Ansiedade e estresse no trabalho, como observá-los na equipe?

Esse tipo de problema prejudica o trabalho em equipe, e afeta a produtividade, mas pode ser evitado. Continue aqui e saiba mais!
Anúncios


Ansiedade e estresse no trabalho
Fonte: Google

Em um ambiente de trabalho existem metas e objetivos a serem alcançados, manter as emoções equilibradas numa rotina em constante agitação, pode ser um desafio para muitos. Trabalhar sob pressão causa ansiedade e estresse no trabalho, afetando diretamente a produtividade de uma equipe, mas pode ser evitado se identificado o problema com antecedência.

O diálogo é a melhor escolha, quando as atividades se tornarem mais complicadas de se resolver, não tem problema pedir ajuda ao colega de equipe. E caso não consiga concluir a demanda no tempo exigido, peça um novo prazo ao seu chefe. Em muitos casos, pessoas com ansiedade e estresse, têm medo de revelar o problema com seus colegas de trabalho, por medo de serem afastadas do convívio social ou até mesmo perder uma promoção salarial, no local de trabalho.

Mas o número de casos de pessoas doentes da ansiedade na sociedade, pede a atenção dos locais de trabalho para reagir a esse cenário. A projeção, é que, a ansiedade e estresse no trabalho, terá um impacto significativo nos próximos anos, porém os diretores que souberem conhecer melhor sua equipe, terão uma oportunidade de criar um local de trabalho melhor e mais seguro.

Lidar com essas emoções em sociedade é bem difícil, muitas pessoas não têm conhecimento sobre o assunto e muitas das vezes não compreende a situação que o colega de trabalho está passando. Nesse artigo vamos passar mais informações, se você já teve ou conhece alguém com ansiedade, vai poder entender melhor como ajudar essa pessoa. Veja como identificar e ajudar um colega de trabalho com ansiedade e estresse.

Ansiedade e estresse no trabalho, durante a pandemia

Com a pandemia da Covid-19, e as mudanças econômicas do país, como consequência o aumento de doenças relacionadas à saúde mental no trabalho. A ansiedade e estresse no trabalho, crescem cerca de duas vezes mais rápido que qualquer outra doença. Além disso, funcionários com esse tipo de doenças procuram por atendimento médico 6 vezes mais, do que a população geral, chamando atenção para esse tipo de doença nas empresas.

Infelizmente muitas pessoas não conseguem lidar tão bem com a Covid-19, são muitos os desafios que vieram com ela. Algumas pessoas perderam entes queridos, outras tiveram que se readaptar ao novo mercado de trabalho, dividindo as tarefas pessoais com as profissionais. É de suma importância, um líder saber eliminar qualquer tipo de ferida que seu subordinado não se sinta confortável em falar sobre ansiedade e estresse no trabalho.

Em uma pesquisa realizada pela Fiocruz, analisando os impactos causados pela Covid-19, com o isolamento, na saúde mental dos trabalhadores, apontou que, a ansiedade afeta em média 47% desses trabalhadores no período da pandemia no Brasil. De acordo com a OMS, cerca de 11 milhões de pessoas sofrem dessas doenças no Brasil, e daqui para frente será a doença mais comum no país.

Como controlar a ansiedade e estresse no trabalho?

O primeiro passo para tentar controlar esses sintomas, é identificar a causa, observar todos os detalhes de sua rotina, hábitos e atividades. Muitas das vezes, os motivos de nosso estresse e ansiedade são causados por nós mesmos. A falta de organização, pode ser um dos fatores que causam estresse, por exemplo: quando não consegue entregar suas tarefas no prazo, mas você não reconhece que a demora em finalizar as tarefas é sua própria culpa e não a demanda do trabalho.

Manter sua rotina no trabalho organizada, é fundamental para evitar o estresse, e não há nada pior que trabalhar em um escritório todo desorganizado, onde você nem sequer consegue encontrar uma simples caneta. Uma boa opção é decorar o ambiente onde você trabalha, com fotos e coisas que te façam bem, pode ajudar. Afinal, passamos uma boa parte do nosso dia no trabalho, nada melhor que deixar mais aconchegante e confortável.

Depois que tudo estiver mais organizado é hora de criar uma rotina de suas atribuições diárias, e priorizar as principais tarefas. Quando não definimos uma prioridade tudo fica para última hora, o estresse e ansiedade acaba tomando lugar. E por vez, estime um tempo para cada tarefa ser concluída, assim fica mais fácil e não acumula mais compromisso no mesmo período evitando assim, a ansiedade e estresse no trabalho.

Ansiedade e estresse no trabalho
Fonte: Google

Conclusão

Bom, a ansiedade e estresse no trabalho, podem ser contornados como vimos nos últimos tópicos. Sempre vai partir de você a primeira iniciativa, outro ponto que pode colaborar com seu bem estar, é praticar algum tipo de exercício físico, pode ser uma caminhada, pedalar de bicicleta ou até mesmo malhar.

Além de fazer um bem enorme para sua saúde, os exercícios produzem serotonina, permitindo que a pessoa se mantenha com bom humor. Então não precisa mais ficar ansioso ou estressado, com algumas dicas simples você consegue se livrar desses sintomas.

Mesmo depois de todas essas dicas, se os sintomas persistirem, nesse caso aconselho procurar um especialista e fazer um tratamento mais intensivo.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *