Análise de dados no mundo corporativo: era da digitalização!

À medida que a tecnologia avança, a análise de dados no mundo corporativo se torna cada vez mais comum. Fique por dentro!
Anúncios


Análise de dados no mundo
Fonte: Google

Com a tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas, alguns termos como: métricas, analytics big data estão se popularizando no dia a dia. Assim como, a análise de dados no mundo corporativo, seguem sendo usados por empresários para potencializar os seus negócios e treinar os profissionais das empresas tradicionais de variados segmentos.

Portanto, a evolução da digitalização trouxe para o dia a dia de empresários alguns desafios, como a mudança da informação em insights para os seus negócios! Á vista disso, uma pesquisa feita pela Alterys revelou que no mercado corporativo brasileiro existe uma discordância entre alguns profissionais com conhecimento na aplicação efetiva das informações estratégicas e da análise de dados.

Embora, a digitalização de muitas empresas seja uma realidade, ainda existem empresários contrários a tecnologia e os seus benefícios. Logo, os profissionais qualificados com competência na área de dados são superiores do que a liberdade atribuída pelos líderes e administradores para a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos.

Vale ressaltar, que segundo alguns analistas o desequilíbrio acontece, devido, a falta de noção de eficácia e de conhecimento que essas ferramentas podem trazer para a empresa! Por isso, o treinamento dos profissionais é muito importante, inclusive para a longevidade do negócio. Assim como, a contratação de profissionais qualificados na área de análise de dados.  No entanto, algumas dessas empresas não estão preparadas para a digitalização de fato, contudo, está justificativa não deve servir de pretexto para uma crise no negócio, por exemplo!

Portanto, o segmento digital é um movimento sem retorno, ou seja, não existe mais espaço para suposições. Sendo assim, se você quer manter a sua empresa deve compreender e aderir ao novo mundo!  

Importância da digitalização 

Neste sentido, em uma recente pesquisa feita por especialistas revelou que cerca de 73% dos empresários brasileiros entendem a importância da digitalização e da análise de dados. Entretanto, cerca de 28% dos empresários brasileiros chegam a fazer de fato a digitalização das informações da empresa.  

Vale ressaltar, ainda que aproximadamente 71% dos diretores de empresas brasileiras não costumam incentivar ou estimular a digitalização.

Assim como a análise de dados este movimento corrobora para que os gestores acabem perdendo tempo no desenvolvimento ou evolução das suas funções.  

Assim sendo os insights, por exemplo, trazem a segurança necessária para incentivar e otimizar a organização. Desse modo, a resiliência corporativa ficará clara no período pós pandemia pela habilidade de gerenciar uma cultura que é orientada por dados, ou seja, a cultura da tecnologia. 

Entenda a necessidade da digitalização das empresas 

Tendo em vista, a transformação digital várias empresas enxergam a necessidade de transformar as suas empresas implementando a digitalização para métodos antigos. Neste sentido, a implementação deverá trazer para a sua empresa impactos positivos ligados ao fluxo de trabalho e a produtividade! 

Vale ressaltar ainda que, a utilização da tecnologia costuma mudar a percepção dos profissionais com relação aos produtos ou serviços da empresa. Portanto, tendo em vista a flexibilidade da tecnologia em todas as áreas empresariais. Logo, a digitalização descomplica os processos internos e externos de uma empresa! 

Neste sentido, os recursos tecnológicos atuais produzem ferramentas para facilitar o trabalho dos profissionais. Desse modo, a inteligência artificial foi criada com o objetivo de facilitar todos os processos de produtividade de uma empresa.

Assim, escalonar a produção de uma empresa se torna mais fácil e mais simples. Logo, em relação aos níveis de gerência e tecnologia a implementação da digitalização ajuda os gestores a montar estratégias voltadas para o mercado financeiro! 

Análise de dados no mundo corporativo 

Análise de dados no mundo
Fonte: Google

Tendo em vista, a chegada da pandemia do novo coronavírus a digitalização nas companhias acabou ganhando cada vez mais força. Sendo assim, vale a pena investir na implementação da análise de dados no mundo corporativo. Afinal, tudo tem início pela mentalidade e no planejamento.  

No entanto, investir apenas na implementação não é o bastante. Pois, investir no treinamento dos funcionários da empresa é fundamental. Assim como, o investimento no treinamento dos colaboradores é necessário encontrar ferramentas para tornar a usabilidade da análise de dados e a digitalização mais simples e sem muita complicação. 

Assim sendo, é importante entender que reduzir a utilização de papel ajuda na redução de custos para a as empresas. Desse modo, as informações relacionadas a empresa independentemente do segmento deixarão de surgir através de meios analógicos. E, portanto, sendo digitalizados. Logo, as diferenças potencializadas pela utilização do blockchain, por exemplo auxilia na segurança da empresa! 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.