desenvolvida por pessoas com hábito de dirigir que passaram por algum trauma ou experiência negativa. Portanto, quando o mesmo tipo de situação acontece ou existe alguma lembrança do ocorrido é despertado por um gatilho, por exemplo, a fobia pode acontecer. 

Além disso, o medo irracional de dirigir também pode ser causado por situações de estresse ou ansiedade. Pois, dirigir um veículo exigem responsabilidade tanto com as nossas vidas como vidas de outras pessoas. Podemos incluir outros motoristas, pessoas que estão dentro do automóvel assim como pedestres, entre outras situações que envolvem dirigir um veículo. 

O medo irracional de dirigir ainda pode ser classificado como Transtorno de Ansiedade Social ou Transtorno Fóbico Social. Que pode ser entendido como o medo consistente a exposição pública, que podem ser associados a baixa autoestima, insegurança emocional entre outros fatores.  

Amaxofobia: Dicas para perder o receio de dirigir  

Não pensar muito enquanto dirigi pode ser uma dica intrigante, não é? Mas, funciona de uma maneira simples e eficaz. Afinal, tudo o que você precisa saber é sistemático, ou seja, dirigir é envolve um procedimento praticamente robótico. De acordo com vários psicólogos sobre esse assunto, é preciso evitar que o seu mecanismo de defesa sabote o seu raciocínio lógico.  

Isso quer dizer que, assim que estiver dirigindo o seu mecanismo de defesa pode tentar te sabotar, é neste exato momento que você deve bloquear pensamentos negativos. Por isso, é importante saber quem está ao seu lado durante o processo de perder o medo de dirigir. Com o apoio correto em pouco tempo, você esquecerá que um dia teve algum tipo de bloqueio relacionado a dirigir um veículo.  

Outra dica muito importante, é acreditar que você pode além de planejar uma rotina para o dia a dia. Afinal, para perder o medo de assumir a direção de um automóvel será necessário dirigir. Então, criar metas e rotas que devem ser executadas durante o dia é indispensável para que essa fobia deixe de existir. A autoconfiança deverá ser trabalhada aos poucos, algumas pessoas, adquirem a autoconfiança quanto estão do processo de tirar a primeira carteira de motorista.  

Práticas diárias   

Além das dicas citadas nesse artigo, praticar em horários e ruas tranquilas é importante para adquirir autoconfiança. Por isso, um lugar conhecido pelo motorista e com pouco movimento é ideal para dirigir por um período até que o motorista se sinta confiante para dirigir em vias movimentadas.  

Nesse contexto, será necessário aumentar o percurso de maneira gradualmente, ou seja, iniciar com pequenos treinos, alguns minutos por dia. Assim, aos poucos conforme a segurança do motorista for aumentando a distância poderá aumentar. Essas dicas valem também para a velocidade e o tempo.  

Treinar o seu pensamento é relevante, pois, no dia a dia podem acontecer diversas situações que podem desencadear uma possível crise de ansiedade. Então, para evitar que isso aconteça não dar voz a pensamentos negativos é primeiro passo. Ainda nesse sentido, criar cenários positivos e até engraçados podem ajudar a distrair a sua mente enquanto dirigi.  

Amaxofobia: é comum e tem tratamento! 

amaxofobia-medo-irracional-de-dirigir
Fonte: Google

O medo irracional de dirigir, assim como as demais fobias devem ser tratado por um profissional de saúde. Esse medo patológico pode ser tratado de uma maneira simples, além dessas dicas que devem ser praticadas. Procurar um profissional para tratar esse bloqueio, é fundamental, além de seguir todas dicas.  

Vale ressaltar que o medo é natural, trata-se de um mecanismo que protege o ser humano de situações perigosas. No entanto, é preciso saber diferenciar o medo da fobia o medo pode ser considerado como um alerta que algo está errado. E como mencionei, serve para proteger o ser humano, ou seja, faz parte do instinto selvagem. Já a dificuldade de lidar com vários tipos de emoções pode ser entendido como fobia, que tem como principal característica; o controle emocional.  

Por fim, não existem fobias bobas ou que passam com o tempo; é necessário procurar um profissional qualificado para identificar e tratar a causa dessa fobia. Não tenha medo de procurar um apoio profissional, dirigir um veículo deve ser algo natural e libertador. Por isso, se você deseja sair por aí dirigindo o seu carro, busque por ajuda.  

Você sabia que amaxofobia era o medo de dirigir? Aqui em nosso blog você encontra conteúdos sobre assuntos diversos e também curiosidades relacionadas ao universo das finanças.

Copywriter / Redatora publicitária Especialista em Economia, Investimentos e finanças. Sua maior paixão é contribuir com o crescimento pessoal e financeiro das pessoas!