Quando 2 amigos com espírito empreendedor se unem, o resultado pode ser fantástico! Foi assim na fundação de grandes empresas, como a Google, a Microsoft e a Apple, por exemplo. Isso é o que chamamos de amizade de milhões, não é mesmo? Mas não para por aí! Starbucks, Airbnb, Ben&Jerry’s e muitas outras empresas são frutos da união de amigos.
E você? Tem um espírito empreendedor? Conhece algum amigo na mesma sintonia? Afinal, como identificar um bom sócio para um negócio? Quer saber como? Pois, no texto de hoje vamos conhecer 5 histórias de amigos que viraram sócios e hoje têm negócios de sucesso. Veja mais detalhes e aproveite para se inspirar! Acompanhe o conteúdo completo a seguir.
Transparência e confiança
As empresárias Emily Ewell e Maria Eduarda Camargo foram unidas por laços familiares. Tudo começou quando a americana Emily, em uma de suas viagens ao Brasil, a trabalho, conheceu o tio de Duda, que hoje é seu marido. A aproximação de um com a outra foi além da amizade entre sobrinha e tia, e as afinidades entre elas as uniram com uma parceria profissional incrível.
Juntas, criaram a marca Pantys, que foi a responsável por desenvolver a primeira calcinha absorvente da América Latina. Pioneira no ramo, a marca faz o maior sucesso oferecendo soluções práticas para o dia a dia das mulheres. Portanto, a parceria entre elas foi além das barreiras da amizade e familiares, para alcançar voos mais altos com a Pantys.
Em conversa com as sócias, elas revelam que quando há o mesmo objetivo entre dois amigos, é possível nascer uma sociedade de sucesso. Elas também ressaltam que o ponto principal em uma sociedade entre amigos é a transparência e confiança um no outro. E ainda aconselham: “se a amizade possui essas duas características, é bem possível que nasça uma boa sociedade”.
Na falta, uma oportunidade!
Os, hoje sócios, Lohran Schmidt e Eduardo Vanzak se conheceram em Belo Horizonte, no ambiente universitário, enquanto cursavam administração. Na época, eles notaram algo em comum, ambos tinham seus negócios em áreas diferentes, mas se sentiam insatisfeitos. Foi depois de muita conversa que surgiu a ideia: partir para o Vale do Silício em busca de uma ideia inovadora, relacionada ao bem-estar. E assim fizeram, em 2015.
Durante suas pesquisas, os jovens descobriram que a segunda bebida mais consumida no mundo é o chá, mas aqui no Brasil, as pessoas não têm tanto esse hábito. E na falta, viram uma oportunidade. Foi aí que os amigos focaram em desenvolver um chá que pudesse ser saudável e gostoso ao mesmo tempo, para que as pessoas aqui começassem a consumir mais a bebida.
Os amigos contam que testaram mais de 50 receitas diferentes até chegar ao Desinchá, que foi lançado em 2017. Dois anos depois, a marca se tornou a segunda marca de chá mais vendida no Brasil, com mais de 20 mil pontos de venda pelo país. Em 2019, os sócios decidiram expandir a marca criando o Desinchá Company, que além dos chás, também oferece outros produtos naturais e até cursos sobre saúde e bem-estar.
WeClever, uma amizade de milhões!
A startup Leiturinha foi criada por Rodolfo Reis, que em 2015 contratou Ana Abreu para trabalhar com ele na empresa. Após algum tempo trabalhando juntos, os, então, amigos, tiveram a ideia de desenvolver uma plataforma de marketing de linguagem humanizada, e assim fundaram juntos a WeClever.
Com faturamento de nada mais nada menos que R$15 milhões no último ano, a WeClever é hoje um sucesso no mercado. A ideia surgiu no olhar dos amigos para a dificuldade que as empresas tinham de criar e manter um relacionamento com seus clientes, e em não saber como lidar com o público. Desde então, a plataforma vem desenvolvendo um excelente trabalho com as empresas parceiras.
De funcionários a empresários
Os amigos Paulo Albuquerque e Patrick McDougall se conheceram enquanto trabalhavam juntos na mesma empresa, a Nubank. Uma parceria sólida se formou entre eles, a ponto de decidirem deixar a empresa em que trabalhavam para juntos criarem a própria fintech. E foi assim que nasceu a Drip, empresa criada pelos dois amigos.
Trata-se de uma fintech de meios de pagamento online, que oferece soluções financeiras inovadoras e práticas, como por exemplo, o Pix parcelado, sem necessidade de cartão de crédito, com direito a cashback, livre de taxas, e ainda com opção de parcelamento em até 3 vezes. Lançada recentemente, a plataforma opera há menos de 2 anos no mercado.
Mesmo com tão pouco tempo, a Drip conta hoje com cerca de 17 mil pagantes, e uma ampla carta de parceiros já adicionados no aplicativo, como a Nike, Natura, Shein, Netshoes, Farm, Shopee, O Boticário, e mais 200 outras lojas cadastradas e já ativas no aplicativo. Além disso, dentro de um ano a Drip recebeu R$15 milhões em investimentos vindos do venture capital.
De amigos a sócios, a amizade de milhões!
Como vimos, são diversos os casos de amigos que se tornaram sócios e construíram juntos negócios de sucesso! Aproveite as dicas e inspirações que trouxemos durante o texto, e coloque aquela ideia no papel, se conecte com pessoas que vibram na mesma sintonia que você e construa sua amizade de milhões. Quem sabe o próximo exemplo aqui não seja o seu?
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