Aposentadoria, como alcançar a estabilidade financeira?

Como dá o primeiro passo para ter uma aposentadoria tranquila? Deixo aqui algumas dicas para você.
Anúncios


aposentadoria aplicação e investimento
Fonte: Google

Algumas pessoas não estão preocupadas com esse tipo de assunto, por estar muito longe da aposentadoria. O tempo passa, e muitas das vezes arrependimento de não ter planejado pode vir, aproveite o agora pois o tempo está a seu favor. Para obter uma aposentadoria tranquila no futuro vai depender do seu investimento hoje.

Antes de começar a investir você precisa organizar os seus gastos mensais para economizar. Comece evitando ao máximo os financiamentos e fazer compras à vista saindo do parcelado, fazendo os pagamentos à vista você obtém melhores descontos e não fica com débitos parcelados assim não perde dinheiro com os juros. Organize todas as suas despesas em planilhas para facilitar o controle de seus gastos.

Evite gasta com compras que não tem necessidades, policie-se esse tipo de coisa não pode mudar sua rotina, com tudo isso vai facilitar o controle de despesas e investimento. De acordo com sua estimativa de gastos inicie guardando uma parte de seus ganhos mensais para contribuir com sua poupança.

Estabeleça uma meta simples, de início apenas 10% de sua renda mensal. Mais você quer ir mais além, vamos estipular que os 10% é o valor mínimo apenas para iniciar a poupança assim que possível deve guarda mais. Torne essa pratica um hábito e estabeleça prazo para aumentar essa meta.

Agora que começou a poupar e organizou suas despesas mensais. Vamos fazer uma estimativa dos seus ganhos futuros. Vamos exemplar: você pretende trabalhar e poupar mais 35 anos, para depois se aposentar com seu salário atual de R$5.000,00.

Vamos considerar o rendimento mais 15% de imposto de rende e inflação atual você deve aplicar o valor de R$1.050,00 por mês, da renda fixa.

Outros meios de aplicar suas economias

Depois de todo esforço para poupar o dinheiro de nada vai adiantar deixar ele guardado no “porquinho”. A aposentadoria é um investimento, por isso você deve aplicar o dinheiro para transformá-lo em rendimentos e depois colher frutos na sua aposentadoria. Mais quais aplicações vão render melhor para a aposentadoria? Como escolher o melhor planejamento financeiro para investir?

Por se tratar de objetivos a longo prazo, expondo seu investimento a alguns riscos, se você não tem muito conhecimento no mercado financeiro para administrar o seu dinheiro você pode recorrer a planos previdenciários ou consultoria especializadas em investimentos. O importante é sempre aplicar suas economias em ativos que rendam mais que a inflação.

Ao investir em planos previdenciários você contribui mensalmente para o fundo administrado pela instituição financeiro ou seguradora. O valor de cada parcela mensal e definida em conjunto com o investidor, a seu critério, fazendo com que o investimento se adeque às suas necessidades. Também existe uma taxa anual e uma carência mínima por tempo de aplicação.

Estabilidade financeira na aposentadoria

aposentadoria aplicação estabilidade
Fonte: Google

Uma boa opção é investir em imóvel, assim que alcançar um grande volume de recursos para sua aposentadoria você deve considerar a possibilidade de comprar imóveis, com o objetivo de obter uma renda com os aluguéis. Esse tipo de investimento já se tornou uma tradição entre os brasileiros, ainda é um bom negócio mais não invista todos os recursos em imóveis.

A bolsa de valores tem diversas formas para se investir, para quem quer montar uma carteira sólida e diversificada. Entre as possibilidades é possível investir em ações, uma boa maneira de gerar uma renda passiva. Existe ações com grande potencial de valorização, comprando hoje e vender dentro de algum tempo assim obtendo o lucro.

Outra forma é comprar títulos públicos federal, o tesouro IPCA. Onde você está na prática emprestando seu dinheiro para o governo federal. É possível comprar títulos de longo prazo, que pode ser interessante para a aposentadoria. Uma das suas vantagens é ter o rendimento sempre acima da inflação, valorizando seu capital.

Finalmente uma aposentadoria tranquila

Como vimos existi várias formas para você alcançar a estabilidade financeira na aposentadoria, com essas informações você já pode compor sua carteira. Mas quando falamos em investimento tão importante como a aposentadoria, é fundamental pensar em diversificação.

Mesmo que contratempos aconteçam em algum investimento, você ainda terá rendimentos de outras aplicações assim garantindo uma aposentadoria tranquila. Aplicando seu capital e fazendo um bom planejamento financeiro sem deixar de avaliar os riscos, dessa forma vai garantir uma aposentadoria segura.

Dessa maneira e seguindo essas dicas você pode alcançar uma independência financeira na sua aposentadoria. De qualquer maneira é fundamental começar a se programar o quanto antes, para que no futuro você possa ter uma boa qualidade de vida.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Em seguida, retorne ao nosso blog e aproveite nosso conteúdo sobre o universo das finanças e investimentos. Esperamos por você! Memivi; melhorando a sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *